Ford Ranger Raptor: Para saltos e prestações sem preocupações

21/08/2018

Mais radical e mais veloz: a nova Ranger Raptor foi revelada pela Ford na feira de videojogos Gamescom, na Alemanha, e traduz aquela que é a visão da marca para uma pick-up de altas prestações.

Desenvolvida pela Ford Performance para os grandes entusiastas do todo-o-terreno, a primeira Ranger Raptor de sempre estará disponível para os clientes europeus amantes da aventura em meados de 2019, tirando partido de um motor 2.0 EcoBlue bi-turbo com 213 CV de potência e 500 Nm de binário em associação à nova caixa automática de 10 velocidades, que se estreou no Mustang.

Os componentes mecânicos, tanto motor, como caixa, foram sujeitos a intensos testes para certificar a sua resistência, incluindo o funcionamento contínuo, durante 200 horas, dos turbos de baixa e alta pressão até estes atingirem o ponto de incandescência. Os dois turbos funcionam em série nos regimes mais baixos do motor para melhorar o binário e a capacidade de resposta. Nos regimes mais elevados, o turbo maior, de baixa pressão, ajuda a desenvolver a potência máxima.

Esta Ranger radical conta ainda com o apoio de um inédito chassis Ford Performance totalmente otimizado para a condução agressiva em fora de estrada, com capacidade para chegar a todo o lado.

a carregar vídeo

Como refere Leo Roeks, Director da Ford Performance Europa, “podemos esquecer tudo o que pensávamos saber acerca de pick-ups. A nossa nova Ranger Raptor pertence a uma raça diferente: é um puro-sangue capaz de vencer o deserto em ritmo de corrida, e um todo-o-terreno radical para um estilo de vida activo, nas mais duras e exigentes condições de trabalho.”

Robustez máxima

Concebido para enfrentar a dureza das competições fora de estrada, o chassis exclusivo da
Ranger Raptor apresenta uma construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência para resistir aos sacrifícios impostos pelas corridas todo-o-terreno.

Igualmente inspirada na competição, a suspensão da Raptor foi especialmente concebida para enfrentar os terrenos mais duros a alta velocidade, dispondo de amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Amortecimento Ativo) capazes de garantir maiores forças de amortecimento em situações extremas de condução fora de estrada, bem como menores forças de amortecimento em condições de utilização mais moderadas. Com esta solução, consegue não só reagir aos terrenos mais duros e exigentes, mas também favorecer o conforto e a suavidade na condução em estrada.

Os amortecedores de elevado desempenho, com êmbolos de 46,6 mm, são complementados por braços de suspensão (triângulos) em alumínio, com torres de suspensão (amortecedores) salientes á frente e conjuntos integrados mola-amortecedor na suspensão traseira, que inclui também ligações Watt que atenuam substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento oscilante. A travagem está a cargo de discos ventilados à frente (332 mm de diâmetro x 32 mm de espessura) com pinças de êmbolos duplos, e discos ventilados atrás (332 mm por 24 mm).

Os pneus todo-o-terreno BF Goodrich 285/70 R17 foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, possuem paredes reforçadas, preparadas para os ambientes mais hostis, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em molhado, lama, areia e neve.

Nas palavras de Damien Ross, engenheiro-chefe do programa Ranger Raptor da Ford Motor
Company, “a Ranger Raptor tem a capacidade de estar à vontade nas condições mais difíceis fora de estrada, sem qualquer esforço, e, também proporcionar uma condução de luxo em estrada”.

A Ranger Raptor possui também proteções específicas por baixo da carroçaria para anular os efeitos de quaisquer objetos e/ou obstáculos em fora de estrada. Além da proteção normal do motor e caixa de transferência, a zona inferior conta com uma chapa em aço de alta resistência, com 2,3 mm de espessura.

Em termos estéticos, além do Azul Ford Performance, com contrastes em Cinzento Dyno, esta pick-up conta ainda com uma nova grelha dianteira, inspirada na Ford F150 Raptor, além de faróis de xénon de alta intensidade. Adaptado às condições de utilização no deserto, por exemplo, o para-choques dianteiro integra também novas luzes de nevoeiro em LED e condutas de admissão de ar, tipo cortina e 100% funcionais,
para melhorar o fluxo aerodinâmico em torno da carroçaria.

Além de vistosos, os guarda-lamas dianteiros alargados e em material compósito, foram
concebidos para suportar, e minimizar, os danos causados pela utilização fora de estrada, bem como permitir mais curso da suspensão e pneus maiores. Os degraus laterais foram
concebidos especificamente para evitar que a projeção de pedras atinjam a zona traseira da pick-up, e dispõe de pontos para drenar areia, lama e neve.

 

No interior, nota para os bancos almofadados especificamente desenhados para conferir apoio a alta velocidade fora de estrada, com almofadado duplo para maior conforto e materiais tipo camurça para melhorar o suporte do corpo. As costuras a azul e os apontamentos em cabedal rematam a decoração interior. As patilhas no volante, em magnésio e inspiradas na competição, complementam o visual desportivo a par do volante revestido a cabedal perfurado.

Para quem quiser experimentar as sensações desta pick-up mais extrema, mas não tenha possibilidade de a conduzir no mundo real, a Ford e a Microsoft revelaram que a nova Ranger Raptor estará presente no novo jogo de vídeo Forza Horizon 4, no final do ano, proporcionando a um número ainda maior de entusiastas a possibilidade experienciar as capacidades inigualáveis da pick-up.

Modos de condução

Outra tecnologia disponível nesta Ranger é o sistema de modos de condução Terrain Management System, que lhe permite enfrentar um vasto leque de superfícies e cenários de condução. Os modos de condução compreendem.

Além do modo Normal (que dá prioridade ao conforto, economia de combustível e facilidade de condução), existem ainda os modos Sport (maior rapidez nas respostas para uma condução mais dinâmica em estrada), Relva/Cascalho/Neve (Grass/Gravel/Snow), Lama/Areia (Mud/Sand, que ajusta a resposta do veículo para otimizar a tracção e o impulso em superfícies altamente deformáveis, como areia e lama), Pedra (especificamente para pisos lentos e pedregosos, onde é fundamental contar com um controlo suave) e, por último, o modo Baja (ajusta a resposta para a performance de condução fora de estrada a alta velocidade, tal como fazem os pilotos no famoso Baja Desert Rally).

Ao apresentar a nova Ford Ranger Raptor no Gamescom – o maior evento do seu género na Europa – a Ford tornou-se no primeiro construtor a lançar um novo veículo no evento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.