A Ford anunciou que pretende converter-se numa marca totalmente elétrica na Europa até meados desta década. Assim, em 2026, a marca americana compromete-se a ter a totalidade da sua gama de modelos de passageiros no Velho Continente com motorizações 100% elétricas ou híbrida plug-in, dando mais um passo para a mobilidade verde. Ao mesmo tempo, assegura a sua intenção de crescer substancialmente na eletrificação da área dos veículos comerciais.

Se até 2026 todos os modelos serão eletrificados de alguma forma, em 2030 a Ford pretende ter uma gama exclusivamente elétrica. De forma similar, toda a gama de veículos comerciais da Ford terá, já em 2024, uma capacidade de emissões zero, com recurso a motores 100% elétricos ou híbridos plug-in. Em 2030, dois terços das suas vendas de veículos comerciais deverão ser de veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in.

Este anúncio surge no seguimento da notícia do regresso da Ford à rentabilidade na Europa, alcançada no quarto trimestre de 2020, e de um grande investimento no domínio da eletrificação. A Ford anunciou que está a investir a nível global, e até 2025, pelo menos 22 mil milhões de dólares em eletrificação, quase o dobro do valor previamente alocado aos veículos elétricos.

Investimento de mil milhões de dólares na fábrica de Colónia

A complementar o anúncio de conversão 100% elétrica, a Ford anunciou ainda que irá investir mil milhões de dólares na modernização da fábrica de Colónia, na Alemanha, um dos maiores centros de produção na Europa e sede estrutural da Ford Europa. O investimento vai transformar as operações atuais de produção de veículos no novo Ford Cologne Electrification Center para a produção de veículos elétricos, as primeiras instalações deste género da Ford na Europa.

A Ford confirmou ainda que o primeiro veículo elétrico de passageiros, de produção em massa na Europa e destinado a clientes europeus, será fabricado nestas novas instalações a partir de 2023, estando em aberto a possibilidade de também vir a ser produzido em Colónia um segundo modelo totalmente elétrico.

Regresso aos números ‘verdes’

No centro da transformação das operações da Ford na Europa durante os últimos dois anos esteve uma evolução positiva de mil milhões de dólares em custos estruturais, as compensações de mercados de baixo desempenho, a criação de uma linha de veículos pensada para os três grupos de negócio e orientados para os clientes, as parcerias para impulsionar o crescimento e os níveis superiores de rentabilidade transversal a todo o negócio.

“Reestruturámos com sucesso o nosso negócio e regressámos à rentabilidade no quarto trimestre de 2020. Agora, aceleramos em direção a um futuro totalmente elétrico na Europa com a proposta de novos veículos e uma experiência de cliente de classe mundial”, disse Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “Este ano, esperamos continuar com esta dinâmica forte na Europa e manter-nos focados em conseguir o objetivo de alcançar uma margem EBIT de 6% como parte do plano de transformação da companhia para as suas operações automóveis a nível global”, completou.

No mercado dos veículos comerciais, fundamental para as operações da Ford na Europa, a marca da oval voltou a ser líder de mercado em 2020, o que conseguiu pelo sexto ano consecutivo, mas também aqui o objetivo é acelerar a eletrificação, tirando partido de novos produtos, da aliança estratégica da Ford com a Volkswagen e da sua joint-venture Ford Otosan, que tem permitido reduzir os custos de desenvolvimento e de aquisição de veículos. A impulsionar o crescimento do negócio dos veículos comerciais estará um ecossistema construído em redor de serviços conectados, desenvolvidos em conjunto com os clientes e pensados para melhorar as suas experiências e ajudar os seus negócios a prosperar.

Entre estes serviços encontram-se, por exemplo, gestores de tempo de atividade e produtividade, como a FordPass Pro para frotas com um máximo de cinco veículos, e o lançamento da Ford Fleet Management, solução criada no ano passado pela Ford e pela ALD Automotive com o objetivo de maximizar a produtividade dos clientes frotistas.

O mais recente anúncio de parceria entre a Ford e a Google, com a criação de uma equipa conjunta, a Team Upshift, para a criação de oportunidades disruptivas baseadas no tratamento de informação, também se insere no esforço de criação de mais-valias para os clientes da marca, não só na área dos modelos de passageiros, mas também na dos comerciais.

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