A BMW prepara o lançamento para breve de nova geração do Série 7 e uma das certezas é de que esta sua futura berlina terá versão 100% elétrica e uma variante híbrida Plug-in de ligar à tomada.

A informação foi já confirmada pelo Presidente do Conselho de Administração, Oliver Zipse, estabelecendo que todas as versões do novo Série 7 – gasolina, Diesel, híbrido Plug-in e elétrica – serão baseadas na mesma plataforma, conseguindo assim melhorar a produtividade e adaptar a oferta à procura de cada versão com relativa simplicidade.

O novo Série 7 elétrico será o mais potente de toda a gama, de acordo ainda com Zipse, mas o responsável da marca alemã adianta que manterá algo muito importante para os seus clientes – a opção de escolha consoante as suas necessidades.

“A próxima geração do Série 7 estará disponível com quatro motorizações: gasolina, Diesel, híbrido Plug-in e totalmente elétrica. Todas as versões serão baseadas numa arquitetura única. E o Série 7 de topo, o mais potente será completamente elétrico”, revelou Zipse na conferência anual de resultados da marca, na qual ficou também expressa a ideia de que o lucro esperado em 2020 será abaixo do inicialmente previsto devido à pandemia de coronavírus.

Regressando ao Série 7 de nova geração, o modelo deverá estrear também novos sistemas tecnológicos de assistência à condução e de conectividade, para se tentar estabelecer como uma das referências no segmento face à presença dos Audi A8 e Mercedes-Benz Classe S. O Série 7 elétrico – potencialmente denominado i7 – poderá ser lançado com duas versões, de acordo com algumas informações lançadas pelos meios de comunicação alemães, a mais potente das quais com uma potência superior a 650 CV e autonomia em redor dos 700 quilómetros com uma bateria de 120 kWh.

Concept i4 próximo da versão final

Acompanhado no palco pelo BMW i4 Concept, apresentado oficialmente no Salão de Genebra ‘virtual’, Zipse confirmou também que a versão de produção será bastante semelhante em termos de visual, esperando-se o seu lançamento no mercado no próximo ano.

“Estamos a colocar a e-mobilidade bem no coração da marca BMW. o i4 é a e-mobilidade sem compromissos: com uma autonomia de até 600 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP e até 530 CV de potência, é um verdadeiro BMW. O i4 será produzido na nossa fábrica principal em Munique”, adiantou. Esse modelo, disse ainda, será produzido na mesma linha de montagem do Série 4 Gran Coupé com motores convencionais.