Além de estarem dotadas com uma imagem mais agressiva, as novas Transit Trail e Transit Custom Trail foram concebidas especificamente para operar em ambientes de trabalho mais difíceis, dispondo de tração otimizada graças à adoção de um novo diferencial de deslizamento limitado mecânico (mLSD) nas versões Transit e Transit Custom de tração dianteira e de tração integral inteligente (AWD) no modelo Transit.
Evoluções exteriores e interiores exclusivas dotam as versões Transit Trail e Transit Custom Trail de maiores argumentos, agora preparadas para proporcionar maiores competências em condições de utilização difíceis. Já as novas variantes Active de Tourneo Custom apoiam os estilos de vida ativos de clientes particulares e profissionais, oferecendo proteções adicionais na carroçaria e a opção de um diferencial autoblocante mecânico (mLSD) para garantia da melhor tração em superfícies soltas, escorregadias ou macias. Um exterior com inspiração SUV reforça o apelo visual, além de aumentar a versatilidade e facilidade de utilização fora do alcatrão.
As versões Trail apresentam protecções adicionais, em preto, na parte inferior dos para-choques dianteiro, traseiros e nos painéis laterais da carroçaria. O lettering “Ford” sobredimensionado na grelha em preto baço é complementado por jantes de liga leve exclusivas de 16 polegadas e logótipos “Trail” nas portas dianteiras. As versões Transit Trail e Transit Custom Trail estão equipadas de série com um diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante ‘mLSD’, sendo que a Transit Trail está disponível com um sistema de tracção integral inteligente (AWD) que lhe permite progredir eficazmente em terrenos difíceis e com condições meteorológicas adversas.
Desenvolvido conjuntamente com a Quaife, especializada em tecnologias de tracção, o diferencial de deslizamento limitado mecânico “mLSD”, transfere automaticamente o binário do motor, em condições de baixa aderência, para a roda com mais tracção. O controlo de estabilidade foi também reprogramado em harmonia com o sistema mLSD.
A tecnologia AWD da versão Transit Trail conta também com o apoio dos Modos de Condução “Slippery” (piso escorregadio) e “Mud/Rut” (lama/sulcos), facilmente acionados através do comando Modo de Condução (Drive Mode) no tablier. Possui ainda modo “AWD Lock” (bloqueio da tracção integral) para repartição do binário em 50:50 entre os dois eixos em superfícies de muito baixa aderência. O sistema não compromete o volume de carga ou as dimensões da versão Transit Trail, em comparação com as versões homólogas de tração traseira.As versões Trail também beneficiam de interiores específicos e melhorados, com bancos em couro de série, bem como o ar condicionado e para-brisas aquecido Quickclear que facilita o rápido desembaciamento em condições de muito frio.
A versão Transit Custom Trail está disponível em diversos formatos de carroçaria com pesos brutos entre 3000 e 3400 kg, incluindo furgão de mercadorias, e kombi, bem como duas opções de distância entre-eixos. Já a versão Transit Trail oferece múltiplos tipos de carroçaria e de distância entre-eixos na categoria de 3500 kg: furgão de mercadorias, kombi, chassis-cabine simples.
Todas as versões Transit Trail e Transit Custom Trail são animadas pelo moderno motor Diesel Ford EcoBlue de 2.0 litros, com potências de 130 CV. Além disso, as versões Transit Custom Trail oferecem as vantagens de baixo consumo dos propulsores eletrificados, recorrendo aos propulsores Ford EcoBlue Hybrid de 2.0 litros com potências de 130 CV. A tecnologia mild hybrid de 48 V recupera a energia durante a desaceleração, armazenando-a numa bateria de 48 V, utilizando essa energia para baixar os consumos de combustível.
Active: versatilidade para a vida ao ar livre
As versões Active distinguem-se pelo estilo exterior de inspiração SUV, incluindo jantes de liga leve de 17 polegadas exclusivas, grelha com assinatura “Active”, proteções adicionais nos guarda-lamas, painéis laterais da carroçaria, para-choques traseiros e capas dos retrovisores, barras de tejadilho de série e, por fim, logótipos “Active” laterais, em ambos os guarda-lamas. Para os utilizadores que necessitam de uma maior performance em situações de condução mais difíceis, as versões Transit Custom Active e Tourneo Custom Active podem também podem ser equipadas com o sistema de autoblocante mecânico mLSD.
Todas as versões Active beneficiam de especificações interiores únicas, com bancos exclusivos parcialmente revestido em couro, e acabamentos em azul no painel de instrumentos na versão Tourneo Custom Active. Os bancos flexíveis podem ser movidos para dar mais espaço aos passageiros ou aumentar o espaço da bagageira, havendo ainda a possibilidade de serem virados para trás, para criar uma configuração de bancos de reunião, ou totalmente removidos, gerando maior espaço de bagagem. Os pontos de fixação dos bancos podem ser utilizados para montar calhas para transporte de bicicletas, em maior segurança.
As versões Active estão disponíveis com motores com potências de 185 CV. Em toda a gama estão disponíveis caixas de velocidades automáticas e manuais, com o sistema mLSD opcional nos veículos com caixa manual.
A Tourneo Custom Active pode ser adquirida nas configurações SWB (chassis curto) e LWB (chassis longo), com lotação máxima de oito pessoas, incluindo o condutor
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.