Para apimentar um pouco mais a sua gama de executivos Premium, a Audi lançará neste verão uma motorização V6 TDI para os S6 Limousine e Avant e para o S7 Sportback, fornecendo assim uma proposta mais dinâmica que também recorre a um mais eficiente turbocompressor elétrico associado a um sistema elétrico primário de 48 V, por um lado melhorando as respostas e, por outro, incrementando a eficiência de condução.
Este motor V6 TDI entrega 350 CV de potência e 700 Nm de binário entre as 2500 e as 3100 rpm, com a entrega da potência a fazer-se por intermédio de uma caixa de velocidades automática de oito velocidades tiptronic e de sistema de tração integral quattro.
A gama S para dos Audi S6 e S7 Sportback também conta com eficiência elevada graças ao sistema mild hybrid de 48 V
O compressor elétrico tem por objetivo eliminar o atraso na resposta do turbo, conhecido como ‘turbo lag’, melhorando as respostas quando necessário, uma vez que leva menos de 250 milésimos de segundo a responder, conseguindo atingir uma velocidade máxima de 70.000 rpm. Graças a dupla sobrealimentação – existe ainda um turbo normal com funcionamento através dos gases de escape –, os modelos S conseguem atingir um valor constante de 700 Nm entre as 2500 e as 3100 rpm.
A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 5,0 segundos no caso do S6 Limousine, com os S6 Avant e S7 Sportback a demorarem um décimo de segundo mais. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.
Também eficientePor outro lado, graças ao sistema elétrico de 48 V, estes modelos podem ser conduzidos em modo ‘roda-livre’ durante até 40 segundos. Este sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) melhora a eficiência geral e permite que o sistema Start/Stop entre em ação a partir dos 22 km/h e durante um período máximo de 40 segundos, poupando até 0,4 litros em condições reais graças ao motor de combustão desligado.
O sistema conta com um motor-gerador de correia (BAS) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 10 Ah (posicionada sob a bagageira), podendo recuperar até 8kW de energia em desaceleração ou travagem. Quando o condutor pressiona o acelerador, o motor-gerador liga de imediato o motor de combustão.
Quanto a consumos e emissões de CO2, o S6 Limousine tem um consumo médio variável entre os 6,2 e os 6,3 l/100 km para emissões de 164-165 g/km, enquanto o S6 Avant tem valores de 6,5 l/100 km e 171 g/km. Por fim, o S7 Sportback tem um consumo médio anunciado de 6,5 l/100 km e emissões de 170 g/km de CO2. Estes valores são NEDC correlacionados para WLTP.
No lado dinâmico, os modelos contam com suspensão desportiva S sport com controlo de amortecimento, direção às quatro rodas e, opcionalmente, discos de travão em material carbocerâmico. A suspensão desportiva S foi desenvolvida especificamente para estes modelos, com controlo de amortecimento de série. Rebaixa a altura ao solo em 20 mm nos S6 e em 10 mm no S7 Sportback.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
