A ideia de um Toyota Yaris com mais de 260 CV pode parecer quase ilógica, mas foi exatamente isso que a marca japonesa, numa parceria entre a divisão desportiva Gazoo Racing e a equipa de rali Tommi Mäkinen Racing, desenvolveu, honrando os seus desempenhos no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

Apresentado no Salão de Tóquio, o novo GR Yaris irá assumir o seu lugar no topo da nova geração do utilitário nipónico, cuja chegada ao mercado nacional está prevista em meados de 2020. No caso do modelo neste artigo, o GR Yaris (segundo integrante da gama Gazoo Racing após o GR Supra), a inspiração está claramente no carro de competição que a Toyota e a Tommi Mäkinen Racing desenvolveram para participar no Mundial de Ralis (WRC), na qual arrebatou o título de pilotos com Ott Tanak. Num propósito importante, este Yaris radical serviu também como versão de homologação para o desenvolvimento do Yaris de nova geração para o WRC. Aliás, este é o primeiro modelo genuinamente desenvolvido como veículo de homologação para o WRC desde o final da produção do Celica GT-Four, em 1999.

“Enquanto o novo GR Supra é um desportivo desenvolvido através da competição em pista, o GR Yaris foi concebido através da nossa participação nos ralis – algo que muitos dos nossos adeptos esperavam há muito”, salientou o Presidente da Gazoo Racing, Shigeki Tomoyama, ao apresentar o novo veículo em Tóquio.

Cada detalha deste novo carro foi pensado para cumprir uma função de dinamismo, destacando-se a nova plataforma e motor, nova suspensão, a construção de baixo peso, aerodinâmica cuidada e um novo sistema de tração integral permanente GR-Four para um peso total 1280 kg (sem condutor).

Forjado nos ralis

O desenvolvimento do lado aerodinâmico, bem como a distribuição de peso e a ligeireza do veículo, foram muito trabalhadas pelos designers e engenheiros da Tommi Mäkinen Racing, destacando-se elementos como o tejadilho mais baixo em 91 mm, o recuo do motor 1.6 turbo para baixar o centro de gravidade e a colocação da bateria na bagageira para melhor distribuição do peso. A carroçaria de três portas é concebida em materiais ligeiros que incluem fibra de carbono e alumínio, com a plataforma de nova geração e elevada rigidez a permitir também melhorar o aspeto da estabilidade geral. Particularidade da plataforma é a combinação da secção dianteira da nova GA-B para os compactos com a GA-C para os carros de maiores dimensões, resultando em algo único e inédito na Toyota.

O eixo traseiro ganhou volume com um alargamento evidente das vias, tirando ainda partido de suspensão de triângulo duplo atrás. A equipa também concebeu reforços estruturais para colocar nos membros da suspensão para ajudar às suas prestações, que foram colocadas à prova durante o desenvolvimento por pilotos de ralis e de competição de circuito. Visualmente, destaque ainda para as portas sem molduras e para as jantes de 18 polegadas.

Motor estrela da companhia

No entanto, a estrela da companhia acaba por ser o novo motor 1.6 de três cilindros sobrealimentado que beneficia diretamente com os ensinamentos da competição, incluindo arrefecimento de pistões com recurso a multi-jatos de óleo e escapes de grandes dimensões, debitando um total de 261 CV de potência e 360 Nm de binário. A caixa é manual de seis velocidades, desenvolvida para lidar com maiores valores de binário.

Com uma relação peso-potência de 4,9 kg/CV, o seu compromisso com prestações fora do usual é notório: acelera dos zero aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 230 km/h.

Para garantir que a potência é colocada no asfalto de forma eficaz, a Toyota desenvolveu um novo sistema de tração integral permanente GR-Four, otimizada para entregar potência a cada roda, sendo também simples e compacto. A distribuição do binário entre os dois eixos é controlada por meio de um acoplamento de atuação rápida, embora um Pack Circuito opcional inclua dois diferenciais autoblocantes Torsen para gerir a entrega entre o lado esquerdo e o direito.

Pack Circuito reforça exclusividade

Pensado para oferecer uma maior exclusividade e eficácia na condução, o Pack Circuito compreende um diferencial autoblocante na dianteira e na traseira, suspensão de competição e jantes forjadas de 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4s 225/40R18.

A marca explica que o sistema utiliza rácios de velocidade ligeiramente diferentes para os eixos dianteiro e traseiro, podendo variar o binário de 100:0 (tração dianteira total) ou 0:100 (tração traseira total), com a Toyota a dizer que este sistema permite assim vantagem na gestão da potência face a um diferencial central. Há ainda um comando 4WD que permite ao condutor escolher a variação de distribuição entre os dois eixos: no modo base, a distribuição é de 60:40, no modo Sport já tende para a traseira, com distribuição 30:70 e no modo Track é equitativa 50:50 para rapidez e eficácia.

O sistema de travagem foi amplamente melhorado e dispõe agora de discos ranhurados de 356 mm na frente, com alta resistência à fadiga.

Previsto para chegar aos mercados na segunda metade de 2020, o novo GR Yaris será produzido na fábrica de Motomachi, que também conta com uma nova divisão para estes carros desportivos.

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