A Hennessey, fabricante de hiperdesportivos exclusivos sediada no Texas, Estados Unidos da América, apresentou o seu mais recente projeto, o Venom F5 Revolution Roadster de 1817 CV, pensado para desfrutar da pista também a céu aberto. Como ‘brinde’ de lançamento, revelou uma série especial de cinco unidades com carroçaria em fibra de carbono exposta.

Este modelo segue as pisadas do Venom F5 Roadster revelado no ano passado e do Venom F5 Revolution Coupe exclusivo para pista, misturando as melhores características destes dois últimos – a possibilidade de conduzir a ‘céu aberto’ e as potencialidades de utilização para pista.

O Venom F5 Revolution Roadster foi extensivamente modificado face ao Coupe, recebendo alterações para uma maior rigidez e para manter também a sua agilidade, enquanto a aerodinâmica também foi um foco muito importante do desenvolvimento – nomeadamente, com a inclusão de splitters de maiores dimensões e de uma asa traseira distinta. Além disso, a suspensão foi trabalhada, juntando-se também novas jantes e a possibilidade de contar com um sistema de telemetria digital para gravar todas as incidências em pista.

O Revolution Roadster mantém também uma tomada de ar central semelhante à do Coupe, que assegura as quantidades ideais de ar fresco para o motor V8 ‘Fury’ bi-turbo de 6.6 litros com uma potência total de 1817 CV (que se pode ver através do óculo traseiro em vidro reforçado). Esse vidro, quatro vezes mais resistente do que o vidro comum, está encapsulado dentro de uma cobertura de motor amovível em fibra de carbono com buracos pensados para a extração de calor.

Diferenciando-o do Coupe, o tejadilho do Venom F5 Revolution Roadster foi desenvolvido com um painel amovível feito a partir de fibra de carbono, sendo forrado, no interior, por Alcantara. O painel, com um peso de apenas 8 kg, é mantido no lugar por quatro parafusos de aperto rápido e um par de trincos de alta resistência para suportar as capacidades dinâmicas deste Venom, de qual apenas 12 unidades serão produzidas com um preço de três milhões de dólares – todas já vendidas.

A estreia do Venom F5 Revolution Roadster na Semana Automóvel de Monterey, a partir de 12 de agosto, será assinalada com cinco unidades de produção limitada com carroçaria em carbono exposto. Cada um destes exemplares foi comissionado de forma particular e conta com uma camada de verniz protetor para assegurar a durabilidade do material compósito exposto, ao passo que uma tinta opaca oferece um contraste visual.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.