A HiPhi, start-up automóvel dedicada aos automóveis elétricos, revelou o seu novo hiperdesportivo de luxo, o HiPhi A, que terá 1305 CV de potência e que será capaz de atingir uma velocidade de ponta próxima dos 360 km/h. Este desportivo resulta da parceria entre a HiPhi e a WESAIL New Energy Automotive, além de beneficiar ainda de conhecimentos da Universidade Tecnológica de Xangai (ShanghaiTech University).

Trata-se do primeiro modelo automóvel da HiPhi resultante de uma estratégia de colaboração entre diversas entidades, sendo descrito como o hipercarro para a nova geração de entusiastas da velocidade e do desempenho de ponta. Com revelação oficial prevista para o Salão de Guangzhou, que começa a 17 de novembro, este HiPhi A deverá ser produzido em números limitados a partir de 2025, com tecnologia motriz (baterias e tecnologia de motor) provenientes da HiPhi e elementos estéticos de hipercarros fornecidos pela WESAIL New Energy Automotive.

Efetivamente, é apresentado como um modelo de ponta em termos técnicos e tecnológicos, com recurso a elementos como o titânio de padrões aeronáuticos (TC4) no interior e no exterior, além de contar também com ligas de alumínio, nano-cerâmica e outros materiais de excelência na conceção do chassis. A HiPhi vai colaborar com a ShanghaiTech para o desenvolvimento e produção em pequena escala destes materiais estruturais, bem como de outros processos de produção aditiva (impressão 3D) para maior eficiência de custos e de produção.

Já o estilo é bastante arrojado, com acabamento matizado da pintura, que alterna na carroçaria com a fibra de carbono exposta. Nota para secções dianteira e traseira bastante amplas, para incrementar a eficiência aerodinâmica, ao passo que no interior beneficia de ambiente luxuoso e espaço para quatro ocupantes, não faltando detalhes digitais de nova geração.

Na vertente motriz, o A será o primeiro automóvel da marca a dispor de motores e bateria inteiramente desenvolvidos internamente, com base numa arquitetura elétrica de 800 V. Conta com um motor elétrico na dianteira e dois atrás, para assim oferecer tração integral e uma potência máxima de 1305 CV, graças a desenho dos rotores do motor elétrico em fibra de carbono, entre outros pormenores que visam melhorar o desempenho e a resistência, além de permitir uma redução de peso. Com aceleração dos zero aos 100 km/h prevista em menos de dois segundos e velocidade de ponta até 360 km/h, o HiPhi A promete emoções fortes.

Outras tecnologias avançadas de controlo de chassis incluem o eixo traseiro direcional, o amortecimento contínuo variável, bem como uma distribuição de peso entre os dois eixos de quase 50/50. O sistema de vetorização de binário também estará presente para melhorar o comportamento em curva e a entrega da potência, bem como o desempenho do sistema de travagem.

A HiPhi promete mais detalhes deste hiperdesportivo para breve.

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