/Histórico Lada Niva vai mudar radicalmente

Histórico Lada Niva vai mudar radicalmente

Um dos modelos mais robustos do mercado automóvel mundial, o Lada Niva, vai sofrer uma transformação radical ao abrigo do mais recente programa estratégico do Grupo Renault, que irá colocar a Lada numa posição análoga à da Dacia, procurando também chegar a novos segmentos de mercado.

Robusto, simples e fiável, o Lada Niva Legend é um dos exemplos da produção da era soviética que chegou aos dias de hoje, mesmo que já com alguns melhoramentos. Agora, a divisão AvtoVAZ prepara uma reformulação do Niva, adequando-o aos novos tempos, um pouco como a Land Rover fez com o Defender, que é hoje um modelo diferente do que era originalmente.

Assim, o novo Niva chegará em 2024 (com o Vision da imagem de destaque a mostrar um pouco do que será), afirmando-se como uma data importante para aquele que é um dos modelos mais carismáticos do mercado russo, com a Lada a procurar também melhorar os seus padrões de eficácia de produção e os métodos de operação, apesar de ser a marca líder no mercado automóvel russo, com mais de 20% de quota (os Granta e Vesta ocupam os dois primeiros lugares dos automóveis mais vendidos localmente).

Para a conceção do novo Niva, a Lada irá fortalecer o seu programa de sinergias com o Grupo Renault, em especial na Rússia, tirando partido da mais recente plataforma modular CMF-B para uma ambição global. A Lada contará com quatro novos modelos até 2025, incluindo já referido Niva e um novo modelo de segmento C-SUV naquele ano, procurando reforçar a quota no país.

O Niva Legend, a comemorar o seu 45o aniversário, terá uma próxima geração com dois tamanhos de carroçaria – compacto e médio – com recurso à plataforma CMF-B, o que permitirá à Lada aventurar-se por novos mercados. Aventurar-se parece ser o termo correto para quem aprecia o Lada Niva, que é apelidado pelo Grupo Renault como o equivalente ao canivete suíço, capaz de enfrentar todas as situações, mesmo as mais severas.