A Honda confirmou o que já se sabia: o novo HR-V apenas estará disponível no mercado europeu com motorização híbrida, confiando uma vez mais na solução e:HEV que já se encontra nos CR-V e Jazz e que no futuro chegará também com o novo Civic.

O novo SUV híbrido estará à venda no final deste ano, sucedendo ao atual modelo com um visual mais evoluído e moderno. O sistema e:HEV produz um total de 96 kW (131 CV) de potência e 253 Nm de binário, com vista a números de eficiência bastante interessantes: 5,4 l/100 km de consumo médio em ciclo WLTP e emissões de CO2 de 122 g/km. A aceleração dos zero aos 100 km/h irá cumprir-se em 10,6 segundos.

O sistema e:HEV assenta num esquema de três motores com foco na eficiência e na competência elétrica no quotidiano. O motor térmico é um 1.5 i-VTEC de ciclo Atkinson, estando associado a mais dois motores elétricos bastante compactos e a uma bateria de iões de lítio também bastante compacta. Há ainda uma caixa de velocidades de relação fixa que pode ser desacoplada para incrementar a eficiência.

A marca garante que foram feitas pequenas revisões ao motor de combustão para um aumento de binário, havendo também uma melhoria na bateria, mais concretamente com uma revisão no número de células, que passaram de 48 para 60 para lidar com a maior dimensão do HR-V. Ainda assim, o espaço interior não será comprometido com esse aumento de capacidade da bateria. Outras alterações incidiram na redução do rácio de mudança entre o motor elétrico e as rodas, assim melhorando a aceleração do SUV.

O sistema de gestão eletrónica irá gerir o melhor modo de condução para cada momento, alternando entre os modos elétrico (Electric Drive), híbrido (Hybrid Drive) e de motor de combustão (Engine Drive). Este último é privilegiado em autoestrada, por exemplo, onde é considerado como o mais eficiente. Em caso de necessidade de ultrapassagem, o modo híbrido ativa-se para um aumento pontual de potência fornecido pelo sistema elétrico. Em modo híbrido, além disso, a energia gerada pelo motor de combustão pode ser desviada para a bateria.

A Honda disponibiliza ainda um modo ‘Sport’ para maior desportividade, enquanto o modo ‘Econ’ aponta para maior eficiência, ajustando o sistema de ar condicionado e a resposta do acelerador. No modo ‘Normal’, o sistema privilegia um equilíbrio mais natural entre todos os motores. Um outro modo, denominado ‘B’, consegue incrementar o poder de regeneração nas travagens.

 

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