O Grupo Hyundai pretende assumir-se como uma força dominante em matéria de automóveis elétricos, apresentando agora uma nova Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), sobre a qual irá assentar a próxima geração de veículos elétricos do Hyundai Motor Group.

A partir de 2021, a E-GMP irá sustentar uma gama dedicada aos novos elétricos (BEV), incluindo o IONIQ 5, além de uma série de outros modelos, apresentando uma série de vantagens, de acordo com o construtor sul-coreano, que aponta a maior flexibilidade de desenvolvimento, performances de condução mais potentes, reforço da autonomia, melhoria da segurança e mais espaço interior para passageiros e bagagens.

“Hoje em dia, os nossos elétricos da Hyundai com tração dianteira já estão entre os mais eficientes nos seus segmentos”, salientou Albert Biermann, Presidente e Diretor da Divisão I&D do Hyundai Motor Group. “Com a nossa tração traseira baseada na E-GMP, estamos a expandir a nossa liderança tecnológica para segmentos onde os clientes exigem uma excelente dinâmica de condução e uma eficiência excecional”, acrescentou.

A E-GMP reduz a complexidade através da modularidade e uniformização, permitindo um rápido e flexível desenvolvimento de produtos que podem ser utilizados na maior parte dos segmentos, como berlinas, SUV e crossovers. A marca aponta ainda a expansão para outros segmentos, com possibilidades de um automóvel de alta performance com aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos, podendo atingir um máximo de 260 km/h.

Concebida para performance, segurança e mais espaço

A E-GMP foi concebida para oferecer um melhor desempenho nas curvas e estabilidade de condução a alta velocidade. Isto deve-se à distribuição ideal de peso entre a dianteira e a traseira, num design que permite um reduzido centro de gravidade graças à montagem das baterias num centro de gravidade mais baixo e à adoção de motores elétricos, localizados no espaço que era anteriormente ocupado pelo motor de combustão.

Outras novidades incluem o sistema de suspensão traseira de cinco braços, tipicamente utilizado em segmentos médios e superiores, e o primeiro eixo motor integrado (IDA) do mundo produzido em massa, que combina os rolamentos das rodas com o eixo de transmissão para fornecer força motriz, para um aumento do conforto da experiência de condução e maior estabilidade.

A plataforma assegura ainda a segurança da bateria através de uma estrutura de suporte de baterias feita de aço de alta resistência. Componentes de aço estampado a quente rodeiam esta estrutura para obter uma rigidez adicional. Desta forma, em caso de colisão, a energia do impacto pode ser absorvida eficientemente, graças às secções da carroçaria e chassis preparadas para esse efeito, ligações de carga de energia efetiva e uma secção central da bateria firmemente ligada à carroçaria.

Adicionalmente, ao fortalecer a estrutura de apoio, localizada à frente do painel de instrumentos, os engenheiros foram capazes de minimizar a transmissão da energia da colisão para o sistema motriz e para a bateria. A distribuição da estrutura do Pilar A, previne ainda a deformação da célula do habitáculo.

A juntar a tudo isso, conta-se ainda a maximização do espaço interior graças à longa distância entre eixos. Com o conjunto de baterias montado sob o chão, a E-GMP fornece ao habitáculo um piso plano. O conjunto de baterias – montado entre o eixo dianteiro e traseiro – será o mais potente e denso sistema que o Hyundai Motor Group já criou. Isto deve-se muito ao reforço da performance de arrefecimento, resultado de uma nova estrutura de separada para refrigeração, que ajuda a que o conjunto de baterias seja mais compacto. Com uma densidade de potência melhorada em cerca de 10% quando comparada à tecnologia existente de baterias, o novo conjunto de baterias são mais ligeiras, podendo ser montado na parte inferior da carroçaria, libertando mais espaço para o habitáculo.

Sistema elétrico eficiente e de elevada potência

O novo sistema compacto de potência elétrica (PE) da E-GMP consiste num motor elétrico potente, com transmissão EV e inversor. Estas três componentes são integradas num só modulo compacto. Isto assegura uma performance potente ao aumentar a velocidade máxima até 70%, em comparação com motores já existentes. Este motor de alta velocidade é mais pequeno que os atuais, enquanto fornece um desempenho comparável e eficiência em espaço e peso.

Além disso, o sistema de bateria uniformizado pode ser adaptado para oferecer uma performance apropriada a um segmento específico, de modo a maximizar o conjunto, ou ir ao encontro das várias necessidades do cliente.

O motor elétrico é controlado pelo modulo de potência do inversor, que adota semicondutores de carboneto de silício (SiC). Este motor pode melhorar a eficiência do sistema em cerca de 2 a 3%, o que significa que o veículo pode percorrer distâncias 5% maiores com a mesma energia.

A E-GMP foi projetada para tração traseira. No entanto, os clientes poderão escolher entre as configurações de tração traseira e de tração integral, os modelos com a última opção recorrem a um motor elétrico adicional. O sistema de tração às quatro rodas inclui uma transmissão EV desconectada, que consegue controlar a ligação entre um motor adicional e as rodas da frente e alternar entre os modos de tração de duas rodas e de quatro rodas, de modo a melhorar a eficiência ao oferecer o nível ideal de potência e performance para as atuais condições de condução.

Carregamento múltiplo (800V e 400V) e bidirecional

A maioria dos veículos elétricos existentes e as infraestruturas de carregamento rápido oferecem um carregamento entre 50 kWh e 150 kWh, para veículos elétricos equipados com um sistema de 400V. No entanto, o desenvolvimento da infraestrutura de 800V, com um carregamento até 350 kWh, irá, gradualmente, permitir um carregamento ainda mais rápido.

Em linha com esta tendência, o Hyundai Motor Group, investiu na IONITY, uma empresa de carregamentos de alta potência, líder na Europa, como parceiro estratégico e acionista. A IONITY opera em 308 estações de carregamento de alta potência (HPC) – utilizando uma capacidade de carga superior a 350 kWh – ao longo das estradas dos países europeus. A companhia planeia aumentar este número para 400 estações HCP até 2022, incluindo 51 já em construção.

A E-GMP já oferece uma capacidade de carregamento de 800V e permite um carregamento de 400V, sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.

A autonomia estimada pode já superar os 500 quilómetros, enquanto o carregador múltiplo permite recuperar até 80% em apenas 18 minutos, com 100 quilómetros de autonomia restabelecidos em cerca de cinco minutos.

Ao contrário dos veículos elétricos anteriores, que apenas aceitavam um carregamento, o sistema de carregamento E-GMP é mais flexível. Desenvolvido pela Integrated Charging Control Unit (ICCU), representa uma evolução perante aos já existentes On-Board Chargers (OBC), que normalmente

apenas permitem que a eletricidade flua a partir de uma fonte externa numa única direção. A ICCU permite uma nova função para o veículo carregar (V2L), que também pode descarregar energia da bateria do veículo sem componentes adicionais. Isto permite que o veículo elétrico, baseado no E-GMP, opere outros sistemas elétricos (110/220V) em qualquer lado, incluindo até carregar outro veículo elétrico (até 3.5 kW).

Esta plataforma espelha o esforço adicional levado a cabo pela marca sul-coreana para assumir uma posição de destaque entre os elétricos. A marca planeia introduzir um total de 23 modelos eletrificados, incluindo 11 modelos 100% elétricos com o objetivo de vender mais de um milhão de veículos elétricos até 2025. Como parte da sua visão sobre os veículos elétricos, a Hyundai Motor Company, lançou a marca ‘IONIQ’ em agosto de 2020, que inclui três modelos de elétricos dedicados: os IONIQ 5, 6 e 7, a serem lançados até 2024. Esta aposta cobre, atualmente, vários segmentos de veículos.

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