A Hyundai revelou mais detalhes do seu novo IONIQ 6, definido como um ‘Electrified Streamliner’ com atributos aerodinâmicos muito cuidados inspirados nos automóveis do passado. A autonomia homologada para este modelo elétrico é superior a 610 quilómetros, possibilitando ainda carregamento múltiplo ultrarrápido de 400V/800V.

Marcante e na mesma linha retro-futurista do IONIQ 5, o novo IONIQ 6 pretende inspirar-se nas grandes berlinas do passado, recorrendo à Plataforma Modular Global Elétrica (EGMP) do Grupo Hyundai.

Com quase cinco metros de comprimento (4855 mm), o Electrified Streamliner dispõe de uma longa distância entre eixos de 2950 mm, apresentando ainda 1880 mm de largura e 1495 mm de altura. As jantes são de 18”, para uma pose mais dinâmica. De acordo com a marca, este grande elétrico possui aquele que pode ser o design mais aerodinâmico da Hyundai até à data, ao mesmo tempo que estreia elementos como o sistema de iluminação ambiente ‘Dual Color’, a iluminação sincrónica de velocidade, a sintonização de desempenho EV e o Electric Active Sound Design (e-ASD).

O interior foi especialmente desenvolvido para servir como um espaço confortável e personalizado. A iluminação ambiente Dual Color permite ao condutor personalizar o aspeto e a sensação do habitáculo, ao possibilitar uma seleção a partir de um espetro de 64 cores e seis temas pré-selecionados (‘healing forest’, ‘wonderful day’, ‘concentration’, ‘mind care’, ‘meditation’, ‘creative moment’). Já o modo ‘Speed Sync Lighting’ acrescenta emoção à experiência de condução ao alterar a luminosidade interior nos lugares da frente com base na velocidade do veículo.

Os bancos ‘Premium Relaxation Seats’ (opção disponível apenas em alguns mercados) na primeira fila promovem o lazer através do simples ajuste do ângulo do assento. Além disso, todos os assentos são especificamente fabricados para modelos totalmente elétricos, sendo aproximadamente 30% mais finos do que os dos modelos convencionais e proporcionando mais espaço para os passageiros.

O sistema de sintonização de desempenho ‘EV Performance Tune-up’ permite ao condutor ajustar livremente o esforço de mudança de direção, potência do motor e a sensibilidade do pedal do acelerador. O Hyundai IONIQ 6 inclui ainda a tecnologia e-ASD, que pretende tornar os elétricos mais emocionantes, envolvendo os passageiros no interior da viatura, já que a reprodução do som emula uma nave espacial na cabine e a textura de som é ajustada conforme o estado de condução do veículo.

Como grande centro de digitalização, o ecrã de infoentretenimento de 12” e o painel de instrumentos digital de 12” combinam-se para alojarem tecnologias avançadas para oferecer ao utilizador uma experiência digital melhorada que pode ser personalizada para ir ao encontro das suas necessidades. O ecrã panorâmico está adaptado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, estando também disponível um suporte multiconexão Bluetooth, pelo que dois dispositivos podem ser emparelhados ao mesmo tempo – um para chamadas e outro para transmissão de música.

Conta igualmente com um sistema de som Bose Premium composto por oito altifalantes, incluindo um subwoofer, colocados estrategicamente em todo o veículo para uma experiência auditiva de alta qualidade. O sistema de navegação vem com atualizações de Bluelink Infotainment/Map.

“O IONIQ 6 é o próximo passo na estratégia da Hyundai para acelerar a transição para a eletrificação e para se assumir numa posição de líder global em veículos elétricos”, explica Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company, acrescentando que este modelo “proporcionará uma experiência única e distinta aos condutores e passageiros, otimizada em todos os sentidos para redefinir a mobilidade elétrica”.

Dezoito minutos para recarregar dos dez aos 80%

O Hyundai IONIQ 6 está disponível com uma bateria de longo alcance de 77.4 kWh acoplada a um motor elétrico, oferecendo assim tração traseira. A arquitetura da plataforma E-GMP suporta infraestruturas de carregamento de 400V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais, e 800V, o carregamento padrão. Com um carregador de 350 kW, o IONIQ 6 chega dos dez aos 80% em apenas 18 minutos.

Tal como no IONIQ 5, este modelo oferece uma função ‘vehicle-to-load’ (V2L) que permite aos clientes carregar quaisquer dispositivos elétricos – ideal para alimentar outros equipamentos durante uma falha de energia, num acampamento ou outras atividades ao ar livre. Além da tomada exterior, existe uma segunda por baixo do banco de trás para carregar computadores portáteis, telefones e outros dispositivos.

Tecnologias de segurança

Tal como os demais modelos da marca, o IONIQ 6 vem equipado com uma série de tecnologias de segurança e de assistência à condução, incluídos no Hyundai SmartSense, de entre os quais se destaca o Assistente de Condução em Autoestrada 2 (HDA 2), que ajuda a manter o veículo a uma distância e velocidade definida do carro da frente quando se conduz numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na via, mesmo que se trate de uma curva.

Já o Cruise Control Inteligente tem uma funcionalidade semelhante, mas trata-se de uma tecnologia de condução semiautónoma que ajuda a manter a distância do veículo da frente e a conduzir a uma velocidade definida pelo condutor, de forma automática e replicando o estilo de condução do condutor. Quando o SCC está inativo, a funcionalidade estuda o estilo de condução do automobilista.

O Hyundai IONIQ 6 inclui ainda funções melhoradas de prevenção de colisão em cruzamento, mudança do sentido de via, assim como assistência de direção evasiva. Outras características de condução semiautónomas incluem o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), que ajusta a velocidade do veículo para corresponder ao limite de velocidade, e o Assistente de Máximos (HBA), que pode ajudar a ligar e desligar as luzes dos máximos durante a noite em caso de aproximação de veículos na faixa oposta.

Outra funcionalidade, a Monitorização do Ângulo Morto (BVM), exibe o vídeo da vista do ângulo morto para uma mudança de via segura. Ao ativar o sinal de mudança de direção, é exibido o vídeo da vista do ângulo morto para a direção indicada, sendo um sistema que já tem vindo a ser incorporado nalguns modelos recentes. Dispõe ainda de sistema de câmara 360º (SVM), que exibe imagens do espaço em torno do veículo para garantir um estacionamento seguro.

A grande maioria dos sistemas deste modelo poderá ser atualizada de forma remota, a partir de melhoramentos de software Over-the-Air (OTA), incidindo sobre parâmetros de segurança, condução autónoma, bateria e outras funcionalidades.

O Hyundai IONIQ 6 estará disponível em 12 cores exteriores, enquanto o interior poderá ser configurado com quatro cores à escolha: uma combinação de cinzento-escuro e claro, verde azeitona escuro com cinzento-claro, preto com castanho-claro e preto.

Este novo modelo da subgama IONIQ irá começar a ser produzido no terceiro trimestre de 2022, sendo a data de lançamento para o mercado anunciada posteriormente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.