O recém-lançado Tucson já conta com uma versão de aparência mais desportiva N Line, dando seguimento à estratégia de diversificação de aptidões dinâmicas da Hyundai. O Tucson N Line combina o design mais dinâmico sem perder de vista o conforto e a conectividade do mais recente SUV.

Tal como o modelo de base, lançado em Portugal este mês, o Tucson N Line sobressai pelas suas linhas progressivas e ângulos muito fortes, com a grelha paramétrica a ser o elemento de destaque na dianteira. No caso da variante N Line, esse elemento é reforçado com as ‘joias’ da grelha diferenciadas para reflexos mais elaborados dependendo do ângulo de observação. A grelha também incorpora a insígnia N Line, enquanto a parte inferior do para-choques é igualmente nova com outra entrada de ar inferior para um visual mais desportiva.

A aparência desportiva é replicada na secção traseira, com para-choques bastante largo e uma proteção inferior da carroçaria em cinzento, a que se junta um spoiler superior para maior eficácia aerodinâmica. Há ainda uma dupla saída de escape. Os espelhos retrovisores de estilo Phantom Black, pintados em preto, são outra especificidade do N Line.

Na lateral, o SUV mantém a imagem agressiva, com as proteções das rodas na mesma cor da carroçaria para uma aparência mais esguia. A carroçaria em dois tons (possível de combinar com cinco cores de carroçaria) sublinha essa mesma tónica desportiva, assim como as jantes de 19 polegadas de desenho especial. Os clientes podem, no entanto, escolher entre sete cores exteriores, sendo uma delas, a Shadow Grey, exclusiva para o Tucson N Line.

Detalhes interiores

A bordo também há novidades desportivas, como um pack de cor negra para reforçar um ambiente único. Os bancos desportivos específicos N Line acomodam bem os passageiros, com um misto de Alcantara e couro no revestimento, sublinhado pelos pespontos em vermelho para maior contraste, os quais podem ser encontrados também nos painéis das portas e encostos dos braços.

O volante desportivo N oferece um retoque desportivo mais firme, dispondo de logótipo ‘N’, com outros componentes especiais presentes na alavanca da caixa (no caso de caixa manual) ou na cobertura da patilha da caixa automática (shift-by-wire). O forro do tejadilho é também preto.

Técnica melhorada

O novo Tucson N Line foi desenvolvido especificamente para a Europa, com a possibilidade de contar com amortecimento seletivo (ECS) para maior flexibilidade de utilização. Esta tecnologia controla automática e continuamente a suspensão do veículo para alcançar a máxima precisão e conforto, tendo em conta as condições da condução como a velocidade, superfície do piso, curva, aceleração e necessidades de travagem.

Ao controlar a força de amortecimento em cada roda, o ECS reduz a inclinação da carroçaria, mas também os movimentos verticais e de afundamento da carroçaria. Os engenheiros do centro técnico europeu da Hyundai criaram parâmetros específicos com afinação dedicada para os Tucson com motores de 48V.

O objetivo foi conseguir um equilíbrio otimizado entre agilidade e conforto, conseguindo ao mesmo tempo oferecer um pouco mais de dinamismo por ação também do sistema ECS de controlo da suspensão e de um ajuste específico da suspensão. Essa particularidade é mais evidente no modo de condução ‘Sport’, para maior controlo dos acontecimentos em condução mais despachada.

A gama N Line está disponível com uma série de motorizações, com exceção da variante Diesel menos potente. Assim, a gama Tucson N Line poderá ser escolhida nas versões 1.6 CRDi 48V de 136 CV, 1.6 T-GDI de 150 CV, 1.6 T-GDI 48V de 180 ou 150 CV, Híbrido com motor 1.6 T-GDI de 230 CV e no Plug-in (a lançar no final do primeiro trimestre) de 265 CV, também com o bloco 1.6 T-GDI. Nem todas as variantes N Line estarão disponíveis de imediato, sendo preciso esperar até à primavera para que cheguem as versões a gasolina e Diesel, com o híbrido e PHEV esperados para o verão.

A nível de tecnologia, o novo Tucson N Line inclui a dupla de ecrãs de 10.25” para a instrumentação e para o sistema de infoentretenimento na consola central, com conectividade Bluelink, bem como uma vasta panóplia de assistentes de condução.

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