A Mazda ‘abre a porta’ a um eventual MX-5 eletrificado com a apresentação do concept Iconic SP no Salão de Mobilidade de Tóquio, no Japão, que introduz o conceito de motor elétrico com extensor de autonomia na forma de um motor de combustão. Mas não um qualquer – a marca recorre ao seu histórico motor Wankel (também conhecido por rotativo), num resultado muito semelhante ao do MX-30 R-EV.

Revelado em Tóquio, no mesmo certame em que destaca a importância do MX-5 para o seu legado, o Mazda Iconic SP Concept apresenta um conceito de sistema elétrico com motor Wankel de dois rotores que, alicerçando o aspeto de mobilidade com emissões zero, também pode ser alimentado a hidrogénio, entre outros combustíveis sintéticos.

Não passando de um protótipo nesta fase, o Iconic SP oferece uma potência combinada de 370 CV, com a possibilidade de também rolar em modo elétrico e de poder servir como ‘gerador’ a bateria para eventuais falhas de eletricidade em casa para mais de uma semana (dependendo da utilização). Os detalhes técnicos são mantidos em segredo, nomeadamente a capacidade da bateria e conjugação dos motores, mas o estilo, uma evolução do design atual da companhia de Hiroxima, está em foco.

Pintado em vermelho ‘Viola Red’, o Iconic SP evidencia linhas elegantes e simplistas, mas com dimensões compactas, com 4180 mm de comprimento, 1850 mm de largura, 1150 mm de altura e apenas 2590 mm de distância entre eixos, mantendo algumas características do roadster MX-5. O peso, por outro lado, eleva-se para os 1450 kg.

As portas com abertura em estilo ‘asas de gaivota’ são outros elementos distintivos deste protótipo, deixando ver um habitáculo que volta a ter lugares com bancos de estilo bacquet situados em posição bastante baixa. O minimalismo também dita leis, com bastante simplicidade a bordo, sendo até admissível alguma proximidade a um conceito de produção em série com um painel de instrumentos digital e ecrã central integrado no tablier.

“Amamos o MX-5 e o mundo ama o MX-5. Estamos determinados, na era da eletrificação, em manter a diversão de condução que o MX-5 representa e o Mazda Iconic SP, com a sua motorização elétrica com gerador de rotor duplo é a nossa solução de sonho”, referiu Masahiro Moro, Presidente e CEO da Mazda, acrescentando que “vão trabalhar arduamente para que seja lançado”.

Além deste modelo, o espaço da marca japonesa conta com diversos outros exemplares do MX-5 para contar a história deste popular desportivo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.