Com apresentação prevista para o dia 23 de fevereiro, o IONIQ 5 será o primeiro modelo da nova marca de elétricos da Hyundai. Com um visual mais limpo e formato compacto, este novo elétrico será igualmente o primeiro a utilizar a recém-apresentada Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP).

Uma das principais virtudes desta nova plataforma é a de integrar a bateria logo de raiz, o que permite libertar espaço no interior para um habitáculo mais confortável e acolhedor, permitindo ainda maior personalização com configurações flexíveis para acomodar confortavelmente tanto os passageiros como a carga.

Entre outros detalhes, o interior do novo IONIQ 5 conta ainda com materiais e tecidos sustentáveis, refletindo “o crescente interesse dos consumidores num transporte individual que garanta não só seu o bem-estar, mas que integre também componentes mais éticas e sustentáveis”, de acordo com a Hyundai. A inspiração é a de um ‘living space’, ou sala de estar.

“O IONIQ 5 é uma afirmação do design, que oferece um olhar otimista face ao que os consumidores podem esperar da nova era de veículos elétricos”, explica SangYup Lee, Vice-Presidente e Diretor do Hyundai Global Design Center, para quem a “longa distância entre eixos traduz-se numa nova dimensão de espaço”.

O piso plano permite que a consola central, transformada em ‘ilha universal’ (‘Universal Island’), deslize para a frente e para trás. Isto obrigou a repensar a consola central convencional e oferecer mais funções do que uma caixa de armazenamento central estática. O IONIQ 5 está equipado com bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente, com espessura reduzida em cerca de 30%, gerando mais espaço para os ocupantes sentados na segunda fila.

Interior sustentável

Ao longo do desenvolvimento deste novo modelo, a Hyundai debateu-se sobre o que os consumidores procuram quando estão a pensar em comprar um novo carro. Uma das necessidades mais claras foram soluções de mobilidade mais sustentáveis, com baixo impacto ambiental. Assim, optou-se por materiais ecológicos e sustentáveis: os assentos são revestidos em pele processada ecologicamente, que é tingida e tratada com extrato de óleo de linhaça.

Há ainda materiais têxteis derivados de fibras sustentáveis, como componentes biológicas da cana de açúcar, madeira ou fios de poliéster, assim como tecidos de fibras feitos a partir de garrafas de plástico recicladas. Superfícies como o painel de controlo, volante e manípulos das portas são revestidos por uma pintura biológica de poliuretano composta de óleos de flores de colza e milho.