A Jaguar Land Rover está a trabalhar no desenvolvimento de um software que irá reduzir os enjoos dos passageiros de veículos autónomos ao adaptar o seu estilo de condução de forma a reduzir as hipóteses de má disposição nas viagens.

Durante a primeira fase do projeto foi desenvolvida uma “tabela de pontuação de bem-estar” personalizada, que poderá reduzir a probabilidade de sofrer enjoos em até 60%. Os especialistas do centro de engenharia de software da Jaguar Land Rover, em Shannon, no Reino Unido, incorporaram a tabela no software de condução autónoma.

Este software inteligente conjuga mais de 32 mil quilómetros de testes no mundo real e simulações virtuais para calcular uma série de parâmetros para avaliar a dinâmica de condução. De seguida, a aprendizagem automática avançada assegura que o veículo pode otimizar a condução a partir dos dados recompilados em cada quilómetro percorrido pela frota autónoma.

Esta tecnologia pode ser utilizada para que a condução autónoma dos veículos da Jaguar e Land Rover mantenha as características individuais de cada modelo, seja de performance no caso da Jaguar ou de capacidade fora de estrada da Land Rover.

De acordo com o grupo britânico, os enjoos afetam mais de 70% da população e ocorrem quando os olhos observam informação que difere do que é percebido pelos ouvidos, pele ou corpo (como por exemplo ao ler em viagens longas num veículo). Graças a este novo sistema, os fatores que contribuem para o enjoo (aceleração, travagem e a posição na faixa) são otimizados para evitar que os passageiros sintam náuseas.
a carregar vídeo

Os resultados do projeto permitem que os engenheiros possam desenvolver os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) mais requintados para os futuros modelos da Jaguar e Land Rover, como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e os sistemas relacionados com sistemas avançados de assistência à manutenção na faixa.

É mais um passo na transição da Jaguar Land Rover para Destination Zero, uma estratégia que aspira a criar uma sociedade mais segura e saudável com um meio ambiente mais limpo através da inovação contínua. A Jaguar Land Rover quer também aumentar a qualidade de vida nos ambientes urbanos do futuro, pelo que desenvolveu o Project Vector, um protótipo avançado preparado para ser autónomo na mobilidade do amanhã.