Além dos automóveis que a Kia Motors tem nas estradas mundiais, a marca sul-coreana tem também uma área de criação e fornecimento de veículos para utilização militar. Agora, anunciou os seus planos para o desenvolvimento de uma nova máquina de combate.
O projeto foi apresentado recentemente e trata da produção de veículos de tamanho médio para fins militares na Coreia do Sul, estando previsto o início da produção em 2021. A Kia espera ter os veículos definitivos prontos para a ação em 2024, após a estandardização de componentes e testes iniciais de produção. A sua base será a do Kia Mohave, um SUV que se vende nalguns mercados globais.
Esta não será a primeira vez que a Kia entra no ramo militar, já que a marca conta com uma gama de modelos entre as 0,25 e as 5 toneladas atualmente em uso pelo exército sul-coreano. Até hoje, a Kia já forneceu um total de nove tipos de veículos e 100 derivados para um total de 140 mil unidades já entregues.
O veículo militar da Kia resulta de um investimento conjunto entre o exército coreano e a Kia Motors, prevendo a substituição dos atuais veículos militares de 2.5 toneladas e de 5 toneladas em favor de um novo modelo de 5 toneladas à prova de bala.
Equipados com um motor Diesel de 7.0 litros, estes Kia contarão com caixa automática, ABS, sistema anti-derrapagem, assistente traseiro de estacionamento, sistema de estacionamento com câmaras 360º e navegação por satélite.
A abordagem modular da Kia permitirá que a marca desenvolva novos modelos derivados desse primeiro veículo militar, equipados com sistemas de armamento e outros com tecnologias específicas.
Para já, conhece-se apenas o esboço do novo veículo militar da Kia, uma vez que a produção do primeiro protótipo apenas irá acontecer em 2021. A Kia afirma ainda que, além da utilização militar, os seus veículos nascidos ao abrigo deste projeto poderão ser usados também em atividades de lazer que exijam robustez e dureza no transporte. A tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio está a ser também desenvolvida com potencial utilização nestes veículos de cariz militar, tornando os modelos também mais sustentáveis.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.