O novo Kia Sorento contará também com uma inédita versão híbrida Plug-in, prometendo maior eficiência associada a uma competência dinâmica proporcionada pela potência combinada de 265 CV.

Ampliando as suas competências enquanto SUV, o Sorento contará com uma série de novidades importantes com o objetivo de se tornar mais refinado e equipado, beneficiando de uma nova plataforma que permitirá o lançamento de uma versão híbrida de ligar à tomada.

Esse modelo, conta com uma motorização 1.6 T-GDi de quatro cilindros a gasolina de 180 CV e 265 Nm, a que se junta um motor elétrico de 91 CV (66.9 kW) e 304 Nm, para oferecer um valor combinado de 265 CV de potência e de 350 Nm de binário máximo. Este sistema híbrido surge associado a caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. Já a bateria é uma unidade com arrefecimento líquido com uma capacidade de 13.8 kWh.

O motor térmico beneficia de tecnologia ‘Smartstream’ para elevada eficiência, incluindo Controlo Variável de Duração [de abertura] das Válvulas, que regula a duração de abertura e de fecho das válvulas de admissão consoante as condições de condução”. Dessa forma, assume a Kia, o motor consegue funcionar em diferentes ciclos de combustão, melhorando assim a eficiência.

Nesta configuração, o Sorento PHEV dispõe de tração integral, sendo assim funcional e, ao mesmo tempo, competente em termos dinâmicos. A Kia aponta, neste sentido, que o Sorento oferece uma resposta imediata a qualquer velocidade, muito por ‘culpa’ do binário elétrico permanentemente disponível.

Quanto a dados de consumos e emissões, será ainda necessário esperar um pouco mais, na medida em que não existem valores homologados. No entanto, a Kia assume que a sua autonomia em modo elétrico deverá ser “suficiente para permitir aos condutores cumprirem a maior parte dos seus percursos curtos apenas em modo elétrico”.

Com as baterias montadas sob o piso, o novo Sorento PHEV garante elevados níveis de funcionalidade e de habitabilidade, sem perder espaço de bagagem, por exemplo, ou para os passageiros. Aliás, o modelo terá mesmo uma lotação para sete passageiros, configuração na qual a capacidade da bagageira será de 175 litros. O modelo com cinco lugares terá uma bagageira com 898 litros, enquanto o de sete terá 809 litros, sempre considerando a configuração base de cinco lugares (mesmo que possa ‘montar’ sete).

A chegada ao mercado europeu está prevista para o início de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.