Kia XCeed chega com ordem para conquistar

08/10/2019

Tem todos os condimentos necessários para ser o best-seller da gama Ceed da Kia – estilo, funcionalidade e tecnologia melhorada. O novo XCeed prepara a sua chegada ao mercado nacional (dentro de duas semanas), apresentando-se como a quarta transfiguração do Ceed (junta-se ao compacto de cinco portas, à carrinha e à Shooting Brake) pensada para ir ao coração do segmento C-SUV.

“Este XCeed não é o compacto de cinco portas mas ligeiramente mais alto e repleto de plásticos na carroçaria. Este é um carro em que só as portas dianteiras são iguais ao modelo de cinco portas. Tudo o resto é diferente”, referiu João Seabra, diretor de operações da Kia Portugal, tratando de frisar que o novo XCeed é um produto com um posicionamento único no seio da marca e que é visto como “o Kia mais importante para a marca”.

Essencialmente, o novo XCeed chega em linha com a tendência de mercado de uma aposta cada vez mais forte nos modelos de estilo SUV/CUV, subdividindo-se ainda nos formatos ao jeito de um coupé, já bem distante daquilo que eram os jipes mais convencionais de há duas ou três décadas, pensados muito mais para as suas aptidões puras e duras para o todo-o-terreno. Neste mesmo sentido, reconhecendo que uma grande fatia dos clientes procura um estilo distintivo, desportivo e ‘cool’ para a aquisição de crossovers, a Kia joga a cartada do XCeed.

O design é sublinhado com a dianteira marcada pela grelha com lâmina dupla, juntamente com óticas diferentes e iluminação Full-LED de série. De perfil, nota para o tejadilho em formato de coupé, que deriva numa secção traseira mais arredondada. As cavas das rodas volumosas permitem esconder jantes de 16 e de 18 polegadas, embora no mercado português todos os XCeed diponham apenas daquelas últimas – mais uma concessão aos gostos e preferências dos portugueses, muito dados aos detalhes estéticos. Atrás, em secção muito diferente, nota para o difusor e para a dupla ponteira de escape, além de grupos óticos diferentes. Na carroçaria, conta-se uma nova cor exclusiva, o Quantum Yellow, que é também utilizada no material de lançamento.

Por dentro, o XCeed vai-se diferenciar ainda mais com a inclusão de um ecrã central tátil de 10.25 polegadas, que pode ser tripartido nas informações que apresenta, além de permitir o emparelhamento de dois smartphones. À frente do condutor, outra novidade, na forma do painel de instrumentos de 12.3 polegadas, que se estreia aqui, mas que também estará presente no Proceed dentro em breve. Além disso, o interior fica ainda marcado pelo visual mais irreverente, com a Kia a disponibilizar um novo pack de personalização, denominado ‘Pack Yellow’ devido aos seus pormenores em… amarelo. Engloba um desenho de contraste para os revestimentos, materiais e cor amarela forte.

Este Kia tem um comprimento de 4395 mm, crescendo 85 mm face ao modelo de cinco portas, ao passo que a largura (1826 mm) aumenta 26 mm também em comparação com o compacto ‘original’. A altura é de 1495 mm, havendo também aqui um natural aumento que é proporcionado pela maior altura ao solo e pelas jantes – bem posicionado, o XCeed está 184 mm acima do solo, ficando à frente de muitos dos seus rivais na categoria. Também superior face ao compacto é a capacidade da bagageira, que é de 426 litros, contra os 395 litros do termo de comparação. A posição do condutor também é ligeiramente mais elevada, situando-se este 42 mm mais alto do que no Ceed de cinco portas.

Outro aspeto destacado passa pelo diferente acerto de chassis, com alterações técnicas exclusivas para este modelo ao nível da direção, do controlo de estabilidade, dos amortecedores com batentes hidráulicos, travões e das jantes. O resultado, explicam, é uma orientação mais vocacionada para o conforto e não tanto para a dinâmica, como sucede, por exemplo, no Proceed.

A gama de motores é composta por quatro versões, sendo duas a gasolina e duas a gasóleo, mesmo que no horizonte estejam também versões Mild-Hybrid (MHEV) e Plug-in híbrida (PHEV). No lançamento, a Kia irá propor o Xceed com blocos 1.0 T-GDI de 120 CV e 1.4 T-GDI de 140 CV, enquanto nos Diesel a aposta recairá no 1.6 CRDi de 115 e de 136 CV. À exceção do primeiro, os demais poderão receber caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.

No primeiro trimestre de 2020, chegarão as versões XCeed MHEV com sistema elétrico de 48 volts, que assenta num motor 1.6 CRDi de 115 CV ou 136 CV e binário máximo de 280 a 320 Nm, respetivamente, ao passo que no segundo trimestre chegará o Plug-in (também para a carrinha), este já com base no motor a gasolina 1.6 GDI ‘kappa’ e um motor elétrico de 44.5 kW, com potência combinada de 141 CV e binário de 265 Nm. Irá recorrer a uma bateria de polímeros de lítio de 8.9 kWh e uma caixa automática de seis velocidades 86DCT). A autonomia em modo elétrico rondará os 60 quilómetros.

Quanto às linhas de equipamento, o Xceed terá variantes Drive (de entrada, mas comparável a uma linha média, com iluminação Full-LED, estofos em tecido e pele, ar condicionado automático, câmara de estacionamento, jantes de 18” e alerta de colisão, entre outros) e Tech (de topo, com instrumentação digital, navegação de 10.25”, chave inteligente e carregador wireless, entre outros elementos).

Campanha no arranque

Os preços começam nos 26.740€ para o 1.0 T-GDI de 120 CV, mas a Kia propõe uma campanha de lançamento, que é de 4750€ e que deixa essa versão com um preço de 21.990€ no nível Drive. Já a mais recheada Tech tem um custo base de 29.240€, mas com a campanha desce para 24.490€.

No 1.4 T-GDI, apenas haverá nível de equipamento Tech por 31.240€, mas que desce para os 26.490€ com o desconto de campanha. A caixa automática tem um custo adicional de 2000€. o caso dos Diesel, o desconto é maior, sendo de 5750€: com isso, o custo do 1.6 CRDi, que é de 32.140€ no nível Drive passa para os 26.390€, ao passo que o do nível Tech, que é de 34.640€ passa a ser de 28.890€.

Kia XCeed 1.0 T-GDI 120 CV 172 Nm
Kia XCeed 1.4 T-GDI 140 CV 242 Nm
Kia XCeed 1.6 CRDi 115 CV 280 Nm
Kia XCeed 1.6 CRDi 136 CV 320 Nm

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.