Apresentado como um hiperdesportivo de imponente exclusividade, o Lamborghini Sián Roadster permitirá desfrutar de prestações de topo a céu aberto e com tecnologia híbrida de última geração. Apenas serão produzidos 19 veículos e todos eles já têm dono…

O Sián Roadster apresenta-se como um superdesportivo híbrido desenvolvido a partir do emblemático motor V12 da Lamborghini, mas com destaque para a sua aparência extrema, certamente angariando as atenções sobre si por onde quer que passe. Além disso, o facto de ser limitado a 19 unidades significará que será muito difícil encontrar uma unidade destas na estrada.

Mantendo o design futurista do coupé, o Sián Roadster oferece uma outra visão graças ao habitáculo aberto. A vista superior do Sián Roadster evoca a emblemática linha de periscópio inspirada no primeiro Countach, que percorre diagonalmente o habitáculo até à zona do eixo traseiro culminando nas condutas aerodinâmicas destinadas a canalizar o ar, situadas atrás do condutor e do passageiro. A secção dianteira do veículo muito baixa, com splitter em fibra de carbono integrado, alberga as emblemáticas óticas da Lamborghini em forma de “Y”.

A aerodinâmica mantém-se como tema central. O fluxo de ar é dirigido através dos ‘splitter’ e do capot dianteiro, percorre as entradas e saídas de ar laterais, e é escoado sobre o defletor traseiro, sem perdas de eficiência aerodinâmica devido ao cockpit aberto. As aletas de refrigeração ativas posteriores utilizam uma tecnologia única de materiais, patenteada pela Lamborghini: a ativação destas aletas é desencadeada pela reação destes materiais inteligentes à temperatura gerada pelo sistema de escape, o que lhes permite girar para proporcionarem uma solução de refrigeração elegante, porém, ligeira.

Numa ligação com o passado, as seis luzes posteriores hexagonais inspiradas no Countach. O defletor traseiro está integrado na carroçaria, eleve-ase apenas durante a condução, para incrementar as prestações.

“O Sián Roadster concentra o espírito da Lamborghini”, refere Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “É a síntese perfeita entre um design impressionante e prestações extraordinárias, mas, sobretudo, é um símbolo das principais tecnologias do futuro. O inovador sistema de propulsão híbrido do Sián assinala o rumo a seguir pelos superdesportivos da Lamborghini, e o descapotável Sián Roadster cumpre a ambição de conservarmos o nosso estilo exclusivo, ao mesmo tempo que avançamos rumo a um amanhã que exige a eletrificação”, acrescenta o italiano.

O Sián Roadster faz a sua estreia na cor Blu Uranus, especialmente selecionada pelo Centro Stile Lamborghini, que, juntamente com o departamento Ad Personam, trabalha com cada cliente do modelo para personalizar completamente a cor e os acabamentos do seu Sián Roadster. As jantes contam com acabamento em Oro Electrum – a cor eleita pela Lamborghini para simbolizar a sua eletrificação. O interior é complementado pela combinação de branco com detalhes em Blu Glauco e elementos em alumínio na cor Oro Electrum: as saídas de ventilação, de novo desenho, produzidos através de impressão 3D, podem ser personalizadas com as iniciais do cliente.

Eletrificação e tecnologias futuristas

O conceito de eletrificação do Sián não abandona o motor V12, neste caso, uma unidade de última geração: o termo “Sián”, que, no dialeto de Bolonha, significa “raio”, sublinha como a eletrificação do Sián Roadster representa um importante avanço da futura estratégia híbrida. Para garantir uma resposta imediata e melhores prestações, foi incorporado na caixa de velocidades um motor elétrico de 48 V, que disponibiliza 34 CV e está encarregue de assegurar, através do consumo exclusivo de energia elétrica, as manobras a baixa velocidade, como as de marcha-atrás e de estacionamento.

O Sián Roadster dispõe de um supercondensador, uma inovadora aplicação da Lamborghini, e uma tecnologia pioneira a nível mundial, capaz de armazenar até dez vezes mais quantidade de energia do que uma bateria de iões de lítio. O sistema está montado entre o habitáculo e o motor, o que garante uma perfeita repartição do peso. Três vezes mais potente do que uma bateria com o mesmo peso, e três vezes mais leve do que uma bateria de potencia equivalente, o sistema elétrico composto pelo supercondensador e pelo motor elétrico pesa apenas 34 kg, com o conjunto a exibir uma notável relação peso/potência de 1,0 kg/CV.

Em combinação com o motor V12, que conta com válvulas de admissão em titânio e oferece 785 CV às 8500 rpm, o sistema híbrdo gera 34 CV adicionais para um total de 819 CV, o que lhe permite alcançar uma velocidade máxima superior a 350 km/h e acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos.

O Lamborghini Sián Roadster está dotado de um sistema de travagem regenerativa altamente sofisticado, especialmente desenvolvido pela marca italiana. Graças ao comportamento simétrico do supercondensador, o qual, ao contrário do que sucede com as habituais baterias de lítio, carrega e descarrega com a mesma potência, o sistema de armazenamento de energia do Sián Roadster carrega por completo de cada vez que a viatura trava. A energia armazenada aumenta de imediato a potência disponível, o que permite ao condutor desfrutar de forma instantânea do aumento de binário em aceleração, até aos 130 km/h, altura em que o motor elétrico se desconecta de forma automática.

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