No calendário de lançamentos da Mercedes-Benz para 2020, a grande aposta estará na implementação da gama EQ de modelos eletrificados, não só com automóveis 100% elétricos, mas também com outras variantes elétricas, como os Plug-in híbridos e os ‘mild-hybrids’ de 48 volts.
Será mesmo sob a sigla EQ que a nova gama de modelos eletrificados será estratificada ao longo dos próximos anos, esperando-se uma disseminação da tecnologia elétrica para assim se cumprirem as metas de emissões impostas pela União Europeia (UE) e que entraram em vigor no dia 1 de janeiro de 2020.
Elemento de destaque na política comercial da Mercedes-Benz é o segmento dos automóveis compactos, no qual se insere o Classe A e todos os seus derivados. Com efeito, responsável pelo grande aumento das vendas da marca a nível europeu, este segmento conta com um total de oito modelos distintos, ficando essa família completa nos primeiros meses de 2020 com a chegada dos novos GLB, em fevereiro, e GLA, no início do segundo trimestre.
O primeiro é um SUV de aspeto mais robusto, com alguma inspiração no Classe G, podendo até dispor de configuração de sete lugares, mas classificado como Classe 1 nas portagens nacionais. Os preços arrancam nos 42.500€. O segundo é uma evolução do bem-sucedido GLA, que chega à sua segunda geração com a premissa de uma presença mais dinâmica. Com novos motores a gasolina e Diesel, será em setembro que chegará a versão Plug-in 250e.
Neste mesmo âmbito, será relevante a chegada ainda no primeiro trimestre dos Classe A e Classe B híbridos Plug-in, que propõe argumentos importantes como a tributação autónoma otimizada, a possibilidade de recuperação do IVA, a que se juntam os baixos consumos e emissões, como um valor homologado de 33 g/km de CO2. Com 264 CV de potência, a marca anuncia uma autonomia elétrica de cerca de 70 quilómetros, já no ciclo WLTP.
Esses não serão os únicos lançamentos da marca, já que no segundo trimestre são esperados o GLE Coupé de nova geração e uma atualização de meio de ciclo do Classe E, aqui na variante berlina e carrinha (coupé e cabrio só no quarto trimestre). A marca irá operar alterações ao nível do desenho dos grupos óticos, além de já anunciadas mudanças no capot e nos para-choques. Se nos modelos mais compactos a aposta reside nos híbridos Plug-in a gasolina, nos modelos de maiores dimensões, a aposta recai nos Diesel Plug-in, como será o caso também do renovado Classe E, com tecnologia ISG (EQ Boost) de 48 volts.
O ano termina com a nova geração da berlina de luxo Classe S, que terá novidades tecnológicas de grande relevo, sobretudo em matéria de tecnologias de assistência à condução.
Os modelos EQ 100% elétricos também estão na lista de novidades a lançar em 2020, esperando-se a chegada de um EQA.
A confiança dos responsáveis da marca no desempenho positivo dos híbridos em termos comerciais é tanta que existe o objetivo de vender 30% do volume total com modelos eletrificados (PHEV e EV).
