O primeiro passo oficial para o renascimento da Lancia está dado: o Lancia Design Day, evento dedicado à nova imagem e conceito da marca italiana, revelou a ideia subjacente aos futuros modelos de nova geração através de uma escultura e também um novo logótipo que revela uma imagem mais moderna, bem à imagem dos novos tempos.

Sem presença nos concessionários, uma das maiores conquistas de sempre da Lancia está na forma como conseguiu manter-se no imaginário de uma grande falange de entusiastas e adeptos da marca, mesmo quando a sua estratégia ficou reduzida a um único país, Itália, e a um único modelo, o Ypsilon. Esse foi o preço a pagar pela marca italiana sob a liderança de Sergio Marchionne, ainda nos tempos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), para fazer renascer a Alfa Romeo num plano ambicioso do malogrado responsável italiano.

Agora, já sob a égide da Stellantis, a marca premium italiana prepara-se para renascer ao abrigo da eletrificação e de um novo conceito de design, que irá acentuar a sua faceta de elegância e requinte.

Luca Napolitano, CEO da Lancia, foi o responsável pela demonstração da nova estratégia da marca italiana, mas num evento que durou quase meia hora não houve espaço para novos automóveis. “Ainda é cedo”, refere Napolitano, embora admita que “o plano avança de forma rápida. O novo Ypsilon será lançado apenas no início de 2024, pelo que ainda é muito cedo, mas os processos estão a decorrer muito depressa”.

Será, pois, o novo Ypsilon a fazer ressurgir a nova Lancia, assente em cinco pontos fundamentais: a qualidade geral (assumindo assim o objetivo em conjunto com a Alfa Romeo e com a DS Automobiles de reforçar o papel da Stellantis no segmento premium na Europa), a eletrificação com o plano de se tornar totalmente elétrica em 2028, a sustentabilidade (graças a novos processos de produção e de reciclagem, entre outros), o reforço da aura italiana e um novo modelo de negócio com um início esperado de cinco mercados principais e com um forte foco na vertente online.

Um novo logótipo para uma nova era

O primeiro aspeto importante desta nova era, na qual se prefigura um novo estilo de design, é o novo logótipo. Em 116 anos de história, foram sete os logótipos utilizados pela Lancia, com o novo símbolo a representar também a sua entrada na mobilidade elétrica. Este novo logótipo será exibido no novo Ypsilon, no novo topo de gama e no novo Delta. É parte integrante da nova identidade corporativa que irá envolver os concessionários europeus, que, até ao início de 2024, serão renovados em imagem, bem como de todas as atividades de comunicação, tanto online como offline.

Inspirado, principalmente, pelo logótipo de 1957, introduzido pela primeira vez no Lancia Flaminia, o novo logótipo assume aspetos de simplicidade, sendo concebido em alumínio e expressando os novos códigos gráficos da marca: o novo logótipo está “envolto em luz” e é o resultado de tecnologias usadas na indústria automóvel, mas não só, como demonstra o escovado circular, típico dos mostradores de relógios.

Tudo isto envolto na filosofia de design ‘Progressive Classic’, uma vez que revisita todos os elementos distintivos do logótipo histórico, a roda, a bandeira, o escudo, a lança e o lettering, reinterpretados para os tornar mais modernos e projetando-os para o futuro. O estilo de letra utilizado é também novo, dando azo a um novo momento da Lancia.

Pu+Ra Zero dá pistas para o futuro

“A nova era da Lancia começa hoje com um novo logótipo e uma clara visão de design”, afirma Napolitano. “Em antecipação ao novo Ypsilon, o primeiro modelo da nova Lancia, apresentamos o Lancia Pu+Ra Zero, uma escultura, um manifesto tridimensional que inspira os veículos que serão lançados entre 2024 e 2028. Uma obra de arte em que o passado e o futuro estão em contacto permanente, em que a elegância surge equilibrada com o espírito radical das formas. Hoje tem início o nosso Renascimento que irá surpreender os fãs da Lancia em todo o mundo. A Lancia voltará a ser uma marca desejável, respeitada e fiável no mercado europeu premium. Hoje tem início uma nova Lancia!”, acrescenta Napolitano.

Ainda assim, mesmo que se fale sempre em futuro, o responsável máximo da Lancia não se coíbe de dizer que “o renascimento da Lancia começa, em primeiro lugar, na sua história e no seu legado”, reforçando a ideia de que o passado e o legado histórico da marca continuam a ser fundamentais.

“Podemos fizer que a Lancia é a marca da elegância italiana, mas o que quer isso dizer: se tivermos de definir o que é isso, com uma única palavra? A resposta é: emoção!”, afiança ainda, ao apresentar então a nova linguagem de design clássica progressiva.

Quanto à escultura Pu+Ra Zero, trata-se, em primeiro lugar, numa aglutinação de dois termos: PUreza e RAdical. Nesta formulação, a marca pretende tornar-se única e intemporal nos seus designs, com volumes de formas que rompem com as linhas tradicionais da indústria automóvel, com grande atenção à qualidade de execução.

Na prática, embora a escultura seja basicamente isso, aponta para detalhes estéticos relevantes, nomeadamente para a reinterpretação da icónica letra ‘T’ que se encontrava na grelha do Delta, por exemplo, com um formato luminoso a que a marca deu o nome de ‘Cálice de Luz’. O movimento arqueado do Aurelia é replicado aqui e é um exemplo do classicismo aplicado a esta fórmula de purismo associado ao radicalismo.

Com o Lancia Pu+Ra Design, os volumes dos novos veículos são criados por camadas sucessivas, adicionando e cruzando formas elementares e icónicas, como o círculo, o retângulo e o triângulo, combinando-as com detalhes ecléticos. O resultado é uma linguagem global que não é tipicamente automóvel.

Lancia Pu+Ra Zero é um manifesto tridimensional que encerra a essência do novo Design da Lancia e a visão de como serão o novo Ypsilon, o novo topo de gama e o novo Delta. Combinando design, arte e inovação, esta escultura representa a melhor expressão do conceito de “Progressive Classic”.

À frente, as características Lancia Pu+Ra Zero fazem uma reinterpretação da grelha histórica da Lancia, o “cálice”, agora projetado para o futuro através de três raios de luz para torná-lo icónico e memorável. Este novo “cálice” puro, tecnológico e com uma identidade única surgirá nos três novos modelos Lancia, tornando-os instantaneamente reconhecíveis de dia e de noite.

O conceito Lancia Pu+Ra Zero compõe-se por linhas suaves e fluidas que recordam o design do Aurelia B20 e do Flaminia, com um tejadilho circular que inunda de luz o habitáculo, num jogo de equilíbrio entre exteriores e interiores. Atrás destacam-se os faróis traseiros redondos. Relembrando os usados no Stratos, serão aplicados no novo Ypsilon e posicionados nos extremos do novo lettering Lancia. Por fim, numa visão lateral, o novo logótipo surge em destaque.

Na cor Micalized Blue, o conceito Lancia Pu+Ra Zero conta com subtis nuances que jogam com a luz sob a égide da elegância, fluidez e luminosidade italianas.

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