Ainda mais versátil, o Land Rover Defender ganha uma variante comercial para as versões 90 e 110, que irá restaurar a importância da denominação Hard Top neste modelo 4×4, combinando assim capacidades fora de estrada praticamente imbatíveis com uma maior competência profissional em termos de espaço e funcionalidade.

A denominação Hard Top deriva da década de 1950, com a introdução das variantes Hard Top desmontáveis para os Land Rover das primeiras séries, que adicionavam segurança e capacidade de proteção melhorada dos ocupantes face às condições climatéricas. Agora, a nova geração dá continuidade a esse desígnio.

A arquitetura em alumínio D7x do novo Defender permite uma maior rigidez estrutural em relação à metodologia anterior de carroçaria em armação, que era relativamente simples, mas já datado em termos de padrões de robustez e segurança atuais. Permite, no entanto, a mesma amplitude de utilizações, com o novo modelo a dispor igualmente de versão Hard Top, desenvolvida pela divisão de veículos especiais da Land Rover (Special Vehicle Operations), com foco na área da capacidade de carga.

Os Defender 90 e 110 Hard Top vão ter suspensão independente com controlo pneumático avançado no caso do 110, em ambos os casos pensados também para utilização mais vigorosa fora do asfalto. A distância ao solo será de 291 mm, enquanto o 110 Hard Top terá ângulos de ataque, ventral e de saída de 38, 28 e 40 graus, respetivamente (quando ativado o modo Off-Road). A passagem a vau permite passagem com água até uma profundidade de 900 mm, para que os mantimentos essenciais cheguem ao destino mesmo em caso de cheias.

A capacidade de carga e de reboque ascenderá a 3500 kg, pelo que este irá ser posicionado como um 4×4 bastante versátil para uso profissional. Poderá ainda contar com tecnologias de assistência nesse sentido, como o assistente avançado de reboque para as manobras com o atrelado.

O habitáculo não terá segunda e terceira filas, mas a primeira fila poderá contar com três passageiros caso se opte pelo banco corrido na dianteira, recorrendo ainda ao sistema ClearSight Rear View para as manobras no caso de ter o lugar do meio ocupado ou a carga no máximo. Neste caso, recorre a uma câmara traseira que emite as imagens em direto para um ecrã que o condutor pode observar, utilizável também durante a condução.

“Os novos Defender 90 e 110 Hard Top serão os comerciais 4×4 mais duros, competentes e mais conectados alguma vez produzidos. Foram concebidos para irem ao encontro dos padrões de segurança globais e oferecem conforto impressionante de longo curso, dando aos profissionais e aos negócios o melhor de dois mundos”, explicou Nick Collins, Diretor da Gama de Veículos da Land Rover.

De resto, o sistema de infoentretenimento Pivi Pro também estará presente, com controlos e funcionalidades de conectividade, navegação e integração dos smartphones, como o Apple CarPlay e o Android Auto. Não esquece ainda a tecnologia de duplo cartão eSIM para atualizações ‘Over-The-Air’ (SOTA) de software e aplicações.

A aplicação remota poderá também ser útil para efeitos profissionais com informações de rotas, localizações, consumos de combustível e históricos. A marca explica que os novos modelos Defender 90 e 110 têm contado com uma receção entusiástica por parte dos seus clientes, tendo também naturais expectativas com a versão Hard Top para fins profissionais.

Land Rover Defender: O ícone reinventa-se mas não perde o gosto pelo mato

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.