O emblemático Land Rover Defender, lançado no mercado este ano, recebe já uma série de novidades em termos de motorizações, com destaque para a chegada de uma versão plug-in híbrida, o que lhe irá conferir uma aura ecológica mais forte sem perder a sua versatilidade de utilização que o caracteriza há mais de sete décadas.

O novo híbrido plug-in na gama Defender recebe a denominação P400e, combinando um motor 2.0 de quatro cilindros de 300 CV com um motor elétrico de 105 kW para um valor combinado de 404 CV, mas com emissões de CO2 homologadas de apenas 74 g/km e consumo médio anunciado de 3,3 l/100 km. A bateria de 19.2 kWh dá ‘autorização’ a 43 quilómetros sem emissões poluentes. As performances estão também em bom nível, com aceleração dos zero aos 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 209 km/h.

Disponível na versão 110, este Defender mantém a capacidade e geometria todo-o-terreno inigualável com tecnologia 4×4, com a particularidade de poder ser conduzido exclusivamente elétrico, numa abordagem nova às aventuras na natureza.

Todos os Defender P400e incluem de série jantes em liga leve de 20 polegadas, suspensão pneumática eletrónica e uma ficha de carregamento no lado esquerdo do veículo, com cabo de carregamento de Modo 3, que permite carregamento de até 80% em apenas duas horas. Com o cabo de Modo 2 opcional, demora cerca de sete horas a atingir 80% da carga, pelo que é apontado pela marca como ideal para carregamento em casa durante a noite. Num carregador rápido de 50 kW, os utilizadores do modelo P400e podem atingir 80% de carga em 30 minutos.

Este híbrido plug-in pode ser equipado como opção com cinco ou seis lugares, ar condicionado automático de três zonas de série, vidros fumados e vidros com atenuação da radiação solar. A versão híbrida plug-in inclui a opção exclusiva de travagem regenerativa, um componente tecnológico chave para atingir um consumo de combustível excecional ao aproveitar a energia desperdiçada na desaceleração e travagem e direcioná-la novamente para a bateria.

Em complemento, estas características são fundamentais para a capacidade de reboque do Defender: o P400e pode rebocar até 3000 kg e suporta uma carga no tejadilho de até 168 kg (dinâmica) e de até 300 kg (estática).

Os preços do Defender P400e arrancam nos 76.707€ para o nível Standard, indo até aos 119.960€ no nível X.

Novo Diesel e reorganização da gama

Juntamente com o novo P400e, junta-se à gama o motor Diesel Ingenium de seis cilindros em linha da Land Rover, com integração de tecnologia de Micro-híbrida Elétrica (MHEV) e a um sistema inovador de tração integral inteligente.

No topo da gama, o D300 desenvolve uma potência e um binário melhorados com 300 CV e um binário de 650 Nm, respetivamnte, e, no caso do Defender 90, pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos.

A tecnologia MHEV disponibiliza um consumo de combustível menor graças ao sistema Stop-Start que desliga o motor quando o veículo está em ponto morto e recupera a energia que é normalmente desperdiçada na desaceleração ou travagem. De seguida, esta energia é direcionada para a bateria, que pode redistribui-la posteriormente. Uma das principais vantagens do motor MHEV é a utilização desta energia na aceleração, permitindo um tempo de resposta mais rápido e, como consequência, um maior desempenho.

O novo sistema de transmissão inteligente ajusta o binário do eixo continuamente, em função dos dados recolhidos pelo sensor do ambiente do veículo e das solicitações do condutor para direcionar todo o binário para um ou outro eixo, conforme necessário. Este sistema de distribuição inteligente do binário otimiza a transmissão, melhorando o consumo de combustível e reduzindo as emissões de CO2 sem sacrificar as capacidades todo-o-terreno do Defender.

Por outro lado, os modelos D200 e D240 passarão a ser D200 e D250 em 2021, embora continuem a incorporar o mesmo motor Ingenium de seis cilindros em linha que o D300 com 200 CV e 249 CV, respetivamente. O aumento do binário disponibiliza uma facilidade de uso superior com os seus 500 Nm (D200) e 570 Nm (D250), utilizando a tecnologia MHEV para minimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões em toda a gama diesel do Defender.

Os novos Ingenium D200 e D250 consomem 8,8 l/100 km e emitem 230 g/km de CO2, podendo acelerar de zero a 100 km/h em 10,2 segundos e 8,3 segundos, respetivamente, no Defender 110.

Agora em versão Defender X-Dynamic

As novas especificações do X-Dynamic estão disponíveis nos modelos Defender 90 e 110, com diversas opções nos elementos de design exterior e interior, como secções dianteiras e traseiras inferiores em Silicon Satin, uma barra da grelha e logótipos com o mesmo acabamento, em complemento a pontos de reboque traseiros em Satin Black. Todas as jantes em liga leve integram acabamentos em Satin Dark Grey/Gloss Black e tampas dos espelhos, acabamentos das janelas, projeções inferiores e abas dos guarda-lamas em Narvik Black.

Os elementos exclusivos do interior incluem proteções das embaladeiras metálicas iluminadas e material Robustek para os bancos com acabamento em cor Duotone que incorpora toques e acabamentos da consola em Robustek.

Foi também aumentada a gama de opções de personalização do Defender com novas cores, nas quais se incluem Yulong White, Silicon Silver e Carpathian Grey, disponíveis em conjunto com uma variedade de acabamentos de tejadilho contrastante. Efetivamente, foi incorporada uma seleção de opções individuais pela primeira vez, entre outras, o teto de abrir retráctil em lona para o Defender 110, a possibilidade de selecionar um pacote de suspensão para o Defender 90, e opções individuais como faróis LED Premium, sistema de som Meridian, tecnologia HUD e faróis de nevoeiro dianteiros.

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