O renovado Volkswagen T-Cross já está disponível para pré-venda em Portugal, com o SUV mais compacto da marca germânica a ter um custo de partida nos 23.590€ para a variante com motor 1.0 TSI de 95 CV de potência. As primeiras entregas a clientes estão agendadas para o primeiro trimestre de 2024.

Com visual melhorado, incluindo agora novos faróis e farolins traseiros em LED, o novo T-Cross é uma evolução sensível do modelo lançado em 2019 (do qual se venderam já cerca de 1.2 milhões de unidades), dispondo ao mesmo tempo de melhorias importantes no habitáculo, como o tablier com superfícies de maior qualidade e uma nova geração do sistema de infoentretenimento.

Com espaço para até cinco pessoas e banco traseiro que pode ser deslocado longitudinalmente em 140 mm, o T-Cross oferece uma bagageira entre 385 e 455 litros de capacidade, com o rebatimento do encosto traseiro a permitir chegar aos 1281 litros. Além disso, num detalhe que poderá agradar a quem transporta objetos mais longos, o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido de série (a partir da versão Urban), criando dessa forma uma área de carga contínua desde a traseira até à dianteira de 2398 mm.

Ao mesmo tempo, a marca alemã aumentou significativamente a capacidade de carga no acoplamento de reboque do T-Cross de 55 para 75 kg, aumentando a carga máxima que pode atuar verticalmente sobre o acoplamento esférico amovível (opcional). O peso máximo permitido das bicicletas que podem ser transportadas num suporte montado no acoplamento esférico também é aumentado – algo que é particularmente importante para o transporte de bicicletas elétricas.

Outra novidade do T-Cross passa pela segurança, passando este SUV a estar equipado com sistema Travel Assist que lhe permite controlar a velocidade do veículo com aceleração e travagem automáticas. Ao mesmo tempo, o Lane Assist pode ajudar a manter o veículo na sua faixa de rodagem e efetuar automaticamente manobras de ‘stop-and-go’ quando equipado com a caixa DSG.

Gama eficiente

O renovado SUV alemão será proposto com dois motores a gasolina com turbocompressor (TSI), os quais se caracterizam pela eficiência, com potências de 95 CV e 115 CV, mas que não receberam alterações.

Estão disponíveis quatro linhas de equipamento: T-Cross (base), Urban e as duas versões topo de gama Style (mais elegante) e R-Line (de inspiração desportiva). As cores Amarelo Grape, Azul Clear e Vermelho Kings são novas.

A versão T-Cross de base foi significativamente melhorada, incluíndo novos equipamentos como os faróis LED (em vez de halogéneo), farolins traseiros LED, reconhecimento de sinais de trânsito, Digital Cockpit com ecrã de 8.0 polegadas, ecrã de 8.0 polegadas também para o sistema de infoentretenimento, entradas USB-C e sensores de estacionamento traseiros. Esta versão está associada ao motor 1.0 TSI de 95 CV.

Logo acima, a versão Urban dispõe de detalhes como as jantes de liga leve ‘Bangalore’ de 17 polegadas, projetores de logótipo nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores e sistema Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto. Esta versão pode ser associada às duas motorizações, seja a TSI de 95 CV, seja a TSI de 115 CV, esta última com opção da caixa automática DSG.

As versões topo de gama Style e R-Line vêm agora equipadas de série com novas tecnologias como por exemplo os faróis IQ. Light LED Matrix com funções de luz de curva e animações de boas-vindas e de despedida, estando disponíveis pela primeira vez no T-Cross. Ambos incluem de série novas jantes de liga leve de 17 polegadas com design específico (‘Manila’ para o Style e ‘Valencia’ para o R-Line), bem como luzes traseiras LED com funções dinâmicas de indicadores de mudança de direção.

O equipamento de infoentretenimento melhorado dos dois modelos de topo inclui ecrã tátil de 9.2 polegadas, o ecrã Digital Cockpit Pro de 10 polegadas, Wireless App-Connect para Apple CarPlay e Android Auto e uma interface para telemóvel.

Ambas as versões estão equipadas de série com o motor TSI 115 CV com caixa DSG de sete velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.