Apresentando-se em quatro novos níveis de equipamento – Centre-Line, Homura, Exclusive-Line e Homura Aka – a geração 2023 do Mazda2 recebe, entre outros elementos, uma nova grelha dianteira e novos para-choques e duas cores exteriores que fazem a sua estreia na palete do citadino: Aero Grey e Air Stream Blue. Já no interior, as alterações passam por uma conjugação de cores, nomeadamente nos painéis de instrumentos, de acordo com a cor exterior do modelo escolhida pelo cliente.
Com os designers da marca a concentrarem-se numa maior redefinição de personalidades, o renovado Mazda2 passa a estar disponível em combinações de cores e de equipamento específicas consoante o nível selecionado: as versões Centre-Line e Exclusive-Line focam-se mais num conceito prático, enquanto os Homura e a Homura Aka apostam num carácter mais desportivo.
A maior sobriedade Centre-Line e Exclusive-Line
Os Mazda2 Centre-Line e Exclusive-Line contam com uma secção frontal que integra um grande painel colorido na secção inferior da grelha, combinado com para-choques dianteiro de novo design e secção inferior da grelha mais proeminente, com uma moldura em preto brilhante.
O painel da grelha tem a mesma cor da carroçaria quando pintado nas tonalidades Soul Red Crystal, Snowflake White, Platinum Quartz, Polymetal Grey e também no novo tom Air Stream Blue, enquanto nas tonalidades Machine Grey, Deep Crystal Blue, Ceramic Metallic e na nova Aero Grey, esse painel é na cor Jet Black, cor também da própria grelha. Esta conta com um pequeno elemento em amarelo, que se repete no friso em preto do para-choques traseiro de novo design, colocado a toda a sua largura.De série, as versões Centre-Line contam com jantes de ferro de 15 polegadas com tampões a duas cores, enquanto as versões Exclusive-Line envergam jantes de 16 polegadas em preto brilhante.
Ao nível dos interiores, exibem combinação de cores semelhante, nomeadamente no novo painel de instrumentos, de acordo com as cores exteriores escolhidas pelos clientes: em menta nas versões Air Stream Blue e Ceramic Metallic, em branco nas cores Soul Red Crystal, Snowflake White, Platinum Quartz e Polymetal Grey e preto espelhado nas restantes cores exteriores.
O conceito desportivo Homura e Homura Aka
Por outro lado, os níveis de equipamento Homura e o Homura Aka foram concebidos numa interpretação mais desportiva do Mazda2, com desenho mais elegante dos para-choques, grelha preta em favo de mel e com detalhe em vermelho, espelhos retrovisores exteriores em preto brilhante, jantes de liga leve de 16 polegadas pretas e uma antena de tejadilho, do tipo barbatana de tubarão, na mesma cor.
Passando para os interiores, as versões Homura adotam bancos em tecido preto, com detalhes em vermelho – a mesma cor dos rebordos das saídas de ventilação – contrastando com um painel de instrumentos em preto brilhante. Nas versões Homura Aka os bancos são em meia pele preta, com detalhes ao centro e rebordo em vermelho, contando com um painel de instrumentos preto de toque suave e volante aquecido em pele, ambos com pespontos vermelhos.
Três níveis de potência
Em termos mecânicos, os Mazda2 renovados mantâm a aposta no bloco Skyactiv-G de 1.5 litros, embora com três níveis de potência (75, 90 e 115 CV), sempre associada a caixa manual de seis velocidades. As duas variantes mais potentes contam com tecnologia de eletrificação ligeira M Hybrid da Mazda, que visam reduzir as emissões e os consumos de forma relevante.
A entrada na gama faz-se através do motor Skyactiv-G de 75 CV e 143 Nm para as variantes Centre-Line, que acelera dos zero aos 100 km/h em 11,3 segundos, anuncia um consumo médio de 4,8 l/100 km e emissões de CO2 desde 109 g/km.
Por fim, a unidade mild-hybrid e-Skyactiv G de 115 CV e 151 Nm (binário idêntico ao da versão de 90 CV) é exclusiva do Mazda2 Homura Aka. Esta versão acelera dos zero aos 100 km/h em 9,1 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h, para consumo médio anunciado de 5,0 l/100 km e emissões de 113 g/km.
O bloco a gasolina conta com algumas atualizações, nomeadamente uma taxa de compressão aumentada de 13,1 para 15,1 e com um coletor de escape melhorado de 4-1 para 4-2-1, proporcionando melhorias na eficiência. Em resultado e de acordo com os três níveis de potência, as emissões de CO2 baixaram para o intervalo de 110 a 113 g/km. A título de exemplo, um Mazda2 Homura de 90 CV e caixa manual de seis velocidades emite 107 g/km, face aos 120 g/km da equivalente versão Sport anterior a 2022.
Fazendo parte do equipamento de série, o sistema G-Vectoring Control Plus (GVC Plus) da Mazda, permite melhorar a estabilidade dinâmica, fazendo parte de um grande conjunto de conteúdos de segurança e de conectividade. De resto, ao abrigo desta renovação, a gama Mazda2 passa a ter elementos distintivos como o ecrã digital controlado pelo comando rotativo central entre os bancos da frente, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, cruise control, Bluetooth integrado e controlo da climatização, entre outros elementos.
Os preços começam nos 20.860€ da versão Centre-Line, enquanto as variantes Homura, Exclusive-Line e Homura Aka têm custos de partida de 25.580€, 26.395€ e 27.795€, respetivamente. Como packs de opcionais, a Mazda propõe uma escolha simples de três pacotes: Navi (400€), Convenience Pack (1545€) e Driver Assistance (1755€).
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