A última geração AMG do Classe E foi amplamente elogiada pela sua competência dinâmica logo no momento em que chegou ao mercado, em 2016, sendo esta atualização de meio de ciclo uma forma de manter o desportivo de Affalterbach numa posição cimeira, numa fase em que a concorrência também melhora.
Os renovados modelos da Mercedes-AMG destacam-se, assim, por uma extensa atualização ao nível do design: a entrada central do ar de arrefecimento na secção dianteira totalmente redesenhada é significativamente maior do que a geração anterior e agora também integra a grelha do radiador específica da AMG com doze lamelas verticais e ainda a estrela central, que também apresenta dimensões superiores.
Juntamente com os faróis multifeixe, mais achatados e totalmente em LED, os habituais guarda-lamas mais sobressaídos para fora e as cúpulas no capot, foi criada uma estética mais dinâmica. O remodelado para-choques dianteiro em forma de asa de avião, com três entradas de ar funcionais de elevadas dimensões, e o repartidor dianteiro influenciam as proporções gerais do veículo e também reduzem significativamente a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.
Atrás, conta com farolins redesenhados. Na variante Limousine, estendem-se até à tampa da bagageira onde são visualmente ligados a um friso de revestimento em cromado brilhante na parte superior. Na variante Station, este friso de revestimento estende-se ainda mais até às extremidades exteriores dos farolins traseiros. A geometria dos farolins não foi alterada, mas agora integra um novo design interior idêntico à da variante Limousine. O spoiler na tampa da bagageira da variante Limousine tem acabamento na cor da carroçaria ou é mantido com a fibra de carbono à vista em combinação com o opcional pack AMG Carbon-Fibre Exterior II.
O remodelado para-choques traseiro também um efeito positivo na aerodinâmica, podendo a secção inferior ser pintada em preto brilhante e adornada com um friso de revestimento em prateado que se estende por toda a largura do veículo e abrange o contorno dos redesenhados revestimentos das duplas ponteiras de escape. Como opção, este friso de revestimento está disponível em preto brilhante ou em fibra de carbono em combinação respetivamente com o opcional pack AMG Night. A secção traseira é complementada pelo difusor em preto brilhante também redesenhado, com duas aletas longitudinais. Todas as alterações estéticas aplicadas a estes dois modelos tiveram por objetivo, também, reduzir ainda mais a resistência ao escoamento do ar. Essa preocupação está ainda presente nas jantes de dez raios e de 19 polegadas, aerodinamicamente otimizadas e disponíveis numa seleção de acabamento em preto mate, preto brilhante ou cinza tântalo brilhante. De série, o modelo S é fornecido com novas jantes de liga leve de 20 polegadas de cinco raios duplos, também aerodinamicamente otimizadas e com uma extremidade do aro mais larga, disponíveis com acabamento em preto mate ou cinza tântalo brilhante.
O modelo está disponível com novas cores de carroçaria, designadamente cinza grafite metalizado, prata ‘high-tech’ metalizado e também azul magno brilhante. Esta última estava anteriormente reservada à família AMG GT e está agora disponível como cor exclusiva da AMG na família do Classe E unicamente nos modelos da série 63.
Interior tecnológico
O interior também foi aperfeiçoado, dispondo agora de Cockpit Panorâmico, novo volante AMG Performance e novo sistema de informação e de entretenimento MBUX com funções e ecrãs específicos da AMG realçam a sua filiação à família AMG.
A versão S foi refinada com a inclusão de revestimento em pele no tablier e nos frisos da linha de cintura, bem como os cintos de segurança na cor cinza cristal. A iluminação ambiente individualmente ajustável é também um equipamento de série.
Em destaque está o sistema de infoentretenimento MBUX com ecrã tátil, touchpad, controlo por voz e ainda ecrãs e funções específicos da AMG. Visualmente, os dois ecrãs para o painel de instrumentos e para o ecrã multimédia são combinados atrás de um vidro partilhado para formarem o Cockpit Panorâmico. O modelo S é equipado de série com ecrãs de 12.25 polegadas.
Para o ecrã do painel de instrumentos, o condutor poderá comutar entre três estilos de indicação AMG, designadamente o “Modern Classic”, “Sport” e “Supersport”. O modo “Supersport” é particularmente atraente, com um conta-rotações redondo central e informação adicional apresentada em perspetiva nos lados esquerdo e direito do conta-rotações, criando uma impressão de profundidade. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais da AMG como “Engine Data”, o indicador de mudança selecionada, “Warm-up”, “Set-up”, “G-Meter” e “RACETIMER”. Com indicações específicas da AMG como a visualização dos programas da transmissão ou os dados da telemetria, o ecrã tátil multimédia realça igualmente a configuração da componente dinâmica do modelo.
Novo volante AMG Performance com design em duplo raio
Motor é ‘peça’ central
O ‘coração’ de todos os modelos AMG é o motor, que neste caso volta a ser o bloco AMG V8 bi-turbo de 4.0 litros com dois níveis de potencia: 571 CV (750 Nm de binário) para o E 63 4MATIC+ e 612 CV (850 Nm de binário) para o E 63 S 4MATIC+. A versão de base apresenta um consumo de combustível em ciclo combinado entre os 11,9 e os 12,3 l/100 km para emissões de CO2 em ciclo combinado entre os 270 e os 286 g/km. Já a versão mis potente regista um consumo de combustível em ciclo combinado entre os 11,9 e os 12,6 l/100 km para emissões de CO2 em ciclo combinado entre os 270 e os 286 g/km.
A versão S da variante Limousine acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a versão base fá-lo em 3,5 segundos. No que diz respeito à variante Station, a versão S demora 3,5 segundos enquanto a versão base 3,6 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h e a 300 km/h respetivamente, embora o E 63 4MATIC+ possa também receber limite de 300 km/h com a opção pelo Pack AMG Driver.
Para assegurar uma ótima potência e uma resposta rápida do motor V8 são utilizados dois turbocompressores de gases de escape com duplo scroll, que reduzem a pressão residual dos gases de escape e otimizam o ciclo termodinâmico. A vertente da eficiência é trabalhada com a aplicação de tecnologia de desativação de cilindros de série e a outras medidas tecnológicas.
A versão S está equipada com apoios dinâmicos do motor, que ajudam a resolver conflitos de objetivos, tais como a obtenção da ligação mais suave possível com a cadeia cinemática para um elevado conforto e a obtenção da ligação mais rígida possível para uma ótima dinâmica de condução. Os apoios dinâmicos estão rápida e variavelmente aptos a adaptar a sua rigidez às condições e requisitos da condução.
O motor está acoplado a uma caixa de nove velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT, especialmente afinada para os modelos desportivos. O software autónomo permite obter tempos extremamente curtos de passagens de caixa e múltiplas reduções rápidas de caixa. Uma embraiagem de arranque, viscosa e multidisco substitui o conversor de binário.
A caixa de velocidades permite ser adaptada consoante o programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado, havendo ainda a possibilidade de ser controlada de forma manual pelas patulilhas atrás do volante. Outra função importante é a de duplo desembraiar durante as reduções de caixa: este efeito permanece automaticamente ativo nos programas da transmissão “Sport”, “Sport+” e “RACE” (de série na variante S). Já a função “circulação em roda livre” pode ser ativada individualmente no modo “Individual”.
Conjunto especial ‘3 em 1’: suspensão, direção e travões
Para lidar com a potência destas unidades AMG, os E 63 dispõe de suspensão AMG RIDE CONTROL+ com câmaras pneumáticas e amortecimento adaptativo ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), que assegura elevados níveis de estabilidade do ângulo de sopé, da dinâmica de condução e da precisão da direção. O eixo traseiro também é autónomo e foi especialmente ajustado. Graças à configuração especial do conjunto mola e amortecedor e ao Sistema de Amortecimento Adaptativo, o novo sistema de suspensão de três câmaras de ar combina dinamismo e conforto. A rigidez da suspensão pneumática pode ser ajustada numa ampla gama através da ativação ou desativação das câmaras de ar individuais. Em função do programa da transmissão selecionado e das condições de condução, estão disponíveis três níveis de afinação da suspensão.
O Sistema de Amortecimento Adaptativo pode ser regulado em três níveis – “Comfort”, “Sport” e “Sport+” – para permitir a escolha entre o conforto durante longas viagens e a máxima desportividade.
Todas as variantes do E 63 estão equipadas de série com o sistema de tração integral inteligente AMG Performance 4MATIC+, que procede à distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro, de forma totalmente variável, naquela que é uma estreia. Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro, com a melhor distribuição possível de binário a ser calculada continuamente. O modelo desportivo poderá então ser conduzido de forma continuamente variável com tração integral ou com tração puramente traseira.
Proporcionando maior diversão, o modo ‘drift’ está presente graças à distribuição de binário totalmente variável (na versão S). Este modo pode ser ativado no programa da transmissão “RACE” utilizando as patilhas de mudanças no volante, desde que o sistema ESP esteja desativado e a caixa de velocidades se encontre em modo manual.
Outro equipamento de série é o bloqueio eletrónico do diferencial no eixo traseiro, que reduz o escorregamento da roda interior durante a realização de uma curva, sem quaisquer intervenções de controlo no sistema de travagem. A maior vantagem do bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro consiste numa maior sensibilidade e controlo, colocando os limites num patamar mais elevado e permitindo conduzir ainda mais facilmente nos limites físicos do veículo. O ESP de três níveis com as configurações “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF”, funciona em harmonia com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro e com o sistema de tração integral.
Os renovados E 63 dispõem ainda de direção assistida progressiva eletromecânica com relação de transmissão variável, alterando-se de acordo com os vários modos do sistema AMG DYNAMICS. A configuração confortável da direção está definida no modo “Basic”. Nos modos “Advanced” e “Master/Pro”, o condutor sente um aumento da resposta da direção graças à sua afinação mais desportiva.
Por fim, o sistema de travagem em materiais compósitos, de grandes dimensões e de elevadas prestações, está também presente para ajudar a parar os veículos com segurança. O modelo está equipado com discos de travão compósitos perfurados e ventilados internamente, com dimensões de 360 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro e dimensões de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro. A versão S está equipada com discos de travão compósitos com dimensões ainda superiores. No eixo dianteiro, estão equipados discos de 390 x 36 mm. Como opção, existe ainda um sistema de travagem compósito de Carbono-Cerâmica AMG com discos de travão de 402 x 39 mm no eixo dianteiro e de 360 x 32 mm no eixo traseiro.
| E 63 4MATIC+ Limousine | E 63 S 4MATIC+ Limousine | |
| Motor | V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta | V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta |
| Cilindrada | 3982 cc | 3982 cc |
| Potência | 571 CV às 5750-6500 rpm | 612 CV às 5750-6500 rpm |
| Binário máximo | 750 Nm às 2250-5000 rpm | 850 Nm às 2500-4500 rpm |
| Sistema de transmissão | Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário | Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário e modo “drift” |
| Caixa de velocidades | AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) | AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) |
| Consumo de combustível –
em ciclo combinado |
12.3 – 11.9 l/100 km* | 12.4 – 11.9 l/100 km* |
| Emissões de CO2 em ciclo combinado | 265 g/km | 267 g/km |
| Classe de eficiência | G | G |
| Aceleração 0-100 km/h | 3.5 s | 3.4 s |
| Velocidade máxima | 250 km/h (ou 300 km/h com Pack AMG Driver) | 300 km/h |
| E 63 4MATIC+ Station | E 63 S 4MATIC+ Station | |
| Motor | V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta | V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta |
| Cilindrada | 3982 cc | 3982 cc |
| Potência | 571 CV às 5750-6500 rpm | 612 CV às 5750-6500 rpm |
| Binário máximo | 750 Nm às 2250-5000 rpm | 850 Nm às 2500-4500 rpm |
| Cadeia cinemática | Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário | Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário e modo “drift” |
| Caixa de velocidades | AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) | AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) |
| Consumo de combustível –
em ciclo combinado |
12.6 – 12.2 l/100 km* | 12.6 – 12.1 l/100 km* |
| Emissões de CO2 em ciclo combinado | 270 g/km | 273-271 g/km |
| Classe de eficiência | G | G |
| Aceleração 0-100 km/h | 3.6 s | 3.5 s |
| Velocidade máxima | 250 km/h (ou 290 km/h com Pack AMG Driver) | 290 km/h |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

