Expoentes máximos da gama Classe E da Mercedes-AMG, os E 63 4MATIC Limousine (berlina) e Station (carrinha) foram renovados para o ano 2020, tendo visto a sua estética e tecnologia amplamente melhorada, a par do que já foi feito com a gama base e com os seus derivativos Coupé e Cabrio. A mecânica mantém-se a cargo do motor V8 bi-turbo de 571 CV na versão base e de 612 CV na versão S.

A última geração AMG do Classe E foi amplamente elogiada pela sua competência dinâmica logo no momento em que chegou ao mercado, em 2016, sendo esta atualização de meio de ciclo uma forma de manter o desportivo de Affalterbach numa posição cimeira, numa fase em que a concorrência também melhora.

Os renovados modelos da Mercedes-AMG destacam-se, assim, por uma extensa atualização ao nível do design: a entrada central do ar de arrefecimento na secção dianteira totalmente redesenhada é significativamente maior do que a geração anterior e agora também integra a grelha do radiador específica da AMG com doze lamelas verticais e ainda a estrela central, que também apresenta dimensões superiores.

Juntamente com os faróis multifeixe, mais achatados e totalmente em LED, os habituais guarda-lamas mais sobressaídos para fora e as cúpulas no capot, foi criada uma estética mais dinâmica. O remodelado para-choques dianteiro em forma de asa de avião, com três entradas de ar funcionais de elevadas dimensões, e o repartidor dianteiro influenciam as proporções gerais do veículo e também reduzem significativamente a força aerodinâmica ascendente no eixo dianteiro.

Atrás, conta com farolins redesenhados. Na variante Limousine, estendem-se até à tampa da bagageira onde são visualmente ligados a um friso de revestimento em cromado brilhante na parte superior. Na variante Station, este friso de revestimento estende-se ainda mais até às extremidades exteriores dos farolins traseiros. A geometria dos farolins não foi alterada, mas agora integra um novo design interior idêntico à da variante Limousine. O spoiler na tampa da bagageira da variante Limousine tem acabamento na cor da carroçaria ou é mantido com a fibra de carbono à vista em combinação com o opcional pack AMG Carbon-Fibre Exterior II.

O remodelado para-choques traseiro também um efeito positivo na aerodinâmica, podendo a secção inferior ser pintada em preto brilhante e adornada com um friso de revestimento em prateado que se estende por toda a largura do veículo e abrange o contorno dos redesenhados revestimentos das duplas ponteiras de escape. Como opção, este friso de revestimento está disponível em preto brilhante ou em fibra de carbono em combinação respetivamente com o opcional pack AMG Night. A secção traseira é complementada pelo difusor em preto brilhante também redesenhado, com duas aletas longitudinais. Todas as alterações estéticas aplicadas a estes dois modelos tiveram por objetivo, também, reduzir ainda mais a resistência ao escoamento do ar. Essa preocupação está ainda presente nas jantes de dez raios e de 19 polegadas, aerodinamicamente otimizadas e disponíveis numa seleção de acabamento em preto mate, preto brilhante ou cinza tântalo brilhante. De série, o modelo S é fornecido com novas jantes de liga leve de 20 polegadas de cinco raios duplos, também aerodinamicamente otimizadas e com uma extremidade do aro mais larga, disponíveis com acabamento em preto mate ou cinza tântalo brilhante.

O modelo está disponível com novas cores de carroçaria, designadamente cinza grafite metalizado, prata ‘high-tech’ metalizado e também azul magno brilhante. Esta última estava anteriormente reservada à família AMG GT e está agora disponível como cor exclusiva da AMG na família do Classe E unicamente nos modelos da série 63.

Interior tecnológico

O interior também foi aperfeiçoado, dispondo agora de Cockpit Panorâmico, novo volante AMG Performance e novo sistema de informação e de entretenimento MBUX com funções e ecrãs específicos da AMG realçam a sua filiação à família AMG.

O ambiente desportivo é marcado pelos bancos AMG que combinam ótimo apoio lateral com elevado conforto durante longas viagens e estão equipados com revestimentos dos estofos com um padrão específico da AMG e uma insígnia “AMG” nos encostos dos bancos dianteiros. Como equipamento opcional, estão disponíveis outras versões de revestimento em pele. Em opção, podem ser encomendados os bancos AMG Performance com apoios de cabeça integrados e um apoio lateral ainda melhor.

A versão S foi refinada com a inclusão de revestimento em pele no tablier e nos frisos da linha de cintura, bem como os cintos de segurança na cor cinza cristal. A iluminação ambiente individualmente ajustável é também um equipamento de série.

Em destaque está o sistema de infoentretenimento MBUX com ecrã tátil, touchpad, controlo por voz e ainda ecrãs e funções específicos da AMG. Visualmente, os dois ecrãs para o painel de instrumentos e para o ecrã multimédia são combinados atrás de um vidro partilhado para formarem o Cockpit Panorâmico. O modelo S é equipado de série com ecrãs de 12.25 polegadas.

Para o ecrã do painel de instrumentos, o condutor poderá comutar entre três estilos de indicação AMG, designadamente o “Modern Classic”, “Sport” e “Supersport”. O modo “Supersport” é particularmente atraente, com um conta-rotações redondo central e informação adicional apresentada em perspetiva nos lados esquerdo e direito do conta-rotações, criando uma impressão de profundidade. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais da AMG como “Engine Data”, o indicador de mudança selecionada, “Warm-up”, “Set-up”, “G-Meter” e “RACETIMER”. Com indicações específicas da AMG como a visualização dos programas da transmissão ou os dados da telemetria, o ecrã tátil multimédia realça igualmente a configuração da componente dinâmica do modelo.

Novo volante AMG Performance com design em duplo raio

Seguindo aquilo que foi visto na gama E de base, também os AMG recorrem a um novo volante AMG Performance, com um design distintivo em duplo raio e botões integrados. O volante pode ser encomendado com revestimento em pele, em microfibra Dinamica ou combinação de pele e microfibra Dinamica, mediante encomenda do sistema de aquecimento do volante. O aro do volante está também equipado com uma tela sensorial para detetar as mãos do condutor no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Motor é ‘peça’ central

O ‘coração’ de todos os modelos AMG é o motor, que neste caso volta a ser o bloco AMG V8 bi-turbo de 4.0 litros com dois níveis de potencia: 571 CV (750 Nm de binário) para o E 63 4MATIC+ e 612 CV (850 Nm de binário) para o E 63 S 4MATIC+. A versão de base apresenta um consumo de combustível em ciclo combinado entre os 11,9 e os 12,3 l/100 km para emissões de CO2 em ciclo combinado entre os 270 e os 286 g/km. Já a versão mis potente regista um consumo de combustível em ciclo combinado entre os 11,9 e os 12,6 l/100 km para emissões de CO2 em ciclo combinado entre os 270 e os 286 g/km.

A versão S da variante Limousine acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a versão base fá-lo em 3,5 segundos. No que diz respeito à variante Station, a versão S demora 3,5 segundos enquanto a versão base 3,6 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h e a 300 km/h respetivamente, embora o E 63 4MATIC+ possa também receber limite de 300 km/h com a opção pelo Pack AMG Driver.

Para assegurar uma ótima potência e uma resposta rápida do motor V8 são utilizados dois turbocompressores de gases de escape com duplo scroll, que reduzem a pressão residual dos gases de escape e otimizam o ciclo termodinâmico. A vertente da eficiência é trabalhada com a aplicação de tecnologia de desativação de cilindros de série e a outras medidas tecnológicas.

Graças aos modos de condução AMG, o condutor dispõe de diferentes configurações de chassis, motor e caixa. Selecionado o programa “Comfort” da caixa de velocidades, o sistema de desativação dos cilindros fica disponível numa vasta gama de rotação do motor que varia entre as 1000 e as 3250 rpm. Um ecrã especial no painel de instrumentos indica se o sistema de desativação dos cilindros está em operação e se atualmente o motor opera em modo de quatro ou de oito cilindros.

A versão S está equipada com apoios dinâmicos do motor, que ajudam a resolver conflitos de objetivos, tais como a obtenção da ligação mais suave possível com a cadeia cinemática para um elevado conforto e a obtenção da ligação mais rígida possível para uma ótima dinâmica de condução. Os apoios dinâmicos estão rápida e variavelmente aptos a adaptar a sua rigidez às condições e requisitos da condução.

O motor está acoplado a uma caixa de nove velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT, especialmente afinada para os modelos desportivos. O software autónomo permite obter tempos extremamente curtos de passagens de caixa e múltiplas reduções rápidas de caixa. Uma embraiagem de arranque, viscosa e multidisco substitui o conversor de binário.

A caixa de velocidades permite ser adaptada consoante o programa da transmissão AMG DYNAMIC SELECT selecionado, havendo ainda a possibilidade de ser controlada de forma manual pelas patulilhas atrás do volante. Outra função importante é a de duplo desembraiar durante as reduções de caixa: este efeito permanece automaticamente ativo nos programas da transmissão “Sport”, “Sport+” e “RACE” (de série na variante S). Já a função “circulação em roda livre” pode ser ativada individualmente no modo “Individual”.

Conjunto especial ‘3 em 1’: suspensão, direção e travões

Para lidar com a potência destas unidades AMG, os E 63 dispõe de suspensão AMG RIDE CONTROL+ com câmaras pneumáticas e amortecimento adaptativo ajustável ADS+ (Adaptive Damping System), que assegura elevados níveis de estabilidade do ângulo de sopé, da dinâmica de condução e da precisão da direção. O eixo traseiro também é autónomo e foi especialmente ajustado. Graças à configuração especial do conjunto mola e amortecedor e ao Sistema de Amortecimento Adaptativo, o novo sistema de suspensão de três câmaras de ar combina dinamismo e conforto. A rigidez da suspensão pneumática pode ser ajustada numa ampla gama através da ativação ou desativação das câmaras de ar individuais. Em função do programa da transmissão selecionado e das condições de condução, estão disponíveis três níveis de afinação da suspensão.

O Sistema de Amortecimento Adaptativo pode ser regulado em três níveis – “Comfort”, “Sport” e “Sport+” – para permitir a escolha entre o conforto durante longas viagens e a máxima desportividade.

Todas as variantes do E 63 estão equipadas de série com o sistema de tração integral inteligente AMG Performance 4MATIC+, que procede à distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro, de forma totalmente variável, naquela que é uma estreia. Uma embraiagem de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro, com a melhor distribuição possível de binário a ser calculada continuamente. O modelo desportivo poderá então ser conduzido de forma continuamente variável com tração integral ou com tração puramente traseira.

Proporcionando maior diversão, o modo ‘drift’ está presente graças à distribuição de binário totalmente variável (na versão S). Este modo pode ser ativado no programa da transmissão “RACE” utilizando as patilhas de mudanças no volante, desde que o sistema ESP esteja desativado e a caixa de velocidades se encontre em modo manual.

Outro equipamento de série é o bloqueio eletrónico do diferencial no eixo traseiro, que reduz o escorregamento da roda interior durante a realização de uma curva, sem quaisquer intervenções de controlo no sistema de travagem. A maior vantagem do bloqueio eletrónico do diferencial do eixo traseiro consiste numa maior sensibilidade e controlo, colocando os limites num patamar mais elevado e permitindo conduzir ainda mais facilmente nos limites físicos do veículo. O ESP de três níveis com as configurações “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF”, funciona em harmonia com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro e com o sistema de tração integral.

Os renovados E 63 dispõem ainda de direção assistida progressiva eletromecânica com relação de transmissão variável, alterando-se de acordo com os vários modos do sistema AMG DYNAMICS. A configuração confortável da direção está definida no modo “Basic”. Nos modos “Advanced” e “Master/Pro”, o condutor sente um aumento da resposta da direção graças à sua afinação mais desportiva.

Por fim, o sistema de travagem em materiais compósitos, de grandes dimensões e de elevadas prestações, está também presente para ajudar a parar os veículos com segurança. O modelo está equipado com discos de travão compósitos perfurados e ventilados internamente, com dimensões de 360 x 36 mm e pinças fixas de seis êmbolos no eixo dianteiro e dimensões de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro. A versão S está equipada com discos de travão compósitos com dimensões ainda superiores. No eixo dianteiro, estão equipados discos de 390 x 36 mm. Como opção, existe ainda um sistema de travagem compósito de Carbono-Cerâmica AMG com discos de travão de 402 x 39 mm no eixo dianteiro e de 360 x 32 mm no eixo traseiro.

E 63 4MATIC+ Limousine E 63 S 4MATIC+ Limousine
Motor V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta
Cilindrada 3982 cc 3982 cc
Potência 571 CV às 5750-6500 rpm 612 CV às 5750-6500 rpm
Binário máximo 750 Nm às 2250-5000 rpm 850 Nm às 2500-4500 rpm
Sistema de transmissão Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário e modo “drift”
Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa)
Consumo de combustível –

em ciclo combinado

12.3 – 11.9 l/100 km* 12.4 – 11.9 l/100 km*
Emissões de CO2 em ciclo combinado 265 g/km 267 g/km
Classe de eficiência G G
Aceleração 0-100 km/h 3.5 s 3.4 s
Velocidade máxima 250 km/h (ou 300 km/h com Pack AMG Driver) 300 km/h
E 63 4MATIC+ Station E 63 S 4MATIC+ Station
Motor V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta V8 de 4.0 litros biturbo e injeção direta
Cilindrada 3982 cc 3982 cc
Potência 571 CV às 5750-6500 rpm 612 CV às 5750-6500 rpm
Binário máximo 750 Nm às 2250-5000 rpm 850 Nm às 2500-4500 rpm
Cadeia cinemática Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário Sistema de tração integral permanente AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de binário e modo “drift”
Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa) AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (com embraiagem de arranque viscosa)
Consumo de combustível –

em ciclo combinado

12.6 – 12.2 l/100 km* 12.6 – 12.1 l/100 km*
Emissões de CO2 em ciclo combinado 270 g/km 273-271 g/km
Classe de eficiência G G
Aceleração 0-100 km/h 3.6 s 3.5 s
Velocidade máxima 250 km/h (ou 290 km/h com Pack AMG Driver) 290 km/h

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