Com um visual mais desportivo e apaixonante, dinâmica aprimorada e capacidade para sete passageiros, o novo Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC combina as características de um desportivo com as aptidões de um carro para fora do asfalto. É disso exemplo o facto de contar com bancos em posição mais elevada e mais espaço para passageiros e bagagem, além de mistura de elementos off-road.
No cerne desta versão de alto desempenho está o motor de 2.0 litros e quatro cilindros de nova geração, equipado com turbocompressor twinscroll, para uma potência de 306 CV e binário de 400 Nm a partir das 3000 rpm, tratando-se de unidade já conhecida do A 35 4MATIC. O bloco do motor de baixo peso, construído em alumínio fundido de elevada resistência, permite a redução de peso e uma melhor distribuição de peso. Há ainda tecnologia de variação da fase das válvulas CAMTRONIC e gestão térmica melhorada para aquecimento mais rápido e eficiente do motor e do óleo. Os injetores piezoelétricos compactos fornecem uma quantidade extremamente rigorosa de combustível com o objetivo de aumentar a eficiência.
Beneficiando do sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC e dos acertos de chassis diferenciados, o GLB 35 4MATIC consegue também oferecer prestações dignas de real desportivo, como a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos, continuando a acelerar até aos 250 km/h de velocidade máxima. Já o consumo de combustível em ciclo combinado varia entre os 7.6 e os 7.5 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 em ciclo combinado variam entre os 173 e os 171 g/km. O motor surge associado à caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 8G.
Modos específicos
Entre os destaque do GLB 35 está a conjugação dos sistemas AMG DYNAMIC SELECT e AMG DYNAMICS. O primeiro compreende cinco programas de condução (Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), os quais permitem uma experiência de condução variada com uma ampla gama de configurações. Os programas permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades e o comportamento quer da suspensão, quer da direção. O segundo, um controlo de agilidade, significa que as características de comportamento podem ser ainda mais correspondidas aos diferentes requisitos e condições de condução.
O AMG DYNAMICS integra as funções de agilidade “Basic” e “Advanced”, que são automaticamente ativadas pelo programa da transmissão. Parâmetros relevantes, como a distribuição do binário do sistema de tração integral, as características da direção ou os limites de intervenção do sistema ESP totalmente redesenvolvido, são adaptados de acordo com o programa da transmissão. O modo “Basic” é atribuído aos programas da transmissão “Slippery” e “Comfort”, enquanto o modo “Advanced” é ativado no programa “Sport”.
Uma embraiagem multidisco com controlo eletromecânico específico da AMG permite uma repartição variável do binário que pode ser instantaneamente alterado em função da situação de condução. Esta varia desde uma tração puramente dianteira até uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro, por exemplo, durante manobras dinâmicas de condução ou em condições de estrada coberta de neve ou gelo. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais e a mudança selecionada.
A suspensão AMG está configurada para permitir a realização de curvas a elevada velocidade com uma baixa tendência ao adornamento da carroçaria. O design totalmente novo de todos os componentes de controlo das rodas, como as rótulas da direção e as barras de controlo transversais no eixo dianteiro, bem como a subestrutura específica do modelo e os suportes das rodas no eixo traseiro, visam apoiar a direção e aumentam a dinâmica lateral.
Mais dinamismo com a suspensão opcional AMG RIDE CONTROLA suspensão AMG RIDE CONTROL disponível como opção, permite amortecimento adaptativo controlado eletronicamente permitindo variar entre conforto e dinamismo. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda e em função do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O melhor funcionamento possível é sempre selecionado com base em vários dados como a aceleração ou a velocidade do veículo. As características da suspensão são modificadas através da seleção de um dos programas da transmissão Comfort, Sport ou Sport+.
A direção exibe assistência progressiva, ao passo que o sistema de travagem AMG, com pinças de travão prateadas e inscrição AMG preta no eixo dianteiro, permitem potência de travagem acrescida. O eixo dianteiro está equipado com pinças de travão fixas de 4 êmbolos e discos de travão em ferro fundido de 350 x 34 mm, enquanto o eixo traseiro integra pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo e discos de travão em ferro fundido de 330 x 22 mm.
Visualmente, diferencia-se pelas características adicionais como a grelha do radiador específica da AMG (utilizada pela primeira vez num modelo da série 35), o difusor dianteiro, o proeminente para-choques traseiro com sistema de escape duplo com ponteiras em formato redondo e o spoiler do tejadilho AMG na cor da carroçaria garantem um elevado nível de diferenciação. Há ainda um conjunto de jantes de liga leve AMG de 19 polegadas, 5 raios duplos, e ainda o sistema de travagem AMG de elevado desempenho com pinças de travão prateadas e inscrição AMG preta no eixo dianteiro para reforço da aparência desportiva. Ainda quanto a jantes, estão disponíveis mais três versões de jantes com dimensões desde 19 até 21 polegadas, cada uma em duas cores.
No interior, repete-se o conceito de infoentretenimento com foco nos dois grandes ecrãs horizontais no tablier, sendo que o MBUX, tecnologia desenvolvida pela Mercedes-Benz e estreada no Classe A, apresenta agora uma nova evolução, com a chegada em 2020 de controlos por gesto que se juntam assim aos comandos por voz do ‘hey Mercedes’. O condutor pode escolher também um volante AMG Performance opcionalmente, com botões configurados para o desempenho.
O novo GLB 35 4MATIC é o primeiro veículo compacto da Mercedes-AMG a disponibilizar opcionalmente uma terceira fila de bancos, constituída por dois bancos individuais adicionais, mais a regulação longitudinal da segunda fila de bancos e a funcionalidade Easy-Entry. A segunda fila de bancos pode ser repartida na proporção de 40:60. Os bancos na terceira fila acomodam passageiros com uma altura de até 1.68 metros. Os bancos podem ser arrumados quando não utilizados para ficarem rebatidos ao nível do piso do compartimento de bagagens de modo a permitirem um aumento da capacidade do compartimento de bagagens. Cada um está equipado com uma entrada USB de carregamento.
Ficha técnica
| Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC | |
| Motor | 2.0 litros, 4 cilindros em linha com turbocompressor de gases de escape |
| Cilindrada | 1991 cc |
| Potência | 306 CV às 5800-6100 rpm |
| Binário máximo | 400 Nm às 3000-4000 rpm |
| Sistema de transmissão | Tração integral variável AMG Performance 4MATIC |
| Caixa de velocidades | Caixa de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G |
| Consumo de combustível –
em ciclo combinado |
7.6-7.5 l l/100 km |
| Emissões de CO2 em ciclo combinado | 173-171 g/km |
| Classe de eficiência | C |
| Aceleração 0-100 km/h | 5.2 s |
| Velocidade máxima | 250 km/h |
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