A Mercedes-Benz vai ampliar a sua gama de veículos elétricos comerciais com a nova eSprinter, que propõe uma adição importante para os clientes profissionais que necessitam de maior sustentabilidade nos transportes numa era em que a transição energética é fundamental.

Com dois estilos de carroçaria, dois comprimentos e três diferentes baterias, a eSprinter é ainda oferecida com a possibilidade de ser base para conversões, tendo a marca alemã trabalhado na eficiência geral do conjunto para oferecer uma maior autonomia.

A nova eSprinter é resultado de um investimento de cerca de 350 milhões de euros por parte da Mercedes-Benz, com cerca de 50 milhões de euros a serem investidos em cada uma das três fábricas deste modelo, Düsseldorf, Charleston e Ludwigsfelde, com vista ao incremento da capacidade de produção. As duas últimas serão mesmo uma novidade, passando também a produzir este modelo.

A primeira variante, de painéis laterais, distância entre eixos mais longa e a maior bateria (113 kWh), será lançada na Europa no final deste ano, com as variantes chassis-cabine e outras opções de bateria a juntarem-se numa fase posterior. A capacidade de carga deste primeiro modelo à venda será de 14 metros cúbicos, podendo acomodar até 4.25 toneladas de peso.

A Mercedes-Benz aposta também na eSprinter para chegar a diferentes tipos de clientes graças à elevada possibilidade de personalização e conversões.

O veículo será baseado num conceito original composto por três módulos: o da frente e o de trás podem ser usados em todas as variantes disponíveis, independentemente da distância entre eixos e da capacidade da bateria, o que permite assim um aproveitamento máximo de componentes. O módulo para a bateria de alta voltagem está integrado no fundo do módulo dianteiro entre os eixos para não roubar espaço de carga e para baixar o centro de gravidade.

Já o módulo traseiro conta com o motor elétrico (e tração traseira), que conta com desenvolvimentos importantes tendo em vista um incremento da eficiência e da potência. O motor síncrono de íman permanente pesa apenas 130 kg e destaca-se pelos progressos na gestão térmica, surgindo disponível em duas variantes de potência, 100 kW/134 CV ou 150 kW/204 CV, com um binário máximo de até 400 Nm.

Já a bateria permite uma autonomia entre os 400 quilómetros (ciclo combinado WLTP) e os 500 quilómetros (ciclo urbano WLTP). Além da bateria inicial de 113 kWh, a Mercedes-Benz irá propor mais duas outras opções com 56 e 81 kWh, oferecendo assim diferentes escolhas consoante as necessidades dos clientes que venham a adquirir estes comerciais.

O carregador de bordo AC é de 11 kW, enquanto num posto de carga rápida admite até 115 kW, o que lhe permite repor de 10 a 80% do estado de carga em 28 minutos no caso da bateria de 56 kWh e em cerca de 42 minutos no caso da bateria de maior capacidade.

“O novo Mercedes-Benz eSprinter continua a nossa estratégia de forma consistente – ser o líder na mobilidade elétrica com as carrinhas comerciais mais desejáveis enquanto conseguimos um crescimento rentável e sustentável no mundo”, afirma Mathias Geisen, responsável da Mercedes-Benz Vans.

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