Mercedes-Benz GLB Concept: Um G em ponto pequeno

16/04/2019

A Mercedes-Benz aproveitou a sua presença no salão de Xangai para apresentar o Concept GLB, modelo que dá ideias muito precisas daquilo que será o futuro SUV compacto da marca alemã, que também poderá ser produzido na mesma plataforma do GLA. Ao contrário deste último, que promete maior compromisso com o dinamismo, o GLB dará primazia à robustez de condução e também ao espaço interior.

Apesar de pertencer à gama compacta de veículos, o GLB Concept tem dimensões já avantajadas, como atestam os 4634 mm de comprimento, os 1890 mm de largura e os 1900 mm de altura, o que lhe permite acomodar sete passageiros, graçãs à distância entre eixos generosa (2829 mm).

O exterior revela linhas distintivas, com um aspeto mais retangular nalguns pontos, mas igualmente musculado. Os faróis recorrem à tecnologia Multibeam LED, complementando uma imagem muito agressiva que aponta claramente para a sua capacidade ‘off-road’. A linha de cintura em crescendo domina a secção lateral, na qual a altura ao solo é elevada. O GLB Concept conta com proteção inferior que também confere robustez.

Já o interior fica marcado pela modularidade, mas também pela tecnologia, dispondo do já conhecido sistema MBUX para o infoentretenimento. Pelo lado da versatilidade, os encostos da fila do meio podem ser rebatidos em proporção 40:20:40, podendo também ser movimentadas em 140 mm na longitudinal para criar mais espaço para os passageiros da terceira fila (90 mm para a frente nesse caso e 50 mm ainda mais para trás no caso de ser preciso espaço adicional na segunda fila). O acesso à terceira fila faz-se com recurso a um sistema Easy-Entry.

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Sendo este um concept, também conta com um motor funcional. O GLB Concept recorre a um motor a gasolina (M 260) de quatro cilindros em linha com 224 CV de potência e 350 Nm de binário máximo em associação à caixa automática de dupla embraiagem 8G-DCT. Este motor foi trabalhado para oferecer o mínimo de fricção interna, além de contar com medidas específicas para melhorar a refrigeração e, logo, melhorar o processo de combustão interna. Este modelo conta, como não poderia deixar de ser, com sistema de tração integral 4MATIC.

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