A Mercedes-Benz voltou a ficar num lugar do pódio no mercado nacional de veículos ligeiros de passageiros, com um total de 11.383 automóveis registados no ano passado. Porém, ainda mais relevante para a marca alemã foi o facto de conseguir ficar com a liderança no segmento dos veículos eletrificados (híbridos Plug-in e 100% elétricos).

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, cujos efeitos foram sentidos a nível global em momentos distintos, e pela falta dos chips semicondutores, a Mercedes-Benz conseguiu manter a sua aposta nos eletrificados, com um crescimento de 23% face aos números de 2020.

Assim, na totalidade de 2021, a marca matriculou 4402 unidades deste género (do total de 11.383 veículos) contra os 3579 do ano passado. Atualmente, os veículos Plug-in e elétricos representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz.

O primeiro modelo 100% elétrico da Mercedes-EQ, o EQC, comercializado em Portugal desde o final de 2019, teve 132 unidades vendidas em 2021. O EQA 250 e o EQA 350 4MATIC, dois modelos lançados em 2021, foram um sucesso de vendas com 417 e 25 unidades matriculads, respetivamente, esgotando a quota disponível para Portugal.

Atualmente, de acordo com a Mercedes-Benz, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV, demonstrando a validade da aposta da marca alemã neste caminho que, no futuro, será 100% elétrico.

Para 2022, a Mercedes-EQ irá reforçar a sua oferta com a chegada ao mercado do novo EQB e EQE e da apresentação de novas propostas totalmente elétricas para futuro lançamento.

Compactos em maioria

Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados pelos clientes destaque para o Classe A com 3998 unidades comercializadas. No total, no segmento compacto, foram vendidos 6836 modelos, sendo este o segmento que representa maior sucesso de vendas no nosso país. Focando apenas na oferta PHEV do segmento compacto da Mercedes-Benz, do qual fazem parte o Classe A, Classe B, GLA, CLA e CLA Shooting Brake, foram comercializadas 1516 unidades em 2021.

Na gama média, o Classe C Limousine foi o modelo mais comercializado, com 617 unidades. Do Classe C Station foram comercializadas 596 unidades, do Classe C Coupé 25 e do Classe C Cabrio 18. Na vertente SUV, o GLC SUV comercializou 514 unidades e 698 unidades do Coupé. Nesta gama média (C e GLC) foram comercializadas 1402 unidades PHEV (um acréscimo de 7,7% em relação aos 1302 em 2020).

A família Classe E também se destacou pela positiva, com um volume de vendas nesta gama (que inclui os CLS e GLE) a atingir as 1353 unidades. Destaque para as vendas dos PHEV do Classe E, com oferta a gasolina e Diesel, que alcançaram as 529 unidades. Entre o GLE SUV e Coupé foram entregues 264 e 146 unidades, respetivamente, das quais 333 PHEV.

Por fim, o Classe S, comercializou 141 unidades. Para 2022, a chegada da motorização PHEV, a S580e, irá impulsionar a gama na rota da eletrificação, com uma autonomia 100% elétrica em redor dos 100 quilómetros. Neste segmento de luxo, o GLS comercializou 27 unidades.

Na parte da Mercedes-AMG foram comercializados 202 modelos desportivos em 2021 com destaque para um lançamento muito especial, o novo SL, previsto para entrar em comercialização em 2022. As vendas mais expressivas desta gama foram os modelos Classe A com 23 unidades, Classe G e Classe AMG GT4 com 21 unidades, cada, respetivamente.

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