Prosseguindo com a sua estratégia de eletrificação automóvel, a Mercedes-Benz anunciou que irá lançar um total de seis modelos 100% elétricos em 2021, ao abrigo da sua iniciativa estratégia ‘Ambition 2039’, com que pretende chegar à neutralidade carbónica. O primeiro a chegar será o EQA, cuja produção já se iniciou na fábrica alemã de Rastatt.

A marca alemã quer ser líder nos modelos elétricos e na criação de software para os seus veículos, estando a trabalhar de forma aturada nesses dois capítulos. Em 2022, o portefólio da Mercedes-Benz irá incluir oito modelos EQ, com a marca a integrar os seus automóveis 100% elétricos nas atuais fábricas de produção.

Em maio de 2019, deu-se o início da produção em série do EQC na fábrica de Bremen da Mercedes-Benz (escassos meses depois, a parceria sino-germânica Beijing Benz Automotive Co. Ltd. (BBAC) iniciou a produção do EQC para o mercado chinês), seguindo-se já este ano o arranque da produção do EQV, uma carrinha multifunções premium em Vitoria, no nordeste de Espanha.

Em 2021 prepara-se, porém, uma grande ‘avalanche’ de modelos elétricos EQ, com especial expectativa para os dois SUV compactos EQA e EQB. O EQA será apresentado a nível mundial a 20 de janeiro de 2021, sendo o primeiro modelo totalmente elétrico derivado deste segmento de compactos. A produção já se iniciou na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz, sendo construído na mesma linha de produção dos modelos compactos com motores convencionais e híbridos.

Isso significa que todos os cinco modelos produzidos em Rastatt são eletrificados: além do EQA totalmente elétrico, o Classe A, Classe A limo, o Classe B e o SUV compacto GLA também são produzidos na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz – com motor de combustão e com cadeia cinemática híbrida. A produção do EQA também será iniciada no ano 2021 na BBAC em Beijing para o mercado chinês.

A produção do EQB será iniciada em 2021 em duas fábricas da rede global de produção: na fábrica de Kecskemét, na Hungria, para o mercado mundial e na fábrica Germano-Chinesa BBAC em Beijing para o mercado local. A preparação da fábrica, incluindo a formação de trabalhadores e o trabalho de renovação, já está a decorrer. O EQB será o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série na fábrica da Hungria. O Classe A também será produzido em Kecskemét com uma cadeia cinemática híbrida plug-in, além da produção na fábrica de Rastatt da Mercedes-Benz, na Alemanha.

A produção do EQS, a primeira limusina de luxo elétrica da Mercedes-Benz, será iniciada no primeiro semestre de 2021, na Factory 56, nas instalações de Sindelfingen (Alemanha). Este modelo é o primeiro a utilizar a nova arquitetura elétrica para os modelos elétricos do segmento de luxo da Mercedes-Benz e será produzido ao lado do Mercedes-Maybach Classe S de forma totalmente flexível na mesma linha de produção.

Adicionalmente, a fábrica de Bremen da Mercedes-Benz irá iniciar a produção do EQE no segundo semestre de 2021. O EQE complementa, desta forma, o portefólio de modelos totalmente elétricos em duas fábricas. A fábrica de Pequim irá então produzir um total de quatro modelos Mercedes-EQ para o mercado local.

A fábrica de Tuscaloosa da Mercedes-Benz nos EUA também está a preparar a produção dos SUV EQE e EQS em 2022, que serão produzidos no futuro na mesma linha de produção dos SUV com cadeias cinemáticas convencionais e híbridas plug-in.

No plano de estratégia para a neutralidade carbónica e, como já foi apresentado anteriormente pela marca, será dada prioridade à produção de propulsores elétricos na rede global de produção de cadeias cinemáticas. Os sistemas de baterias de elevada eficiência também serão fabricados e montados na rede de produção.

Desta forma, em 2022, será produzido um total de oito modelos elétricos Mercedes-EQ em sete locais de três continentes.

Rede global de produção de baterias será chave para o sucesso

As baterias dos veículos elétricos Mercedes-EQ são fornecidas por uma rede global de produção de baterias em três continentes, assumindo-se como um fator-chave para o sucesso da ofensiva elétrica da marca. Duas fábricas em Kamenz, na Alemanha, já produzem sistemas de bateria para modelos híbridos, híbridos plug-in e elétricos desde 2012. A segunda fábrica de baterias nestas instalações começou a funcionar em 2018 e tem produzido os sistemas de bateria do EQC desde 2019.

Foi projetada desde o início para ser uma fábrica neutra em emissões de CO2 e combina, entre outros, energia solar, energia geotérmica e uma central de produção combinada de calor e de energia elétrica. Os sistemas de bateria para o EQA também foram lançados recentemente da linha de produção nestas instalações. Desde o início da produção na Accumotive, mais de um milhão de baterias de iões de lítio para modelos elétricos, híbridos plug-in e sistemas elétricos de 48 V foram produzidas na fábrica de Kamenz.

A Mercedes-Benz e a BAIC estabeleceram conjuntamente uma fábrica de produção local de baterias nas atuais instalações do Yizhuang Industrial Park em Pequim, China. A produção de sistemas de bateria para o EQC começou nesta fábrica em 2019. Com o início da produção do EQA, EQB e o EQE, a fábrica irá produzir sistemas de bateria para um total de quatro modelos Mercedes-Benz EQ a partir do início de 2021.

Em Jawor, na Polónia, já se iniciou a produção de baterias de modelos híbridos plug-in para o Classe C, Classe E e Classe S. No próximo ano, a fábrica irá expandir o seu portefólio para incluir sistemas de bateria para os modelos compactos da marca Mercedes-EQ, designadamente o EQA e o EQB.

No futuro, nas instalações de Untertürkheim na Alemanha, duas fábricas irão produzir sistemas de bateria. As preparações finais para produção de sistemas de bateria para o EQS, que é fabricado na proximidade de Sindelfingen e cujo início da produção está previsto para o primeiro semestre de 2021, já estão a decorrer na fábrica de Hedelfingen. O sistema de bateria para o EQE também será produzido em Hedelfingen. Atualmente está a ser construída outra fábrica nas instalações de Brühl, que irá produzir sistemas de bateria para os modelos híbridos plug-in da Mercedes-Benz a partir de 2022. Os trabalhos de construção do edifício já estão concluídos. A fábrica de baterias em Brühl será equipada com o correspondente equipamento nos próximos meses.

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