O Actros foi eleito Camião do Ano Internacional 2020 pela imprensa especializada no setor dos veículos pesados, tornando-se assim na marca com mais triunfos neste galardão – nove.
O júri, composto por 24 jornalistas europeus, incluindo também de Portugal, elegeu o camião da Mercedes-Benz como o melhor pela quinta vez, batendo os dois outros finalistas na fase decisiva, o Iveco S-Way e o Volvo FH I-Save.
A valorizar a prestação do Actros estiveram as suas capacidades tecnológicas e técnicas que lhe valeu um total de 121 pontos. Consolidando as vertentes já apresentadas em gerações anteriores deste camião, a Mercedes-Benz foi distuinguida por introduzir melhorias substanciais em áreas fundamentais, como a de condução parcialmente automatizada Active drive Assist (incluindo progressos em matéria de controlo de transmissão), interface homem-máquina e outros sistemas de segurança de ponta.
Entre os elementos destacados contaram-se o cockpit multimédia, o sistema de câmaras no lugar de espelhos retrovisores (MirrorCam) e sistema de travagem assistida de quinta geração, o Active Brake Assist.
O Presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini, considerou que “com a introdução do novo Actros, a Mercedes-Benz trouxe um camião bastante moderno para as nossas estradas que marca o caminho para a obtenção de condução autónoma no futuro”.

O prémio foi entregue ao Professor Uwe Baake, diretor de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, em Lyon, França.
O Mercedes-Benz Actros sucede, assim, ao Ford F-Max, que havia sido o eleito no ano passado, ajudando a marca alemã a tornar-se na mais bem-sucedida neste troféu, com os já referidos nove triunfos. Já o Actros sobressai pela quinta vez, tendo o primeiro galardão chegado em 1997.







































