A Mercedes-Benz surgiu em Munique com uma mão cheia de novidades, algumas das quais já esperadas, como é o caso do EQB, versão 100% elétrica do GLB, com que partilha muitos dos componentes, mas numa visão de mobilidade elétrica para a família.

Tal como sucedeu anteriormente com o EQC e com o EQA, o novo EQB recorre a uma plataforma já conhecida, adaptada do modelo de combustão interna, embora o aproveitamento inteligente do espaço tenha permitido manter a possibilidade de levar até sete ocupantes a bordo, graças a uma terceira fila de bancos para pessoas de até 1,65 metros de altura ou cadeirinhas de bebé.

É também um dos poucos modelos elétricos no mercado a conseguir oferecer aquela mesma característica, sendo esse um dos seus argumentos. Quanto a dimensões, mede 4684 mm de comprimento, 1834 mm de largura e 1667 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2829 mm, o que lhe garante vantagens de habitabilidade e de arrumação. Opcionalmente, a segunda fila de bancos pode ser movimentada longitudinalmente em 140 mm, enquanto os encostos podem ser reclinados em diferentes ângulos. Já a bagageira pode chegar aos 1710 litros com as duas filas traseiras rebatidas.

A gama será composta inicialmente por duas versões, ambas com tração integral e configuração de motor elétrico assíncrono no eixo dianteiro e síncrono permanente no eixo traseiro. A versão de entrada por enquanto será a EQB 300 4Matic com 168 kW (225 CV) de potência combinada e 390 Nm de binário. Acelera dos zero aos 100 km/h em 8,0 segundos, para uma velocidade máxima limitada de 160 km/h. Já a versão EQB 350 4Matic debita um total de 215 kW (288 CV) e 520 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos. Em ambos os casos, a bateria tem uma capacidade utilizável de 66.5 kWh, com autonomias iguais de 419 quilómetros em ciclo misto WLTP.

A Mercedes-Benz prevê ainda o lançamento de uma versão de tração dianteira posteriormente, bem como uma versão de longo alcance.

Num posto de carga rápida de até 100 kW (potência máxima de carregamento), a bateria pode recarregar de 10 a 80% em apenas 32 minutos, enquanto numa wallbox AC de pelo menos 11 kW, o carregamento de 10 a 100% decorre em 5h45m.

Processos já conhecidos de gestão energética, como a regeneração de energia cinética nas desacelerações ou a tecnologia de Navegação com Inteligência Elétrica, que tem em conta diversos fatores para planear a rota mais eficiente, incluindo paragens para carregamento, reagindo de forma dinâmica a situações como engarrafamentos. Permite também gerir a temperatura da bateria para prever os carregamentos rápidos.

O EQB será o primeiro modelo elétrico a ser produzido na fábrica de Kecskemét, enquanto os modelos destinados ao mercado chinês serão produzidos localmente.

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