/MG4 EV estreia plataforma de nova geração para os novos modelos da marca

MG4 EV estreia plataforma de nova geração para os novos modelos da marca

A MG revelou as imagens do seu novo modelo 100% elétrico, o MG4 EV, que estreia uma plataforma inovadora daquela marca e que deverá chegar aos diversos mercados em que está presente até ao final do ano.

Com lançamento previsto para setembro (no Reino Unido), o MG4 EV recorre à nova plataforma MSP (Modular Scalable Platform), a qual irá servir de base aos modelos de próxima geração da MG, adaptando-se a diferentes dimensões e tipologias de automóveis, desde compactos a desportivos com distâncias entre eixos possíveis de 2650 mm a 3150 mm.

Estilisticamente, o MG4 EV parece combinar alguns traços identificativos com o Kia EV6 na dianteira com o perfil de farolins do Toyota Yaris Cross atrás, numa silhueta robusta e pensada para oferecer baixo atrito aerodinâmico.

A marca revelou ainda a nova estrutura integrada de bateria com uma altura de apenas 110 mm, o que ajuda a manter um baixo centro de gravidade e a melhorar o espaço a bordo, com a MG a apontar que o MG4 EV terá tração traseira e distribuição de peso equitativa entre os dois eixos (50:50).

A plataforma foi desenvolvida ainda com o intuito de maximizar a eficiência da bateria, graças a esforços de redução de peso, com a bateria a poder ser modular de forma a variar a sua capacidade e autonomia consoante o modelo ou variante de equipamento em questão. Inicialmente, de acordo com a MG, as baterias terão capacidades de 51 kWh até aos 64 kWh, para autonomias superiores a 350 quilómetros.

Outro dos aspetos destacados pela MG é o de esta nova plataforma permitir a integração de tecnologias futuras como a de sistemas de troca de baterias, com eletrónica passível de ser atualizada por via remota ‘Over-the-Air’ ao longo do seu ciclo de vida, o que garante a sua atualidade.

No entanto, a MG não revelou quaisquer dados de características técnicas quanto a potências em concreto ou dimensões específicas do MG4 EV.

A MG pretende dar continuidade a uma filosofia de expansão de mercados e do número de modelos à venda, pelo que a estreia da plataforma MSP é vista como uma condição fundamental para que tal aconteça.