A MINI está a ultimar os detalhes do novo Aceman, um modelo compacto 100% elétrico que será revelado ainda este ano e que será posicionado entre o Cooper e o Countyman.

Com 4075 mm de comprimento, 1754 mm de largura e 1495 mm de altura, o MINI Aceman será o terceiro modelo autónomo da nova família MINI totalmente elétrica, encontrando-se atualmente a superar os rigorosos testes de resistência e de validação que é comum aos protótipos.

O novo Aceman tem carroçaria de quatro portas e distingue-se por um grande portão traseiro, além de um interior que pode acomodar cinco passageiros apesar das suas dimensões bastante compactas. O design do modelo recém-desenvolvido está em linha com o princípio básico da marca: muito espaço interior com as menores dimensões externas possíveis.

O novo Aceman só estará disponível em versão totalmente elétrica, sabendo-se já que a sua bateria terá uma capacidade de 54.2 kWh. Os restantes detalhes apenas serão revelados numa fase posterior.

Depois de já ter completado com sucesso os testes no Círculo Polar Ártico, o crossover está a completar os testes finais no deserto. Para além das características tradicionais, como a dinâmica e o conforto de condução, a equipa de testes está a concentrar-se nos aspetos exigentes de um veículo elétrico, nomeadamente, na área da refrigeração e correto funcionamento dos sistemas de ar condicionado, carregamento e arrefecimento da bateria. Para o efeito, os dispositivos de acionamento e de controlo são intensamente testados até 50° C na areia poeirenta do deserto.

“O MINI Aceman totalmente elétrico abre novas oportunidades para os clientes que pretendem um crossover mais pequeno do que o nosso bem sucedido MINI Countryman. A eletrificação consistente do nosso portfólio de produtos faz uma declaração clara sobre o futuro da marca MINI”, afirma Stefanie Wurst, diretora da MINI.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.