Se o Ford GT já é um superdesportivo de grande exclusividade, a marca americana acaba de anunciar uma variante ainda mais especial, em que a leveza dos materiais exóticos como a fibra de carbono ganham preponderância.

O Ford GT Carbon Series inspira-se diretamente no universo da competição, sendo que ao contrário desse, este Carbon Series pode deixar o circuito e passar para a estrada, levando o seu condutor calmamente até casa.

A ‘dieta’ face ao modelo de base não é muita, o que demonstra o quão avançada é já a conceção desse, mas a Ford conseguiu reduzir em 18 kg o peso total, graças a elementos como as jantes em fibra de carbono, o escape em titânio, as porcas das rodas em titânio e capot traseiro em policarbonato, com ventilação adicional.

Os engenheiros da Ford adicionaram apenas as soluções de conveniência estritamente necessárias – ar condicionado, rádio e SYNC 3 – para os clientes que preferem conduzir o carro nas pistas e no regresso a casa, com todo o conforto. Em simultâneo, também definiram bem os limites de peso, com a remoção dos suportes para copos e o espaço de arrumação lateral do banco do condutor.

Apresenta secções em fibra de carbono mais expostas do que em qualquer outro modelo anterior, juntamente com cores fortes (opcionais), para se demarcar de toda a restante gama, bem como a sua apetência pela condução em circuito. O exterior revela duas faixas em fibra de carbono, a condizer com os pilares A e os painéis inferiores da carroçaria, a que se juntam as jantes em fibra de carbono brilhante. O interior apresenta fibra de carbono mate nas soleiras, saídas da ventilação e consola central.

Os clientes têm à sua escolha quatro fortes cores – prata, laranja, vermelho ou azul – para as capas dos retrovisores, faixas centrais e pinças dos travões. Esta versão Carbon Series apresenta, também, um padrão exclusivo nos bancos, com costuras em cor prata (também presentes no volante), bem como patilhas no volante em anodizado brilhante e um emblema exclusivo no painel de instrumentos.

Os candidatos aprovados podem, a partir de agora, encomendar o seu Ford GT Carbon Series. A produção prevista é de aproximadamente uma unidade por semana. A Ford vai também abrir o processo final de candidaturas à aquisição do modelo, em mercados globais selecionados, no próximo dia 8 de novembro. Os potenciais compradores podem submeter as suas candidaturas em www.FordGT.com ao longo de 30 dias.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.