A NIO revelou um novo modelo para a Europa, na forma de uma carrinha 100% elétrica, a ET5 Touring, pensada para as famílias ‘ativas’ e com um foco na tecnologia muito claro.

Pensada para um cliente que aprecia visual dinâmico, qualidade e espaço funcional a bordo, o ET5 Touring foi revelada hoje como uma aposta da marca chinesa para o Velho Continente, onde este tipo de carroçaria continua a ter uma importância relevante, não obstante o crescimento dos SUV.

Assim, com base na berlina ET5, a carroçaria foi alongada, para atingir assim um valor de 450 litros de bagageira (a que se juntam ainda mais 42 litros adicionais sob o piso da mala atrás), sem prejudicar a eficiência aerodinâmica, com um valor de arrasto de 0.25 Cd. Com o rebatimento dos bancos traseiros, o valor pode aumentar para 1300 litros. O spoiler traseiro na parte superior da tampa da bagageira confere estilo e tem efeito prático na aerodinâmica.

A marca garante ainda que prestou grande atenção ao espaço a bordo, sobretudo nos lugares posteriores, dando mais amplidão para as pernas dos passageiros, tirando partido de 2888 mm de distância entre eixos. Num detalhe pensado para os utilizadores com um estilo de vida mais desportivo, a NIO recorreu a tecidos fáceis de limpar para o interior, dispondo ainda de uma lanterna portátil amovível na bagageira.

O tejadilho panorâmico mede 1,32 metros de comprimento, com função de escurecimento ‘inteligente’ bem como proteção até 99,99% dos raios UV prejudiciais à saúde e 80% de isolamento contra o calor. Com dez cores de carroçaria inspiradas no céu, quatro temas interiores inspirados em superfícies terrestres, o NIO ET5 Touring promete assim ser suficientemente personalizável para os gostos dos clientes europeus. As jantes variam entre as 19 e as 20 polegadas.

Condução desportiva

Um dos objetivos dos engenheiros da NIO foi a criação de uma experiência de condução ao estilo dos condutores da Europa, tirando partido de características como a distribuição de peso equitativa (50/50) entre a dianteira e a traseira e do baixo centro de gravidade. A suspensão conta com esquema de cinco braços nos dois eixos para oferecer um maior equilíbrio entre controlo e conforto.

Ao nível da motorização, esta carrinha recorre a um sistema de duplo motor para tração integral, com 150 kW/204 CV do motor dianteiro e 210 kW/286 CV do motor traseiro. A potência combinada é de 360 kW/489 CV, podendo assim acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,0 segundos.

O modelo terá duas baterias à disposição, uma de 75 kWh com autonomia WLTP de até 435 quilómetros e, outra, de 100 kWh, com autonomia WLTP de até 560 quilómetros. Recorde-se que a NIO acredita no seu programa de estações de troca de bateria através de um sistema de subscrição ‘Battery-as-a-Service’ que permitirá, em apenas cinco minutos, trocar a bateria do veículo em mais de 400 mil pontos na Europa.

O sistema de travagem de alta performance com quatro pistões permite, de acordo com a NIO, travar de 100 km/h até à imobilização em apenas 33,9 metros.

De resto, a segurança é também um ponto a ter em conta, com diversos sistemas de assistência de nova geração (num total de 23 de série), com base no conjunto NIO Aquila Super Sensing com até 33 sensores de alta performance. Em combinação com o LiDAR de alta resolução, o ET5 Touring beneficia de condições para uma condução semiautónoma melhorada. Todos os NIO ET5 Touring recorrem a um centro de processamento NIO Adam Super Computing com quatro chips NVIDIA Drive Orin X e 1016 TOPS de poder de processamento. As atualizações de software e de firmware estão garantidas.

Nota, ainda, para a combinação de dois ecrãs no habitáculo, um de instrumentação com 10.2” e outro de 12.8” para o sistema de infoentretenimento com assistente virtual por inteligência artificial e para o sistema de som premium 7.1.4 Dolby Atmos com 23 altifalantes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.