A marca japonesa parece estar preparada para elevar a fasquia do conforto no habitáculo dos seus automóveis, tornando-o num espaço melhor insonorizado, logo mais silencioso e confortável. E até energeticamente mais eficiente. Tudo graças a um novo material que está a desenvolver, especificamente para utilizar no processo de isolamento acústico.
Descrito pelos engenheiros da Nissan como um meta-material acústico, o novo composto combina uma estrutura reticular e película plástica para controlar as vibrações do ar e limitar a transmissão de ruído de banda larga (500-1200 hertz), tal como o ruído da estrada e do motor.
Atualmente, a maioria dos materiais utilizados para isolar essa faixa de frequência consiste principalmente em placas de borracha, que é pesada. O novo meta-material acústico do emblema japonês pesa um quarto desse valor e, ao mesmo tempo, oferece o mesmo grau de isolamento sonoro.
A Nissan iniciou a sua pesquisa de tecnologia de meta-materiais em 2008, quando eram utilizados em antenas de alta sensibilidade usadas em investigação de ondas eletromagnéticas. Depois, o fabricante trabalhou para aumentar a aplicabilidade da tecnologia de meta-material para incluir barreiras a ondas sonoras, o que resultou na invenção bem-sucedida do meta-material acústico.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.