Esta tecnologia visa oferecer um compromisso mais desportivo para os modelos elétricos da Nissan, que ganham maior disponibilidade em termos de entrega de potência graças à adição de um segundo motor elétrico, podendo dessa forma suportar tração aos dois eixos de forma “equilibrada e previsível”, de acordo com a Nissan.
“A tecnologia de controlo e-4ORCE de motor duplo de tração integral oferecer comportamento preciso e estabilidade, que dá ao condutor uma maior confiança e ainda maior excitação do que antes”, explicou Takao Asami, diretor de pesquisa e de engenharia avançada da marca japonesa, que revelou este sistema na edição deste ano da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES). “Esta tecnologia permite excelente performance em curva, tração em superfícies escorregadias e um comportamento confortável para todos os passageiros”, complementou.
A origem do sistema agora revelado remonta ao desenvolvimento do sistema de repartição de binário ATTESA E-TS do GT-R e à evolução do sistema 4×4 do Patrol. Um dos benefícios desta tecnologia reside na capacidade de regenerar energia dos dois eixos, assim minimizando o afundamento da dianteira em situações de travagem, para maior conforto dos ocupantes. Paralelamente, em estradas com bastante ressaltos e em aceleração, o controlo do motor é otimizado para manter o conforto através da contenção dos movimentos da carroçaria.
A primeira aplicação deste sistema está visível no CES na forma do Ariya Concept, mas também numa unidade de testes equipada com este sistema presente em Las Vegas.