Mas qual será a fórmula para acertar em cheio na hora de batizar um carro novo: letras, números, nomes de cidades ou de personagens mitológicas? A empresa de leasing Vanarama foi à procura de respostas e descobriu que nomes como Leon, Focus, Astra têm o dobro de probabilidade de serem mais lembrados por um cliente do que qualquer designação numérica, como as que utiliza, por exemplo, a Peugeot nos seus automóveis.
O estudo contou com a participação de 500 britânicos, inquiridos sobre 253 modelos de 45 marcas diferentes, para aferir que tipo de designação tem mais eficácia perante o consumidor e perdura mais facilmente na memória coletiva. Designações alfanuméricas parecem ser as menos aconselháveis, como prova o catálogo da Ferrari.
De acordo com a estatística, são muito mais facilmente recordados nomes como Enzo (22%), California (13%) e LaFerrari (12%), comparativamente às designações com números na gama, como são o 812 (9%) 488 (7%) ou F8 (6%).
Dentro dos nomes, o estudo permite concluir que os de regiões e localidades (que é o modelo usado pela Seat) são os mais eficazes, embora o pódio dos mais facilmente recordados esteja ocupado por Ford Fiesta, Volkswagen Golf ou Range Rover Evoque.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
