A estreia oficial do 408 é o grande ponto de destaque da Peugeot no Salão de Paris de 2022. Este novo modelo adota uma carroçaria ‘fastback’ mais desportiva, estando também já prometida uma versão elétrica para 2024/25.

O novo 408 surge também numa interessante exposição artística, denominada ‘La Sphère’, ou seja, a esfera, que coloca um dos automóveis dentro de uma grande esfera transparente com mais de seis metros de altura. Rotativa, a esfera permite observar o 408 de todos os ângulos.

Porém, esse é apenas um dos pontos de interesse do espaço da marca francesa, sendo o próprio 408 o principal destaque. Embebendo um estilo agressivo que evolui os códigos linguísticos da marca francesa, o novo 408 surgirá com um novo conceito e um reforço da eletrificação, com motorizações plug-in híbridas de 180 CV e de 225 CV, permitindo uma utilização sem emissões por mais de 50 quilómetros.

Também confirmado foi o lançamento de uma versão 100% elétrica do 408 para 2024/25, com Carlos Tavares, CEO do Grupo Stellantis, a confirmar que este novo modelo será produzido juntamente com o e-308 na fábrica de Mulhouse. No total, serão produzidos 12 modelos elétricos nesta fábrica, com uma capacidade produtiva de um milhão de veículos em 2024.

Num reforço da sua aposta em França, o CEO português indicou que os principais componentes elétricos (motores elétricos, caixas de velocidades e-DCT e baterias) serão produzidos em sete pontos de França com tecnologia francesa.

Novas soluções eletrificadas no 3008 e 5008

Em termos de eletrificação, a Peugeot prevê que 100% de todos os seus modelos vendidos na Europa em 2030 sejam 100% elétricos, ou seja, cinco anos antes dos regulamentos europeus respeitantes às normas de vendas de automóveis com motor de combustão. Já a partir de 2023, todos os modelos terão uma versão eletrificada – seja híbrida, 100% elétrica ou alimentada por hidrogénio.

No próximo ano, os 3008 e 5008 serão os primeiros modelos do Grupo Stellentis a receber um novo sistema híbrido de 136 CV que será capaz de baixar o consumo de combustível em até 15%. E além dos e-308 e e-308 SW, o novo e-208 também fará parte do plano de lançamentos na Europa, com um motor elétrico de 115 kW/156 CV (mais 15% de potência) e uma bateria de nova geração, além de uma série de outras medidas que, desde 2021, melhoraram a eficiência deste compacto, com mais de 400 quilómetros de autonomia.

Por fim, o 9X8 Hybrid de competição também adorna o espaço da Peugeot em Paris, servindo como montra da competência tecnológica da marca francesa. Híbrido e com uma componente aerodinâmica particularmente inovadora, ao dispensar a asa traseira comum nos protótipos de Le Mans, este modelo prepara o ataque da marca às 24 Horas de Le Mans de 2023.

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