Desenvolvido pela Autoliv, o novo airbag dianteiro central tem como objetivo evitar choque de cabeças entre os ocupantes em caso de acidente.

O dispositivo está instalado nos encostos dos bancos do automóvel, podendo ativar-se me milésimos de segundo quando o sistema deteta um embate. Os estudos já realizados indicam que o novo airbag “Front Center” pode reduzir até 80% as lesões causadas por passageiros que colidem entre si na sequência de um acidente de viação. Se o veículo circula comum único ocupante nos lugares dianteiros, este airbag oferece uma proteção melhorada para o condutor, evitando que seja projetado contra a porta, mas também impedindo que seja atingido por estilhaços ou outro tipo de componentes soltos pelo impacto.

O novo equipamento, segundo informou a companhia em comunicado, será instalada em 19 modelos de automóveis já a partir deste ano, sem que se conheça ainda a lista de automóveis contemplados.

Colisão entre ocupantes nas contas do EuroNCAP

Em caso de embate lateral, os ocupantes de um automóvel são projetados com violência em direção ao passageiro do lado, movimento que originar lesões graves no peito e na zona da cabeça. E este tipo de impactos até bastante comuns em acidentes de viação estão agora debaixo do radar do EuroNCAP, que passou a incluir mais este item nos seus relatórios de segurança desde 1 de janeiro de 2020.