Nesta nova geração, o estilo mantém-se semelhante ao do modelo anterior, preconizando unicamente uma evolução na continuidade em vez de uma revolução. Nada que surpreenda quem já está habituado à filosofia estética da Audi.
Porém, a maior evolução está no chassis e estrutura, recorrendo agora à plataforma MQB, com estrutura em aço moldado a quente e metais de ultra elevada rigidez para melhorar a rigidez estrutural e a segurança. Só os aços representam 26% do peso total da carroçaria.
Nas dimensões, embora tenha perdido 5 mm na altura exterior, ganha 96 mm em comprimento e 77 mm na distância entre eixos, proporcionando uma maior habitabilidade (um dos objetivos da marca foi o de melhorar o espaço atrás) e maior capacidade da bagageira, com 530 litros de bagageira (mais 70 do que antes).
Para valorizar esse espaço, o novo Q3 dispõe de banco traseiro deslizante em 150 mm longitudinalmente, podendo gerar uma capacidade de 620 litros com os cinco lugares mais chegados mais à frente, ou ao máximo de 1525 litros. A distância ao solo é de 140 mm.
No interior, replica o estilo de outros modelos, contando com um painel de instrumentos digital de 10.25 configurável. No entanto, pode ainda dispor do Audi virtual cockpit de 12.3″ como opcional.Na consola central, impera o ecrã touch de 8,8″ de série que pode chegar aos 10,1″com o sistema ‘navigation plus’. De resto, construção e montagem impecáveis.
Gama de motores
Quanto aos motores, a Audi deposita as suas esperanças na versão de acesso a gasolina 1.5 TFSI de 150 CV com caixa manual (caixa automática de dupla embalagem S tronic opcional por 2070 euros) para o 35 TFSI e na versão turbodiesel 2.0 TDI de 150 cv para o 35 TDI S tronic com caixa automática. A gama fica completa para já com a versão 40 TDI Quattro S tronic com motor 2.0 TDI de 190 CV e caixa automática.
Entre o equipamento disponível como opção, destaque para a suspensão opcional desportiva ou com amortecedores adaptativos que variam consoante o Audi drive select (com modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency, Off-road e Individual). Para o Off-road dispõe de hill descent control, em associação ao sistema Quattro de tração integral para capacidades reforçadas.
PREÇOS
Q3 35 TDi S tronic 150 cv: 49.000€
Q3 40 TDI quattro S tronic 190 cv: 60.000€
Q3 35 TFSI manual 150 cv: 42.000€ (S tronic 2070€)
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
