Novo Audi Q3: Renovação completa e merecida

27/04/2019

Modelo de grande sucesso na Audi, o Q3 renova-se inteiramente por fim (a geração anterior datava de 2011 com atualizações de circunstância em diferentes anos), assumindo-se como uma proposta SUV que a marca de Ingolstadt classifica como um modelo “mais atrativo, mais espaçoso e com foco na digitalização”.

Nesta nova geração, o estilo mantém-se semelhante ao do modelo anterior, preconizando unicamente uma evolução na continuidade em vez de uma revolução. Nada que surpreenda quem já está habituado à filosofia estética da Audi.

Porém, a maior evolução está no chassis e estrutura, recorrendo agora à plataforma MQB, com estrutura em aço moldado a quente e metais de ultra elevada rigidez para melhorar a rigidez estrutural e a segurança. Só os aços representam 26% do peso total da carroçaria.

Nas dimensões, embora tenha perdido 5 mm na altura exterior, ganha 96 mm em comprimento e 77 mm na distância entre eixos, proporcionando uma maior habitabilidade (um dos objetivos da marca foi o de melhorar o espaço atrás) e maior capacidade da bagageira, com 530 litros de bagageira (mais 70 do que antes).

Para valorizar esse espaço, o novo Q3 dispõe de banco traseiro deslizante em 150 mm longitudinalmente, podendo gerar uma capacidade de 620 litros com os cinco lugares mais chegados mais à frente, ou ao máximo de 1525 litros. A distância ao solo é de 140 mm.

No interior, replica o estilo de outros modelos, contando com um painel de instrumentos digital de 10.25 configurável. No entanto, pode ainda dispor do Audi virtual cockpit de 12.3″ como opcional.

Na consola central, impera o ecrã touch de 8,8″ de série que pode chegar aos 10,1″com o sistema ‘navigation plus’. De resto, construção e montagem impecáveis.

Gama de motores

Quanto aos motores, a Audi deposita as suas esperanças na versão de acesso a gasolina 1.5 TFSI de 150 CV com caixa manual (caixa automática de dupla embalagem S tronic opcional por 2070 euros) para o 35 TFSI e na versão turbodiesel 2.0 TDI de 150 cv para o 35 TDI S tronic com caixa automática. A gama fica completa para já com a versão 40 TDI Quattro S tronic com motor 2.0 TDI de 190 CV e caixa automática.

Entre o equipamento disponível como opção, destaque para a suspensão opcional desportiva ou com amortecedores adaptativos que variam consoante o Audi drive select (com modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency, Off-road e Individual). Para o Off-road dispõe de hill descent control, em associação ao sistema Quattro de tração integral para capacidades reforçadas.

No que diz respeito aos sistemas de assistência à condução, tem diversos itens como o Front Assist ou o assistente de manutenção de faixa para um leque muito completo, a que se junta ainda a câmara 360 graus e os faróis Matrix LED.

PREÇOS

Q3 35 TDi S tronic 150 cv: 49.000€

Q3 40 TDI quattro S tronic 190 cv: 60.000€

Q3 35 TFSI manual 150 cv: 42.000€ (S tronic 2070€)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.