Polarizando gostos, a nova geração do BMW Série 4 Coupé foi revelada hoje, demarcando-se pela grande grelha dianteira, que replica a do Concept 4 apresentado há algum tempo. O novo modelo germânico procura, sobretudo, revelar um maior lado emocional com um desenho expressivo, que não deixará de ser polémico pela interpretação do tradicional ‘rim’ da BMW. Chega ao mercado em outubro.

A nova geração tem o nome de código G22 e assenta na nova plataforma CLAR, que permite soluções de tração traseira e integral xDrive, que serão também pontos de honra do novo BMW Série 4 Coupé. Aproveitando esta nova arquitetura, este coupé revela um aspeto compacto e, ao mesmo tempo, bastante dinâmico, tirando até alguma inspiração do luxuoso Série 8 Coupé, sobretudo na secção traseira.

O visual coupé é ainda acentuado pela linha de tejadilho baixa, mais inclinada a partir do pilar B, descendo depois rumo à bagageira (mais elevada), sem molduras das portas e com janela traseira quase a toda a extensão do pilar C, bastante inclinado.

Com 4768 mm de comprimento (mais comprido em 128 mm do que o seu antecessor), 1852 mm de largura (mais 27 mm) e 1383 mm de altura (mais 6 mm), o Série 4 Coupé tem ainda uma distância entre eixos de 2851 mm (mais 41 mm), beneficiando de um compartimento da bagageira com 440 litros – mais 30 litros.

Face ao Série 3 tem maior largura de vias e é mais baixo em 7 cm, contando também com um acerto de chassis próprio, que o diferencia da berlina de quatro portas. A estrutura do chassis e as tecnologias embarcadas são também específicas deste modelo, com elementos estruturais para incrementar a rigidez estrutural, sobretudo em curva. O centro de gravidade é 21 mm mais baixo do que no Série 3, enquanto medidas de otimização de peso e na construção do chassis permitiram uma distribuição de peso ideal de 50/50 entre os dois eixos.

Interior tecnológico e familiar

O interior, de resto, não esconde as suas semelhanças com a atual geração do Série 3, do qual deriva este novo modelo de duas portas, ainda que possa contar com opções de revestimento específicas. Destaque, também, para os muitos apontamentos tecnológicos, como são os exemplos do painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas e para o ecrã tátil central opcional de 8.8 polegadas para o novo sistema de infoentretenimento Live Cockpit Plus, mais conectado e com novas valências de integração online (opcionalmente, pode receber ecrã tátil de 12.3 polegadas). A conexão aos smartphones e sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay estão também garantidos.

Outra funcionalidade é o sistema head-up display que alberga uma área 70% maior em frente ao condutor. Existe ainda uma funcionalidade de visualização 3D da área envolvente no painel de instrumentos – em opção com o BMW Live Cockpit Professional – com gráficos do veículo e da estrada à sua volta.

A tecnologia de iluminação LED está igualmente disponível neste novo BMW Série 4 Coupé, sendo de série. Opcionalmente, a BMW propõe sistema LED Adaptive com iluminação adaptativa e tecnologia BMW Laserlight.

Variante de topo eletrificada

No campo das motorizações, a marca apostará em versões a combustão de quatro e de seis cilindros em linha e na tecnologia Mild Hybrid de eletrificação com base em sistema de 48 volts, que estará presente na unidade mais potente por enquanto (faltará a M4), a M440i xDrive Coupé, e nos motores Diesel.

Quanto ao motor mais potente, do M440i xDrive Coupé, trata-se de bloco 3.0 a gasolina de seis cilindros em linha com 374 CV de potência, sendo o sistema de 48V uma forma de incrementar a eficiência e, ao mesmo tempo, assegurar as prestações intensas (consumo médio de 6,8-7,1 l/100 km e emissões CO2 de 155-163 g/km). Além desse, existirão ainda dois motores de quatro cilindros a gasolina e um Diesel, além de dois blocos turbodiesel de seis cilindros em linha, mas estes apenas em março de 2021. Todos os motores a gasóleo terão a ajuda do sistema mild-hybrid de 48 volts que proporciona 8 kW/11 CV de potência adicional. Todos os motores Diesel têm agora tecnologia turbo de duplo estágio.

Todas as variantes deste novo Série 4 Coupé surgem com caixa automática Steptronic de oito velocidades, embora os clientes possam encomendar uma variante mais desportiva, a Steptronic Sport, também de oito velocidades, com uma nova função Sprint, para acelerações mais intensas. Já o sistema de tração integral xDrive estará presente em duas versões a partir do lançamento e em quatro a partir de março de 2021.

Gama completa

Para a entrada, a BMW reservou o 420i Coupé, com motor a gasolina de quatro cilindros e 184 CV (300 Nm de binário), que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,5 segundos para uma velocidade máxima de 240 km/h. Ainda nas opções a gasolina de quatro cilindros o 430i Coupé, com 258 CV (400 Nm de binário), que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,8 segundos para uma velocidade de ponta de 250 km/h. No topo da cadeia, o já referido M440i xDrive Coupé, que debita os 374 CV (500 Nm) e acelera dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos para velocidade máxima de 250 km/h.

Nas vertentes Diesel, a gama começa com o 420d Coupé, com motor de quatro cilindros e sistema híbrido de 48V (8 kW/11 CV), com 190 CV (400 Nm), que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,1 segundos. Trunfo maior serão os consumos, que situam-se entre os 3,9-4,1 l/100 km para emissões de CO2 de 103-112 g/km. Com este mesmo motor, há uma variante de tração integral xDrive, que chega aos 100 km/h em 7,4 segundos e que apresenta consumos médios de 4,3-4,6 l/100 km e emissões de CO2 de 112-121 g/km.

Esperados em março de 2021, os 430d xDrive Coupé com motor Diesel de seis cilindros em linha e sistema híbrido de 48V (8 kW/11 CV), para uma potência total de 286 CV (650 Nm), com consumo médio esperado de 6,2 l/100 km e emissões médias de CO2 de 146 g/km e, por fim, o M440d xDrive Coupé com a mesma arquitetura mecânica híbrida, mas com 340 CV (700 Nm) com um consumo médio esperado de 6,7 l/100 km e emissões de CO2 de 158 g/km. Acelera dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos.

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