Novo Classe A Limousine: Estilo em três volumes no início de 2019

26/07/2018

Será no início de 2019 que a versão berlina do Classe A será lançada em Portugal, com a Mercedes-Benz a revelar novos detalhes deste modelo que vem aumentar a família de modelos compactos da marca germânica. No lançamento, tal como o cinco portas, versões A 200 a gasolina de 163 CV e A 180 d de 116 CV.

Aquela que é uma das mais importantes gamas da companhia de Estugarda lançou recentemente o Classe A de cinco portas, um modelo que rompeu padrões em termos de conectividade, graças a um novo sistema de comunicação e de entretenimento, o MBUX, que também estará presente, de resto, na versão denominada Limousine.

A nova variante de quatro portas tem 2729 milímetros de distância entre eixos, com distâncias reduzidas das extremidades do para-choques ao centro do eixo, à frente e atrás. A marca garante que este modelo irá ter espaço para os passageiros do banco traseiro “no topo do seu segmento”.

O Classe A Limousine terá um comprimento de 4549 mm, largura de 1796 mm e altura de 1446 mm, beneficiando de 420 litros de capacidade na bagageira, com abertura ampla (950 mm de largura e 462 mm na diagonal). Graças às suas maiores dimensões, a Mercedes-Benz advoga um espaço interior mais desafogado para os passageiros, com 944 mm de espaço para a cabeça.

Com um valor de Cd de apenas 0,22 e uma área frontal de 2.19 m², o novo Classe A Limousine tem o mais reduzido coeficiente aerodinâmico de todos os veículos de produção e, por isso, defende o recorde mundial do CLA Coupé, resultado de um aturado programa de desenvolvimento com simulações em computador e sessões de túnel de vento.

Lançamento com motores conhecidos

As versões de entrada do Classe A Limousine vão estar equipadas com os motores que a versão de cinco portas apresentou no lançamento, nomeadamente o 1.3 a gasolina do A 200, com 163 CV de potência e 250 Nm de binário (consumos combinados de combustível: 5,4-5,2 l/100 km, emissões combinadas de CO2: 124-119 g/km) e o 1.5 Diesel do A 180 d de 116 CV e 260 Nm de binário (consumos combinados de combustível: 4,3-4,0 l/100 km, emissões combinadas de CO2: 113-107 g/km). Ambos estão associados a caixas automáticas de sete velocidades 7G-DCT.

Cockpit tecnológico

Tecnologicamente, o Classe Limousine repete os predicados do cinco portas, dispondo de equipamento de série como o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User eXperience) com ecrã sensível ao toque e sistemas de última geração de assistência à condução, como o Assistente Ativo à Travagem e o Assistente Ativo à Faixa de Rodagem.

O sistema multimédia MBUX, que também abre caminho a uma nova era nos serviços Mercedes me connect, destaca-se pela sua capacidade de interação graças à inteligência artificial. Entre os seus pontos fortes estão o Cockpit Panorâmico (opcional) de alta resolução com operação tátil do ecrã multimédia, o ecrã de navegação com tecnologia de realidade aumentada e ainda o controlo inteligente por voz com reconhecimento de discurso natural, que é ativado com a palavra-código “Hey Mercedes”. Também está disponível um ecrã head-up display. O ecrã tátil está incluído no abrangente conceito touch-control do MBUX – um trio constituído pelo ecrã tátil, o touchpad na consola central e os botões de controlo táteis no volante.

O ‘cockpit’ totalmente independente está disponível em três versões: com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 7” (17.78 cm), de série, ou, opcionalmente, com o Painel de Instrumentos Digital de 7” e o Display Central de 10.25” (26 cm), e com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 10.25”.

Por outro lado, o Classe A Limousine pode ser personalizado com as linhas de design e equipamento Style, Progressive e AMG, para além do pack Night e outros equipamentos opcionais. Entre eles, o pack de conveniência Keyless-Go com acesso mãos-livres, que permite a abertura totalmente automática e sem usar as mãos da tampa da bagageira, bastando fazer um movimento com o pé por baixo do para-choques traseiro.

Destaque, ainda, para a inclusão de capacidade semiautónoma de condução, em certas situações, dispondo de melhorias ao nível dos sistemas de câmara e de radar para que o veículo possa “ver” o que se passa até 500 metros à sua frente. O Classe A também recorre a mapas e dados de navegação para as funções de assistência.

O Classe A estará disponível com diferentes sistemas de suspensão, consoante a variante de motor e a preferência do condutor. A gama de jantes varia entre 16 e 19 polegadas. O eixo dianteiro do novo Classe A tem design McPherson, enquanto na traseira a escolha é diferente: as variantes de maior potência e as versões 4MATIC estão equipadas com um eixo traseiro complexo de quatro braços. Os outros modelos, nomeadamente os de entrada de gama, têm um eixo traseiro por barra de torção otimizado.

Com apresentação agendada para o Salão de Paris (entre 4 e 14 de outubro), o novo Classe A Limousine será produzido em Aguascalientes, México e em Rastatt, Alemanha.

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