A gama de modelos elétricos da Mercedes-Benz continua a crescer e é agora a vez de o EQS SUV chegar ao mercado, proporcionando espaço a bordo, conforto de primeira linha e maior conectividade, a exemplo do que sucede com o outro modelo de nome EQS, neste caso a berlina de luxo.
Entre os destaques da marca para o interior está o facto de os bancos da segunda fila estarem equipados de série com regulação elétrica, havendo, opcionalmente, a possibilidade de equipar uma terceira fila de bancos com dois lugares adicionais (com os bancos rebatidos, o piso do compartimento de carga fica plano). Em combinação com a terceira fila de bancos, uma função designada por Easy Entry é fornecida de série na segunda fila de bancos para assegurar um acesso mais fácil.
Naturalmente, a vertente tecnológica com o sistema MBUX também foi reforçada, estando aqui presente na sua versão mais recente, com ecrãs de grandes dimensões e alta resolução, não faltando a assistente virtual que é chamada a partir do comando ‘Hey Mercedes’.
No lançamento de mercado, a gama do EQS SUV inclui três versões, sendo que as EQS 450+ (consumo em ciclo combinado WLTP de 22.9-18.2 kWh/100 km) e EQS 450 4MATIC (consumo em ciclo combinado WLTP de 24.3‑20.2 kWh/100 km) dispõem de uma potência de 265 kW/355 CV, variando apenas o sistema de tração.
No topo da gama está a versão EQS 580 4MATIC (consumo em ciclo combinado WLTP de 24.3-20.2 kWh/100 km) com 400 kW/536 CV de potência máxima.Os modelos contam ainda com duas linhas de design, Electric Art (de série) e AMG, diferenciando-se em matéria de equipamentos e aparência, tanto no interior, como no exterior. As linhas de equipamento podem ainda ser complementadas com os packs Advanced Plus, Premium, Premium Plus e Business Class.
Entre os sistemas opcionais propostos, a Mercedes-Benz releva a importância de tecnologias como a de Realidade Aumentada MBUX no Head-up Display, a grelha dianteira com padrão Mercedes-Benz (ou seja, a estrela tridimensional baseado na estrela original da Daimler-Motorengesellschaft, que foi registada como marca em 1911) ou o Assistente interior MBUX, que reconhece a direção da cabeça, os movimentos das mãos e a linguagem corporal, e reage com as correspondentes funções do veículo.
O novo EQS SUV dispõe ainda, em matéria de segurança, de um amplo conjunto de tecnologias de última geração, além de airbags laterais no banco traseiro, os quais cobrem a zona do peito dos ocupantes dos bancos laterais traseiros da segunda fila na eventualidade de uma colisão lateral severa.
Desde junho de 2022, o serviço Mercedes me Charge disponibiliza três novos tarifários na Europa à medida do desempenho de condução individual. Todos os clientes de um EQS SUV que tenham registado o veículo no Mercedes me Charge aderem inicialmente ao tarifário Mercedes me Charge L. Este tarifário foi criado para os clientes que percorrem longas distâncias com os seus veículos. No primeiro ano, estes clientes de novos veículos não pagam qualquer tarifa básica, enquanto a partir do segundo ano terão uma mensalidade de 16,90€.
Os preços favoráveis por kWh são particularmente interessantes para carregamentos frequentes. Um carregamento AC custa 0,30€/kWh, acrescido de 0,04€ por minuto. Este custo adicional de quatro cêntimos por minuto é a designada “taxa de bloqueio”.
As condições atrativas também se aplicam ao novo tarifário para o carregamento DC de 0,30€/kWh, acrescidos de 0,29€ por minuto. Com o IONITY Unlimited, os condutores de um EQS SUV utilizam eletricidade sem custos durante um ano nos postos de carregamento IONITY. Isto aplica-se a partir da data de ativação através do Mercedes me Charge.
Preços
A produção da série do modelo é neutra em CO2 na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (EUA).
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