A Ferrai revelou as primeiras imagens do novo 296 Challenge, aquele que será o nono modelo da história daquela competição monomarca, a Pirelli Challenge Trofeo Pirelli.

Na véspera das finais mundiais dos diversos campeonatos monomarca da Ferrari, que irá ter lugar no circuito de Mugello, em Itália, entre 24 e 30 de outubro, a companhia de Maranello revelou as primeiras imagens do 296 Challenge, cuja estreia está agendada para a temporada de 2024 na Europa e na América do Norte.

Face ao anterior 488 Challenge Evo, o novo carro da marca estreia uma série de evoluções importantes, além de um design revolucionário, oferecendo soluções próximas às do 296 GT3 de competição que se estreou no IMSA este ano e que no próximo ano fará a sua estreia nos campeonatos europeus e no Mundial de Endurance (WEC).

Derivado do 296 GTB, este modelo de competição põe de parte a componente híbrida da versão de produção em série, recorrendo apenas ao bloco V6 de 3.0 litros com ângulo de 120º, escolha idêntica à do 296 GT3. Debita 700 CV de potência e 740 Nm de binário, para uma relação de potência específica recorde de 234 CV/litro.

Tecnicamente, destaque também para a estreia do sistema ABS Evo Track, uma adaptação do sistema de ABS estreado no 296 GTB, além da adição dos novos discos de travão em carbocerâmica CCM-R Plus.

O pacote aerodinâmico do 296 Challenge é inovador para a série, assegurando uma máxima eficácia, nomeadamente com um máximo de 870 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h com o spoiler traseiro no seu ângulo máximo de ataque. Os pneus ficam a cargo de novas unidades desenvolvidas especificamente pela Pirelli com medidas de 19 polegadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.