A terceira geração de um autêntico ícone de design e sucesso de vendas a nível europeu renova-se por completo, com um estilo mais evoluído, mais espaço a bordo, mais tecnologia, mas com motorização elétrica como única opção. O motor elétrico tem uma potência de 87 kW, para uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,0 segundos.
A marca de Turim revela que o projeto partiu de uma folha em branco, procurando obter as melhores soluções em termos de carregamento e de eficiência, sem comprometer o espaço a bordo. Assim, as baterias de iões de lítio de 42 kWh permitem uma autonomia de 320 quilómetros já no ciclo WLTP, ao mesmo tempo conseguindo carregar a 85 kW graças a um carregador de bordo dedicado. Assim, numa tomada rápida, é possível recarregar até 80% da bateria em apenas 35 minutos ou obter 50 quilómetros em apenas cinco minutos de carga. A ficha ‘Combo 2’ posicionada na lateral traseira direita permite corrente alternada (AC) ou contínua (DC).
Mas também pode ser carregado nas ‘wallboxes’ domésticas, sendo a versão de lançamento acompanhada de uma ‘Easy Wallbox’ que pode ser ligada a qualquer tomada normal e cujo desenvolvimento para a FCA ficou a cargo da Engie EPS, com gestão por Bluetooth e que será comercializada na Europa pela MOPAR, divisão de acessórios da marca italiana.
O novo 500 beneficia de uma plataforma também nova, o que contribui para um ligeiro incremento nas dimensões: é 60 mm mais comprido e mais longo, enquanto a distância entre eixos cresce 20 mm para oferecer um interior mais amplo. Entre as suas particularidades está a possibilidade de est
Este modelo citadino conta com três modos de condução, entre o ‘Normal’, ‘Range’ e ‘Sherpa’, com os dois últimos pensados para maior eficiência e longevidade da bateria, sobretudo o derradeiro, que otimiza todos os recursos para um consumo energético mínimo. A origem da palavra remonta aos xerpas dos Himalaias, que ajudam os guias das expedições a chegarem aos seus destinos.
Aqui, ajuda a chegar a um ponto de carga, limitando por exemplo a aceleração ou desativando a climatização. O modo ‘Range’ permite condução com um único pedal, como outros modelos, perdendo velocidade de forma rápida quando se alivia o pedal do acelerador. O modo ‘Normal’ é apresentado como o mais aproximado de um carro com motor de combustão interna.
DiCaprio dita manifesto
Na revelação do novo 500, o popular ator Leonardo DiCaprio foi apresentado como um impulsionador da mobilidade elétrica e deste pequeno automóvel, associando-se à Fiat para um manifesto em defesa do ambiente. O ator de filmes como ‘Titanic’, ‘The Revenant‘ ou ‘O Lobo de Wall Street‘ surge ao lado deste carro, apelando a uma maior consciência ecológica numa jogada de marketing da marca que aproveita também o empenho de DiCaprio nas causas ecológicas.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.