A Ford dá seguimento à sua estratégia de eletrificação com a chegada de uma variante com tecnologia ‘mild-hybrid’ de 48 volts para o Focus de nova geração. Com isso, o familiar compacto da marca americana ganha maior eficiência, estando já disponível para encomenda em toda a Europa.

Tal como já sucede nos Puma e Fiesta, a tecnologia mild-hybrid de 48 volts estende-se agora ao Focus com a versão 1.0 litros EcoBoost Hybrid a disponibilizar uma potência de 155 CV e 93 g/km de emissões de CO2 (em ciclo NEDC), representando uma melhoria nos consumos de 17%, em comparação com o bloco a gasolina EcoBoost de 1.5 litros e 150 CV associado à transmissão manual de seis velocidades (NEDC), em comercialização até à data.

Também disponível em versão de 125 CV de potência, a nova mecânica EcoBoost Hybrid do Focus substitui o motor 1.0 EcoBoost a gasolina tradicional, estando dotada de um alternador com um sistema de arranque/gerador por correia integrada (BISG), que permite a recuperação da energia que habitualmente se perde na travagem e em descidas inclinadas (coasting) para carregar o pack de baterias de iões de lítio de 48 volts, arrefecido a ar.

O BISG também atua como motor, operando com o bloco principal e utilizando a energia armazenada para gerar uma assistência em termos de binário adicional durante a condução e aceleração, bem como na alimentação dos sistemas auxiliares elétricos do modelo.

Esta tecnologia permite auxiliar o motor de combustão através de duas estratégias: uma de substituição em que o motor elétrico pode disponibilizar um binário máximo de 24 Nm, reduzindo a exigência imposta ao bloco a gasolina e contribuindo para emissões de CO2 a partir de 115 g/km (WLTP) e consumos médios a partir de 5,1 l/100 km (WLTP) e, outra, de suplemento de binário, com o motor elétrico a aumentar o pico de binário disponível do motor a gasolina quando em carga total, disponibilizando até mais 50% de binário a baixa rotação.

Graças a este sistema, os engenheiros da Ford baixaram a taxa de compressão do 1.0 EcoBoost, dotando-o ao mesmo tempo de um turbocompressor de maiores dimensões, já que o suplemento de binário a baixas rotações elimina o denominado turbo-lag (atraso da resposta do turbo). Acionando a opção ‘Sport’ nos modos de condução, os condutores podem ajustar as características de elementos como o pedal do acelerador, a direção eletronicamente assistida e o controlo eletrónico de estabilidade, explorando na totalidade os 50 Nm adicionais de boost elétrico, decorrente do suplemento de binário.

A colocação da bateria de 48 volts sob o banco do passageiro dianteiro permitiu que o sistema ‘mild-hybrid’ fosse integrado sem que se registe uma menor capacidade de carga ou perda de espaço para os passageiros do modelo Focus.

A eletrificação simplificada escolhida pela Ford permite ainda uma melhoria do funcionamento do sistema Auto Start-Stop do Focus EcoBoost Hybrid. Capaz de recolocar o motor em funcionamento em 350 milissegundos, a função Stop-in-Gear (Paragem Com Mudança Engrenada) pode desligar o motor em declives até uma total imobilização, mesmo quando o veículo está em marcha com o pedal de embraiagem pressionado, podendo ser ajustada para ativação a partir dos 15 km/h, 20 km/h ou 25 km/h.

Adicionalmente, as mecânicas Focus EcoBoost Hybrid integram a tecnologia de desativação de cilindro, em apoio aos motores 1.0 EcoBoost e 1.5 EcoBoost a gasolina do Focus, desligando automaticamente um dos cilindros quando a capacidade total do motor não é necessária, em descidas ou em velocidades de cruzeiro, ou ainda em situações mais brandas em termos de exigências mecânicas. O sistema pode desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos, sem prejuízo da performance ou do requinte.

Os clientes podem também optar por continuar a escolher os modelos Focus com motores Diesel 1.5 EcoBlue e 2.0 EcoBlue.

Além da nova opção mecânica eletrificada, o renovado Focus adota ainda um novo painel de instrumentação LCD de 12.3 polegadas do tipo true colour (cores reais) e a melhor experiência de conectividade e posse, inerente ao modem FordPass Connect de série, incluindo um sistema de Informação Localizada de Acidente, a disponibilizar até final do presente ano.

Uma nova variante Focus Connected integra especificações de série em benefício dos clientes profissionais e particulares, incluindo um tapete de carregamento sem fios (wireless) e navegação, associado ao sistema de conectividade com ativação por voz SYNC 3, com ecrã tátil de 8”. Os novos motores EcoBoost Hybrid estão disponíveis em toda a gama do Focus e em todas variantes de carroçaria.

GAMA
1.0 EcoBoost Auto 8 velocidades 125 CV (133 g/km CO2; 5,9 l/100 km)
1.0 EcoBoost Hybrid 6 velocidades manual 125 CV (115 g/km CO2; 5,1 l/100 km)
1.0 EcoBoost Hybrid 6 velocidades manual 155 CV (115 g/km CO2; 5,1 l/100 km)
1.5 EcoBlue 6 velocidades manual 95 CV (119 g/km CO2; 4,5 l/100 km)
1.5 EcoBlue 6 velocidades manual 120 CV (118 g/km CO2; 4,5 l/100 km)
1.5 EcoBlue Auto 8 velocidades 120 CV (124 g/km CO2; 4,8 l/100 km)
2.0 EcoBlue 6 velocidades manual 150 CV (124 g/km CO2; 4,7 l/100 km)
2.0 EcoBlue Auto 8 velocidades 150 CV (128 g/km CO2; 4,9 l/100 km)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.